Prevenção de perdas se torna um tema cada vez mais relevante no comércio
Flavia Nunes, consultora de varejo da
Complement Consultoria, revela como ter uma gestão mais eficiente no controle
de perdas de uma empresa
Ao empreender em
qualquer área do comércio, é importante estar atento a alguns fatores da
indústria, mas, principalmente, no que diz respeito ao controle de prevenção de
perdas.
De acordo com Flavia
Nunes, consultora de varejo da Complement
Consultoria & Marketing, que oferece soluções completas de implantação
de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que vão desde a
abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão, existem duas modalidades
de perdas que devem ser levadas em consideração pelos gestores. “É possível
classificar utilizando os termos prevenção de perdas e prevenção de quebras. A
primeira, é o resultado dos produtos que não constam mais no estoque e não se
sabe o motivo certo de sua falta. Enquanto a prevenção de quebras representa os
produtos que foram danificados, vencidos ou não podem mais ser
comercializados”, explica.
Para a especialista, é
importante que os colaboradores exerçam suas funções com extrema atenção para
diminuir as chances de erros. “Cada conferente de produtos é um representante
de prevenção de perdas na loja e é importante ser um exemplo de conduta para os
outros colegas e funcionários. Além disso, eles devem pontuar todas as
situações inesperadas ao gerente do estabelecimento, transformando a tomada de
decisões em algo mais imediato”, pontua.
A consultora revela que
é necessário fazer um acompanhamento detalhado de cada item, desde sua chegada
até o momento de exposição nas gôndolas e vitrines. “O agente de prevenção de
perdas tem o papel fundamental de acompanhar a contagem correta das
mercadorias, além de verificar se o produto mencionado na caixa é o mesmo do
interior. Também é importante criar um processo de organização e limpeza tanto
no recebimento, quanto na exposição dos itens. Isso facilita a vida de clientes
e colaboradores”, relata.
Esse conceito tem se
expandido cada vez mais no mercado, com empresas adotando uma tipologia
detalhada para diferenciar e classificar cada tipo de perda ou dano que eles
possam enfrentar. “A concepção não se limita apenas ao controle de perdas em um
estoque, mas também em perdas financeiras, administrativas, comerciais, legais
e até mesmo de produtividade. Portanto, gestores de áreas comerciais diferentes
devem estar atentos a cada detalhe de diversos setores de uma organização”,
relata Flávia.
De acordo com a
especialista em varejo, a solução para uma maior eficiência nesse setor é
simples: siga os processos estabelecidos. “Para ter sucesso é necessário
cumprir os procedimentos. Eles são definidos pela empresa com o intuito de
facilitar os processos e obter melhores resultados, portanto, é importante
manter uma boa sinalização informando como realizá-los de forma simples e
objetiva. Vale lembrar que a educação é um quesito primordial na hora de
orientar o cumprimento das normas, transparecendo uma postura exemplar e ética
ao restante dos colaboradores”, finaliza.
Sobre Flavia Nunes
Flávia Nunes é consultora
de varejo com expressivas passagens por grandes empresas do segmento
supermercadista. Possui mais de 17 anos de carreira construída de maneira
sólida no varejo. Atualmente, está à frente de grandes projetos como Consultora
de Varejo na empresa Complement Consultoria & Marketing. Ela faz parte de
um time de excelentes profissionais e é a responsável pelos setores de
Prevenção de Perdas, Gestão e Processos, onde atua com alta capacidade de
realização e alcance de bons resultados. É especialista em gestão,
desenvolvimento, implantação e implementação de Projetos de Prevenção de
Perdas, Gestão, Inventários, Operações e Garantia de qualidade nos processos em
toda a cadeia do varejo. Desenvolveu manuais nas empresas que atuou, obteve
redução e controle das perdas e implantou processos que tornaram a operação
mais eficiente em diversos setores que, até hoje, permanecem como referência de
execução e modelo de trabalho.
Como estudiosa do
Varejo e Prevenção de Perdas, participa de diversos cursos nas áreas de
Prevenção de Perdas, Gestão, Finanças e como última formação MBA – Varejo
Físico e On-line – USP/ESALQ.
Sobre a Complement
Consultoria & Marketing
Desde 2006 com um time
de consultores especialistas em varejo, liderada pelo CEO Juam Rosa, a
Complement Consultoria & Marketing atua apresentando soluções nas áreas de
marketing, comercial, financeira, tributária, contábil e administrativa por
meio de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de
operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão.
A empresa atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.
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