Portal "acidade on", do Grupo EP, é o mais acessado do interior paulista, diz APJ
A Associação Paulista de Portais e Jornais
(APJ) acompanha os dados do Google Analytics e destaca o portal de notícias com
cerca de vinte milhões de visualizações em janeiro e fevereiro de 2022
Legenda: Portal "acidade on" é o mais acessado do
interior paulista, segundo Associação Paulista de Portais e Jornais (APJ) -
Crédito: Divulgação
O portal de notícias acidade on, do Grupo EP,
é o mais acessado do interior paulista, segundo levantamentos realizados em
janeiro e fevereiro de 2022 pela Associação Paulista de Portais e Jornais
(APJ). Nos dois primeiros meses do ano, a audiência ultrapassou as 19 milhões
de visualizações e mais de 7 milhões de usuários únicos. O portal está presente
em 5 regiões do interior paulista, que é considerado o maior mercado consumidor
do país, de acordo com o estudo IPC Maps 2021. São elas: Araraquara, Campinas,
região do Circuito das Águas, Ribeirão Preto e São Carlos.
O portal contabilizou
8.356.642 visualizações somente no mês de fevereiro deste ano. O acidade on também obteve
os maiores índices de audiência do interior de São Paulo no mês de janeiro.
Foram 11.065.359 visualizações na página. A Associação Paulista de Portais e
Jornais realiza a análise da audiência dos portais de notícias do interior de
São Paulo há 7 anos. Para isso, utiliza-se um levantamento de dados do Google
Analytics, plataforma gratuita que reúne métricas de desempenho e acesso de
sites.
O portal acidade on foi criado em
2017, a partir das páginas do centenário jornal "A Cidade", que
circulou de 1904 a 2018, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Richard Aguiar,
diretor de Programação e Mídias Digitais do Grupo EP, comenta que acidade on valoriza o
jornalismo regional e hiperlocal. “O portal acidade on está atento às novas formas de
comunicar nos meios digitais, sem perder a essência do que sempre apresentamos
à nossa comunidade: um jornalismo com credibilidade e próximo dos
leitores". Além da cobertura factual do que acontece no dia a dia das
cidades, o portal também conta com verticais de projetos do Grupo EP na região,
como os especiais Casa em Verso e Prosa, Churrasqueadas, No Pé do Café, ON
Adventure, ON Run e Virando Bixo.
Legenda: Criado há 5 anos, o portal acidade on
tornou-se fonte de informação para a população do interior paulista - Crédito:
Divulgação
Oscar Osawa, diretor da
APJ - Associação Paulista de Portais e Jornais, aponta a razão do sucesso na
audiência do portal acidade
on. “A produção de notícias em tempo real também fortalece o
jornalismo regional e se sobressai como fonte confiável em meio às notícias
falsas. O portal tem investido em variedades e acredito que isso tem
contribuído para o crescimento da audiência".
Com 5 anos de
existência, o portal acidade
on tem passado por transformações, com o lançamento de
editorias, layout e também oportunidades para o mercado publicitário, ressalta
Maurício Falsarella, gerente de Mercado e Transformação Digital do Grupo EP.
Recentemente, o portal lançou uma nova marca, numa proposta de "brand
lift" após um processo de 6 meses, trabalho que envolveu áreas internas do
Grupo EP, consultoria especializada, pesquisas e entrevistas com leitores,
agências e anunciantes. "O mercado publicitário e os leitores podem
esperar novos produtos digitais, mais conteúdos e ações de ativação da marca
para reforçar a integração do produto à região", finaliza ele.
Sobre o Grupo EP -
Credibilidade é tudo
O Grupo EP é formado
por empresas dos setores de mídia (EP Mídia – EPTV, sites Globo e acidade on,
rádios CBN e Jovem Pan, OA Eventos e participação na Rede Bahia), agronegócio
(EP Agro - Ester Agroindustrial, empresa centenária do setor sucroalcooleiro
controlada pela mesma família) e investimentos digitais e de tecnologia (EP
Ventures), além do Instituto EPTV, responsável pelas ações de responsabilidade
social do grupo.
A EP Mídia é formada
por um conglomerado de mídia fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas
(SP), há 41 anos, e com atuação nas regiões de Campinas (SP), Ribeirão Preto
(SP), Central (SP) e Sul de Minas. Fazem parte as emissoras de TV e afiliadas
da Globo: EPTV Campinas, EPTV Ribeirão, EPTV Central e EPTV Sul de Minas e
sites Globo. Além da atuação em TV, o Grupo EP marca presença no rádio: CBN
Ribeirão, CBN Araraquara, CBN São Carlos e Jovem Pan Ribeirão. Neste portfólio
multiplataforma do Grupo EP fazem parte também o portal acidade on, com foco no
hiperlocalismo, e a empresa de eventos Oceano Azul. Este conglomerado de mídia
alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de
todo o país (fonte: Cobertura EPTV 2020 | IPC Maps 2020).
O Grupo EP tem também participação societária na Rede Bahia.
Nenhum comentário