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O que é gestão de rede social e por que é tão importante?


 

Um gestor de mídias sociais é um especialista voltado para o funcionamento desses sites, considerando quais ações podem beneficiar a presença de empresas em cada plataforma. Neste artigo, alguns pontos serão abordados sobre o assunto:


  • Como funcionam as redes sociais;

  • Qual é o papel destas plataformas na web;

  • Como avaliar as características de uma rede social;

  • Como as redes sociais impactam o mercado consumidor;

  • Quais os benefícios de uma gestão de mídias sociais.


Representando o grupo mais importante de sites que não se configuram como motores de busca, as redes sociais reúnem usuários de todo o mundo em um único espaço, muitas vezes discutindo sobre um mesmo assunto.

Conhecendo a dinâmica das redes sociais

As redes sociais são plataformas análogas aos antigos fóruns, sites populares na primeira década de uso da internet para clientes domésticos, marcados pela interação instantânea entre diferentes pessoas por meio de uma conta rápida, dotada de nome e foto.


Enquanto o design dos fóruns é mais simples, com um nível de segmentação mínima estabelecido pelos tópicos de discussão, compostos por uma infinidade de comentários, as redes sociais adicionaram estética e funcionalidades extra aos locais de discussão.


Com propostas bem-sucedidas no passado e sobreviventes por décadas de expansão online, as redes sociais aprenderam como programar sua interface modifica a maneira como seus usuários interagem. São elementos que definem a dinâmica destes sites:

Tempo de vida da publicação

Um anúncio de um aluguel de pano pode ter períodos de destaque muito distintos entre uma rede social e outra. O tempo de vida das publicações é o intervalo onde o conteúdo será exibido para os usuários antes de cair no limbo.


Os algoritmos de algumas redes sociais param de recomendar publicações com dias de existência, enquanto outros estimulam a renovação constante de conteúdo, com disputas por evidência em questão de horas após a postagem.


Quanto mais engajada, mais tempo de vida uma publicação ganha, mas mesmo o grande destaque dos hits tem seu limite. A gestão de rede social analisa como funcionam esses algoritmos, ajustando suas campanhas ao fôlego médio de cada postagem.

Diagramação dos elementos de mídia

Outro fator importante no consumo de conteúdo em redes sociais é a maneira como os elementos de mídia estão dispostos em tela. Qualquer plataforma apresenta texto, imagem e vídeo, com variações referentes à sua diagramação.


Em design, diagramação é a arte de ajustar o conteúdo de maneira a torná-lo harmônico, dando a ênfase devida a certas partes ao posicioná-las nos pontos de maior foco da visão humana. Esse processo também define tamanhos e tipografia de cada elemento.


É importante considerar que a visualização de conteúdo relacionado à montagem e desmontagem de moveis planejados, por exemplo, muda com o dispositivo utilizado. A tela menor e mais comprida dos smartphones se contrasta com a grande tela do desktop.

Interação entre contas

A criação e funcionalidades das contas nas redes sociais são analisadas na gestão de rede social. Algumas plataformas permitem o anonimato, enquanto outras exigem uma quantidade maior de informações pessoais para autenticar a conta. 


A forma de exibição do perfil, a localização da barra de comentários e outros tipos de interação estabelecidos pela plataforma são importantes para estimular a comunicação. Assim, até mesmo um perfil de lavanderias para edredom pode se beneficiar deste fator. 


Isso porque a frequência e volume de interações em uma publicação é percebido por algoritmos como engajamento, estimulando sua recomendação para outras contas e, consequentemente, aumentando o fluxo de acessos para o canal da marca. 

Infraestrutura comercial 

Muitas redes sociais investem massivamente em infraestrutura comercial de ponta na hora de organizar suas plataformas, analisando aspectos fundamentais para o desenvolvimento de ações em marketing digital. 


Com a expansão de produtos financeiros como carteiras digitais, cartões virtuais de uso único e plataformas de pagamento, muitas redes sociais equipam seu marketplace com funcionalidades de catálogo e compra direta, com parcerias de várias startups

Impactos das redes sociais no mundo corporativo 

No cenário nacional, pesquisas apontam que o usuário médio passa cerca de três horas diárias em redes sociais, compreendendo a maior parte das sessões na web. Com a migração para as plataformas mobile, o uso destes espaços se fortaleceu. 


