Reclamações sobre serviços de telecom começam 2022 registrando queda de mais de 20%
No Dia do Consumidor, Conexis destaca o impacto das ações de autorregulação na melhora da percepção dos usuários. Janeiro de 2022 registrou 45.734 queixas a menos que janeiro de 2021.
Brasília, 15/03/22 – O número de reclamações de usuários de serviços
de telecomunicações manteve, no começo de 2022, o índice de queda acima de 20%.
Em janeiro, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as
reclamações caíram 21,4% em relação a janeiro de 2021.
Durante o mês de janeiro de 2021 foram registradas 213.577 reclamações, já em
janeiro de 2022 foram 167.843, uma redução de 45.734 queixas.
As reclamações registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde
abril do ano passado.
A queda nas reclamações reflete ações das empresas dentro do Sistema de
Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativos
para melhorar a relação com o consumidor.
“Neste dia 15 de março comemoramos o Dia do Consumidor e é preciso destacar as
ações adotadas pelo setor nos últimos anos para melhorar a percepção do
usuário. Os dados de queda nas reclamações mostram que esse trabalho tem dado
resultado. Um dos pontos de maior destaque da autorregulação é a plataforma Não
Me Perturbe, que permite bloquear ligações de telemarketing de serviços de
telecom e de oferta de crédito consignado, mas o SART tem feito além e atuado
em diversas áreas”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital,
Marcos Ferrari.
Entre os pontos tratados dentro do SART está o compromisso de melhorar,
simplificar e deixar mais transparente as ofertas feitas pelas empresas, o que
reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a
automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão
de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
Essas mudanças tiveram reflexo direto na percepção dos consumidores. Dados da
Anatel apontaram uma redução de 19% no número de reclamações relacionadas à
cobrança, uma queda de 14.635 queixas em janeiro de 2022, na comparação com
janeiro de 2021.
As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 35%, representando
uma redução de 15.569 queixas. Os dados refletem os altos investimentos feitos
pelo setor, que têm ultrapassado os R$ 30 bilhões por ano.
Serviços
Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços, inclusive naqueles
que historicamente registravam os maiores números de reclamações. A maior queda
nas reclamações foi sobre a banda larga fixa, 26,3%, passando de 52.948 em
janeiro de 2021 para 44.581 queixas em janeiro de 2022. As reclamações dos
usuários de TV por assinatura caíram 25,3% e dos usuários de telefonia móvel
22,8%.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de
telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital,
da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de
um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem
substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de
telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
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