Páscoa: prevenir perdas é essencial para varejo ampliar o lucro em tempos de retomada econômica
Ovos, barras de chocolate e bacalhau são itens
importantes a serem monitorados no período, pois são visados por pessoas
mal-intencionadas
Março de 2022 – Faltam ainda três
semanas para a Páscoa, no dia 17 de abril, uma das principais datas de vendas
do primeiro semestre do varejo supermercadista. O comércio, aliado à confiança
da indústria pela volta dos encontros das famílias no feriado, espera por um
aumento de 18,08% nas vendas no período em relação ao ano passado e 42,91% dos
lojistas acreditam que a data será melhor em 2022, como aponta a pesquisa do
Instituto Fecomércio.
Por isso, nas próximas
semanas é importante que as companhias do setor possam estar preparadas com
suas equipes para prevenir perdas nas lojas, especialmente com ovos de
chocolate, bacalhau, azeite, carnes nobres e cerveja. O maior fluxo de pessoas
nas lojas torna o cenário mais propício às perdas oriundas por danos e excessos
de produtos, e principalmente de furtos, internos e externos.
Ovos e barras de
chocolate são itens importantes a serem monitorados porque são ocultados em
sacolas, bolsas e até carrinhos de bebê. “As lojas precisam ficar atentas a
cada detalhe de movimentação, especialmente nas áreas de exposição de produtos.
Os ovos atraem pessoas mal-intencionadas porque custam até seis vezes mais do
que uma barra de chocolate com o mesmo peso”, diz Hailton Santos, diretor
Comercial da Gunnebo Cash Management (www.gunnebo.com.br),
empresa que é referência no desenvolvimento de soluções efetivas e inovadoras
para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e
transporte massivo.
Na mesma linha de
atenção segue o cuidado com o bacalhau. Segundo o Índice Nacional de Preços ao
Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, os produtos mais consumidos na Páscoa
acumularam uma inflação de até 83% nos últimos 12 meses e, por serem
valorizados, saltam aos olhos de quem vai ao supermercado para furtar. O
bacalhau, principal item do almoço, teve uma alta de 6,26% e acompanhamentos,
como o azeite e azeitona, registram aumentos de 8,86% e 8,65%, respectivamente.
Os benefícios do uso da
tecnologia –
Diante desse cenário, Santos alerta para que todo cuidado tomado é pouco.
“Contar com uma equipe bem treinada e orientada, aliada à tecnologia, com a utilização
de câmeras de vigilância, sistema de monitoramento do PDV, etiquetas e antenas
antifurtos são essenciais para reduzir as perdas”, justifica o executivo da
Gunnebo Cash Management.
As tecnologias
antifurto, diz Hailton Santos, permitem aos gestores de prevenção de perdas e
fiscais de segurança a serem muito mais assertivos em seus trabalhos,
especialmente em abordagens de casos suspeitos. “Utilizadas de forma integrada,
conseguimos com elas reduzir sensivelmente as perdas e garantir maior lucratividade
às operações dos supermercados”, diz o diretor.
Além de investir em
soluções de prevenção de perdas, Santos dá algumas dicas importantes para as
redes supermercadistas quanto ao comportamento e ações das pessoas
mal-intencionadas. “Fique de olhos bem atentos em grupos de pessoas, sacolas
grandes e aquelas com agasalhos, especialmente em dias quentes”, argumenta.
SOBRE A GUNNEBO CASH
MANAGEMENT (www.gunnebo.com.br)
Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo Cash Management é referência no desenvolvimento de soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e transporte massivo. A empresa atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.
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