Com um mercado de mais de 150 milhões de usuários, as redes sociais comportam 70,3% de toda a população nacional. Esses números reforçam a importância das redes sociais para as empresas, com impactos expressos nas áreas de:

1 - Atendimento ao consumidor 

O atendimento ao consumidor é especializado na comunicação com o cliente desde a compra, a partir de um anúncio de bateria para gerador toyama, até o pós-venda, quando o usuário vocaliza suas impressões sobre o produto. 


As redes sociais oferecem uma infraestrutura gratuita para contato com o consumidor, de maneira eficiente e instantânea. Não apenas os comentários, como também o recurso de mensagens privadas está presente em quase toda plataforma, democratizando o acesso.

2 - Assessoria de imprensa 

Uma parte importante do marketing digital, a assessoria de imprensa é o elo que liga as organizações aos veículos de mídia, como jornais, revistas e especialistas no setor. As redes sociais viabilizaram a criação de um novo ente: o influenciador digital. 


Os influencers são pessoas físicas, amplamente presentes na mídia, que ganham grande parte de sua popularidade através dessas plataformas. Repletos de seguidores, seus perfis funcionam como vitrines para produtos e serviços de seu segmento. 


Ao estar presente nas redes sociais, uma empresa de limpeza de carpete empresarial facilita o trabalho de sua assessoria, tornando mais simples a comunicação e os acordos de publicação mútua, absorvendo por completo os resultados dessas parcerias. 

3 - Expansão para múltiplos mercados 

Os múltiplos mercados em marketing digital são uma oportunidade de ouro para o crescimento e escalabilidade das empresas. As plataformas online viabilizam o acesso ao público de outras regiões, além de simplificar a logística. 


Assim, uma empresa que anteriormente estava presente em uma única cidade pode oferecer seus serviços de impermeabilização de estofados automotivos para várias cidades ou mesmo se expandir para outros estados, de maneira muito menos custosa. 

Por que investir em um gestor de redes sociais?

A gestão de redes sociais é executada por um profissional especializado nessas plataformas. É necessário um conhecimento profundo na tecnologia que viabiliza esses espaços e no mercado em que a marca está inserida.


Isso porque as empresas precisam de uma comunicação ampla para se manter relevantes no segmento ao qual fazem parte, posto que a concorrência tende a aumentar com essa fusão de mercados estabelecida pela internet. Algumas vantagens de uma boa gestão são:

Humanização de marcas

A humanização de marcas é o processo que emite características humanas, como traços de personalidade e um avatar, aos símbolos de uma empresa ou linha de produtos. A prática busca criar identificação no consumidor, instigando-o à compra. 


As redes sociais aproximam uma prestadora de limpeza de cortinas e persianas ao seu público-alvo, tornando a comunicação mais informal e estimulando a audiência a participar ao responder comentários, realizar enquetes, entre outros recursos. 

Fidelização do cliente 

A fidelização do cliente é a sua transformação em um embaixador do negócio, isto é, em alguém que vai recomendar a marca para seu círculo social ou acompanhar os canais da empresa com frequência, tornando-se um público mais fixo. 


Criar um conjunto de consumidores fidelizados é essencial para as estratégias de marketing digital no longo prazo. A gestão de redes sociais facilita essa conversão ao otimizar o atendimento, solucionando dúvidas com rapidez e promovendo uma melhor experiência. 

Reputação e autoridade 

A autoridade de marca é o status que uma empresa adquire em relação aos seus concorrentes, percebidos pelo consumidor. O reconhecimento imediato dos símbolos de uma organização e sua ligação com o produto é um exemplo disso. 


A autoridade é o principal precursor da preferência de mercado por uma empresa, um efeito maximizado por uma boa reputação. Empresas de limpeza de colchão box mais próximas do cliente são vistas como mais transparentes e confiáveis por seu público-alvo. 

Otimização de custos 

Otimizar custos é uma estratégia essencial em qualquer operação empresarial, um grande indicativo de produtividade e sucesso financeiro. As redes sociais digitalizam boa parte dos procedimentos comerciais e automatizam muitas funções, de maneira livre e aberta. 


Isso incide em uma queda de custos no orçamento e uma capacidade elevada de aproveitamento, uma vez que essas plataformas são de escala mundial. 

Considerações finais

A gestão de redes sociais é uma parte do marketing digital que se debruça sobre o funcionamento dessas plataformas, considerando cada uma em suas análises.


Assim como os algoritmos de busca, as redes sociais contam com uma programação específica, um sistema de indexação que fomenta uma dinâmica que define o estilo do site.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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