Oito dias dicas para encontrar fornecedores na China
O país é o principal parceiro comercial do
Brasil
Segunda maior economia
do mundo, a China é um dos principais aliados comerciais do Brasil. Dessa
forma, muitas empresas dependem do país asiático para manter seus negócios em
atividade e por esse motivo, necessitam realizar parcerias comerciais com o
exterior. Diante deste cenário, torna-se fundamental localizar fornecedores na China.
Pensando nisso, a Logcomex, startup que oferece soluções Big Data e de automação para
o comércio exterior, reuniu oito dicas para auxiliar empresários nessa
tarefa. Confira a lista!
1. Participe de feiras
e eventos, online e presenciais
Feiras e eventos custam
caro e tomam muito tempo. Dessa forma, muitas empresas não utilizam essa
maneira para validar e conhecer novos fornecedores, mesmo elas sendo excelentes
oportunidades para tal.
A empresa tem um
contato cara a cara com o parceiro comercial, o que não é possível com visitas
individuais. Além disso, são conhecidos mais lançamentos do mercado em primeira
mão. Por conta da pandemia de Covid-19, muitas feiras acabaram sendo adiadas,
mas a tendência é que, com o avanço da vacinação, elas retornem pouco a pouco.
Algumas das feiras da
China para ficar de olho são:
- CWIEME
Xangai;
- CBD
Fair;
- Infocom
China;
- Cippe;
- CM
China Maritime.
2. Visite sites
especializados e busque nas redes sociais
Sites e redes sociais
são aliados muito fortes na hora de avaliar a reputação do exportador chinês.
Quando falamos especialmente de portais, com certeza, o mais popular é o
Alibaba. Além desses, podemos citar:
- TinyDeal;
- Gearbest;
- Light
in the box;
- TBDress;
- Dealextreme.
3. Contrate empresas
brasileiras com filiais na China
Até alguns anos atrás
era difícil contratar empresas com atuação na China, mas atualmente inúmeras já
abriram suas sedes em território chinês e estão lá para prestar o serviço de
“ponte”, como as tradings.
Essa é uma grande facilidade para o importador.
4. Utilize ferramentas
de Big Data
Usar dados a seu favor
é algo essencial. Existem diversas ferramentas Big
Data para o comércio exterior que organizam informações sobre
importações feitas de diversos países, incluindo a China. Eles
ajudam a entender a reputação da empresa.
5. Saiba muito bem o
que você quer importar
Crie um documento
contendo todas as especificações do produto procurado, como design, materiais e
elementos químicos. A partir disso, procure os fornecedores certos e entenda a
confiabilidade deles.
6. Converse com o
fornecedor e peça amostras
É importante, antes de
fechar qualquer negócio, conversar com o fornecedor e tirar as principais
dúvidas. Além disso, fazer um “teste” é importante nesse momento, já que você
precisa atestar a qualidade da mercadoria antes de fechar a compra.
7. Use técnicas de
negociação com empresas chinesas
Cada país tem sua
cultura e sua particularidade. Para saber negociar com empresas chinesas,
existem algumas dicas que são bem importantes:
- Chegue
exatamente sabendo o que quer;
- Pense
no relacionamento a longo prazo;
- Não
estranhe a curiosidade.
8. Por fim, não dependa
de um fornecedor único
A principal dica é:
variar seus fornecedores. Encontrar dois ou três, pelo menos, é essencial
para que, em caso de algum problema ou escassez. Além disso, você consegue
negociar melhores preços.
Sobre a Logcomex
Fundada em 2016, pelos empreendedores Helmuth Hofstatter Filho e Carlos Souza, a Logcomex é uma startup que se propõe a organizar as informações do comércio global para transformar a maneira que as empresas fazem negócios. Oferecendo produtos de automação e Big Data para todos os elos do comércio exterior, a Logcomex atua em duas frentes: inteligência comercial (informações do mercado) e automação de tarefas (com organização e centralização de informações do cliente).
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