"Oito forças para a construção de uma cultura de pensamento em ambientes de aprendizagem" será tema do Circuito Geekie
Gratuito e on-line, o Circuito Geekie anuncia
debate sobre a construção de uma cultura de pensamento em ambientes de
aprendizagem com a participação de Claudio Sassaki, cofundador da Geekie;
Camila Karino e Claire Arcenas, respectivamente, diretora pedagógica e designer
pedagógica da Geekie. O trio é autor do primeiro capítulo do livro
Aprendizagens invisíveis - Experiências teórico-práticas em sala de aula,
lançado pela Panda Books. O evento acontecerá em 23 de março, às 15 horas.
Inscrições: https://os.geeki.es/CircuitoGeekie-2022.
São
Paulo | Há forças de cultura que, se cultivadas
no cotidiano da escola e nas relações entre estudantes e docentes, promovem um
ambiente de aprendizagem rico e inspirador para todos os envolvidos no
processo. Para disseminar informações sobre quais são essas forças e ensinar
como aplicá-las na rotina a partir da experiência da Geekie na formação continuada
de docentes de escolas parceiras, a empresa anuncia o debate Oito forças para a construção de uma
cultura de pensamento em ambientes de aprendizagem, com as participações
de Claudio Sassaki, cofundador da edtech;
Camila Karino e Claire Arcena, respectivamente, diretora pedagógica e designer
pedagógica da empresa. O trio de especialistas em Educação é autor do primeiro
capítulo do livro Aprendizagens
invisíveis – Experiências teórico-práticas em sala de aula,
lançado pela Panda Books, no início deste ano. O evento gratuito, que integra o
Circuito Geekie, será realizado em 23 de março, às 15 horas, e é destinado a
gestores, coordenadores e docentes de escolas. Inscrições e informações: https://os.geeki.es/CircuitoGeekie-2022.
No capítulo Tornando visível a presença das oito
forças que propiciam o desenvolvimento de uma cultura de pensamento num
ambiente de aprendizado,
os autores explicam que essa estratégia é essencial para a
promoção da aprendizagem e, sobretudo, para torná-la visível. No texto,
ilustram esse racional com a sistematização das pesquisas de Ron Ritchhart e
profissionais que integram o Projeto
Zero, detalhando como os educadores podem planejar intervenções nas
oito forças culturais que existem dentro de todas as escolas, salas de aula e
dos locais de aprendizagem – sendo essas forças referenciais, os autores
descrevem a experiência potente criada pela Geekie para apoiar escolas de
Ensino Médio na transformação.
“A educação precisa ser repensada face à
grande transformação que estamos vivenciando em diversos setores. Com tantas
turbulências, vivemos uma era na qual a educação ficou visível. Os pais estão
enxergando por dentro do processo de aprendizagem; os professores – em busca de
alternativas de avaliação a distância – estão vendo o quanto o aluno aprendeu
ou não; a escola passa a ser cobrada por essa efetividade no aprendizado e
começa a se questionar. E, para dar suporte a reflexões importantes sobre os
novos caminhos a trilhar, um livro como esse é fundamental! Ele tem um grande
potencial de alimentar novos olhares dos profissionais de educação e daqueles
que se interessam por um dos temas-chave para o Brasil”, afirma Claudio
Sassaki, mestre em Educação pela Universidade Stanford e cofundador da
Geekie.
SOBRE O LIVRO | Publicada pela Panda Books, na obra Aprendizagens visíveis: experiências
teórico-práticas em sala de aula, especialistas discutem como
professores podem conhecer melhor os caminhos para o desenvolvimento individual
e coletivo de seus alunos. Em 304 páginas, o livro reúne ideias, experiências e
vivências de 17 professores pesquisadores – todos preocupados em oferecer novas
abordagens para o processo de ensino–aprendizagem. Organizada pela educadora
Julia Pinheiro Andrade, que também assina dois capítulos, a publicação conta
com relatos de práticas pedagógicas realizadas por professores de escolas
públicas e particulares. A partir de projetos desenvolvidos na formação docente
e com alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os
autores compartilham estratégias e proposições teóricas que permitem refletir
sobre os sentidos do que se aprende, como se aprende, quando e como utilizar o
que se aprende. Trata-se de tornar visível a aprendizagem de alunos e
professores.
As experiências retratadas pelos autores
dialogam com as propostas contemporâneas de estudos sobre educação, dentre elas
a aprendizagem visível, com base nas pesquisas de John Hattie, na Universidade
da Nova Zelândia; a abordagem italiana Reggio Emilia e o registro da
documentação pedagógica; e o Projeto
Zero, desenvolvido na Universidade Harvard, sobre a importância do
pensamento e do aprender fazendo. Dentre os temas discutidos na obra estão o
pensar e a reflexão na formação docente, a cultura maker (mão na massa), o uso do design no projeto
político-pedagógico, a avaliação e a autoavaliação como aprendizagem, o estudo
do erro, a prática direcionada e o planejamento reverso. Em cada capítulo, são
compartilhadas diversas ferramentas para download
por meio de QR Codes, além de referências de artigos e vídeos para que os
professores ampliem seu conhecimento e aprimorem suas práticas pedagógicas.
||| PALESTRANTES
CLAIRE ELLEN ARCENAS | Designer
pedagógica na Geekie, mestre em Educação pela Framingham State
University (EUA), bacharel em Educação pela Universidade de Toronto (Canadá) e
lecionou internacionalmente por 16 anos, trabalhando e vivendo na Guatemala, na
Zâmbia e no Brasil. É formada, também, em Artes, Espanhol, Ciências,
Educação Física e Educação em Saúde pela Queen’s University, em Kingston,
Ontário (Canadá). Claire é educadora da International Baccalaureate e, desde
2009, lidera e facilita formações pedagógicas para o Primary Years Programme.
CLAUDIO SASSAKI | É cofundador e CEO da Geekie, empresa
referência em educação inovadora no Brasil. É graduado em arquitetura pela
Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação pela Universidade
Stanford. Entre outros reconhecimentos, Sassaki recebeu os títulos de
Empreendedor Global Endeavor, Empreendedor do Ano, pela Ernst & Young;
Empreendedor Social, pela Fundação Schwab; e Innovation Fellow, pela Wired
Magazine. Também teve a oportunidade de contribuir para eventos como o Fórum
Econômico Mundial, a conferência global de Educação de Harvard, SXWEDU,
Citizen Education e TEDx.
CAMILA AKEMI KARINO | Diretora pedagógica da Geekie.
Psicóloga, mestre e doutora pela Universidade de Brasília (UnB), estagiou na
Universidade de New Brunswick (Canadá), onde estudou “Igualdade, equidade e
eficácia do sistema educacional brasileiro”. Entre 2010 e 2014 foi
coordenadora-geral de Instrumentos e Medidas do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sendo responsável pelas
principais avaliações da educação básica, como o Enem. Atualmente, é pesquisadora
colaboradora do programa de pós-graduação do Centro de Estudos Avançados
Multidisciplinares da UnB.
SOBRE A GEEKIE | Referência em educação com apoio de
inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos
empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar
a educação do país. Em uma década, a empresa tem desenvolvido soluções
inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Básico, a edtech alia tecnologia de
ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de
ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de
Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de
melhorar a qualidade do ensino brasileiro –, em sua trajetória a Geekie
alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactando
cerca de 12 milhões de estudantes.
Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de S. Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ). A Geekie já contou com aporte de investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.
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