Por que as novas tecnologias no varejo ajudam a potencializar os resultados?
Data System movimenta mais de R$7 bilhões de vendas por ano;
confira cinco tendências para o varejo de moda em 2022
Alex Marques é diretor comercial da Data System
Divulgação
Nos últimos anos, a incorporação da
tecnologia no dia a dia do varejista revolucionou a maneira como o segmento
opera e se relaciona com seus clientes. O processo de venda para o consumidor
final passou por uma transformação intensa e acelerada ganhando alta prioridade
na mesa de decisores.
No varejo de moda especificamente, ter
uma operação omnichannel em constante evolução é um dos principais objetivos
das redes de franquias, multimarcas e monomarcas. Um sistema de gestão
completo, por exemplo, é uma aposta de tecnologia que os lojistas devem
considerar para potencializar resultados e agilizar a evolução tecnológica.
Nesse contexto, a expertise de mercado faz grande diferença, de acordo com Alex
Marques, diretor comercial da Data System.
“As integrações do sistema de gestão com
plataformas que amparam a operação omnichannel são essenciais para segurança da
operação, dentre as principais estão: e-commerce, pagamento por link,
pagamentos digitais, entre eles PIX, criptomoedas e carteiras digitais”,
comenta.
Neste cenário positivo, a Data System se
destaca, movimentando mais de R$7 bilhões em vendas por ano. A empresa, líder
no desenvolvimento de software para o varejo de calçados e roupas, é o braço
direito tecnológico de 3,1 mil lojas no país.
O carro-chefe da companhia é o
ERP/PDV4.0. Basicamente, o sistema contempla a gestão da operação multiloja
completa, ou seja, permite, por exemplo, que a retaguarda acompanhe o andamento
das metas de vendas, giro de estoque, sugira transferências ou remarcações de
produtos e faça análises específicas para definir o que comprar, de forma
integrada (grupo de lojas), e também, de forma individual.
“O benefício de ter uma ferramenta
especializada em gestão de lojas de calçados e roupas é que entendemos
profundamente as rotinas e especificidades da operação, nosso objetivo é
proporcionar uma gestão ágil com decisões amparadas por indicadores”, explica
Marques.
As novas propostas de tecnologia devem
estar no radar dos lojistas a todo momento, visto que uma nova oportunidade de
experiência do consumidor pode ser criada. Abaixo, Marques destaca as cinco
principais tendências para o varejo de moda em 2022:
1) Transformação do mindset dos
gestores: Para a transformação digital trazer resultados concretos
para as redes de lojas e não desperdiçar recursos, deve envolver uma transformação
no mindset dos gestores. Um
pensamento digital não é apenas a capacidade de usar a tecnologia, pelo
contrário, é um conjunto de atitudes e comportamentos que vão permitir que a
empresa desenvolva novas formas de atuar no mercado.
2) Desmistificando o
multicanal: O
conceito de omnichannel (multicanal)
garante os diferentes canais de atendimento do varejo de moda integrados para
melhorar a experiência do cliente. Não importa o tamanho do investimento
no digital ou a quantidade de canais disponíveis, vale unir o online e
offline para ambos trabalharem como parte da mesma estratégia.
O mesmo cliente que tem o costume de
frequentar a loja física, também quer opções de compras pelo computador ou
celular, esse hábito foi impulsionado principalmente em tempos de isolamento
social e muitas vezes uma compra na loja física começa com pesquisas nos canais
digitais.
3) Loja física como centro de
distribuição: Dentro da operação multicanal, a estratégia envolve a
integração do canal físico e virtual para oferecer comodidade e conveniência ao
consumidor. Além disso, a segurança, automatização e agilidade na operação são
benefícios evidentes para o negócio. Para isso, quando se trata de loja
virtual, é fundamental ter o e-commerce integrado ao sistema de gestão.
O conceito de "compre online,
retire na loja", por exemplo, é uma estratégia inteligente que os
varejistas utilizam como um forma de persuadir o cliente virtual até o ponto de
venda para ter contato humano, ser impactado por ação de marketing ou oferta
diferente, que o leve a fazer novas compras.
Por meio de um sistema capaz de
localizar a origem de cada pedido, é possível identificar a loja mais próxima
do cliente para atendê-lo com agilidade e menor custo.
4) Meios de pagamento digitais: O novo cenário de
adaptação, causado pela pandemia, faz com que as tecnologias de pagamento
remoto se tornem essenciais para a operação varejista. Quanto mais opções a
marca oferecer para o cliente pagar remotamente com rapidez e segurança, melhor
será a experiência. Isso inclui, por exemplo, os pagamentos por link.
Os consumidores migraram rapidamente do
tradicional dinheiro físico, como moedas e cédulas, para os pagamentos
digitais. Vale ressaltar que o hábito de pagamento com moedas digitais, no PDV
(ponto de venda) da loja física, é uma tendência para 2022.
O pagamento por criptomoedas, carteiras
digitais e PIX trazem praticidade, agilidade e segurança para o cliente, no
momento de finalizar a venda, por isso, é importante considerar a integração
desses recebimentos ao sistema de frente de loja.
5) Ferramentas para Controle e
Gestão: De
maneira geral, a pandemia acelera a busca por soluções de melhoria na
produtividade nas empresas. Uma pesquisa feita pela KPMG constatou que
para 40% dos executivos brasileiros, o processo de transformação digital, que
levaria alguns anos, acabou acelerado em meses após a chegada da
covid-19.
Isso reforça uma das medidas mais
importantes na transformação do negócio numa loja de varejo de moda: contar com
um software capaz de otimizar a gestão do PDV, estoque, compras, vendas e
finanças de forma inteligente e integrada.
É preciso buscar uma ferramenta flexível
e capaz de se adaptar às necessidades específicas da sua rede de lojas.
Certifique-se de que gere relatórios gerenciais, que sejam estratégicos que
agilizem a tomada de decisões e possibilite a integração de novas tecnologias e
inovação rapidamente.
Sobre a Data System
Há quase 30 anos no mercado de varejo e tecnologia, a Data System é líder no desenvolvimento de softwares para lojas de calçados e roupas - que movimenta mais de R$7 bilhões em vendas por ano. Possui mais de 3 mil clientes por todo o país, com grandes varejistas no leque como: Constance Calçados, Mundial Calçados, Martinez, Estrela Lojas, Labellamafia, entre outras. Além disso, em 2021, a empresa foi considerada um dos melhores lugares para se trabalhar com Tecnologia de Informação (T.I) no Brasil, de acordo com a GPTW. Saiba mais em: https://www.datasystem.com.br/
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