Quando direção e planejamento são fundamentais para atingir objetivos
"Não seja refém do imediatismo e
desespero, planejar ainda mitiga maior parte dos riscos, senão todos
eles".
Fábio Lima*
Não saber como começar um plano, ter pressa pelo resultado e preferir tentar e errar, não ter um foco ou direcionamento, não conhecer verdadeiramente recursos, não ter visão de longo prazo, motivo ou propósito claros para o que pretende fazer, entre outros fatores, causam a sensação de dificuldade de planejar ações.
Se planejar antes de
agir é a forma mais comprovada de eficiência e eficácia no resultado. Por isso,
o chamado diagnostico prévio, para ter clareza, esclarecimento do estado atual
da empresa e também da qualidade da visão de longo prazo são fundamentais para
iniciar um planejamento.
E como mitigar cada um
destes pontos que impedem a realização de um planejamento?
Não saber como começar
pode acontecer. Para superar esse primeiro entrave, deve-se buscar mais
informações, procurar profissionais que possam ajudar, ver exemplos de quem
errou e, principalmente, parar de repetir que não sabe fazer.
Sempre há algo que se
consegue planejar bem, mas que nem se tem ideia disso: o que vestir, como irá
cortar o cabelo, a cor da roupa, a cor do esmalte. Logo, não se deve repetir
que não se conhece como planejar algo.
Planejamento é, sim, o
processo mais desafiador, seja na empresa, projetos pessoais e profissionais,
pois exige uma visão sistêmica, visão de todas as possibilidades, integração
entre áreas e recursos, entender qual o objetivo futuro e, no caso das
empresas, traduzir esta visão futura em termos operacionais.
Fazer a distribuição de
objetivos e submetas pela organização, eleger responsáveis, prazos, métricas,
estudar recursos necessários, validar sequência de ações, prazos e entregas
acordadas por cada departamento e agente envolvido no planejamento, tornam o
processo de execução da estratégia e a transformação do intangível em tangível
ainda mais intrincados, pois exigem um conhecimento e envolvimento profundo da
empresa.
O segundo fator que
pode prejudicar todo um planejamento é ter pressa na realização. Muitos querem
agir rapidamente sem planejar, achando que ganha tempo. Talvez se ganhe tempo
para aprender que não funciona assim, mas ai já ocorreu a perda de recursos, os
resultados não são obtidos e, em alguns casos, o dano é irrecuperável.
Também é fundamental
ter formas de comunicação, treinamentos em todas as instâncias e reforços com
feedback e correção de rota durante o processo, incluindo considerar outros
componentes, como: estrutura organizacional, cultura, pessoas, sistemas, para
criar sinergia entre estes elementos e garantir o bom alinhamento e foco no
mesmo objetivo.
Por isso, as
organizações de sucesso investem muito na comunicação da estratégia corporativa
e reforçam com todas as unidades organizacionais e departamentos o plano,
analisam e medem sempre os resultados, aferindo e corrigindo rotas. Desta
maneira, pode-se atuar para identificar e corrigir as causas e não apenas
mitigar os sintomas.
Portanto, o importante
é fazer um diagnóstico empresarial completo, conhecer verdadeiramente as
dificuldades e potencialidades e, a partir daí, traçar planos. Agindo de forma
profissional e direcionada, é possível atingir os resultados esperados e não
ser mais refém das surpresas ou do acaso.
*Fábio Lima é consultor e mentor especialista em gestão empresarial, CEO da LCC - Light Consulting e Coaching. www.lightconsulting.com.br
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