Redução do IPI terá mínimo impacto no preço de produtos de shopping, diz ALSHOP
O anúncio de redução do IPI (imposto
sobre produtos industrializados) não deverá ter impacto significativo nos
artigos vendidos nos shoppings. A conclusão é da ALSHOP (Associação Brasileira de
Lojistas de Shopping) que analisou os impactos da nova alíquota
que abrange boa parte dos produtos do comércio, mas que não deverá resultar em
preços mais atrativos para o consumidor. O impacto do IPI é de no máximo 1,7%,
caso dos produtos da chamada "linha branca", o que inclui
refrigeradores, lava-roupas, fogões e outros eletrodomésticos.
"O impacto é mínimo e chega após um
aumento sucessivo de impostos que elevaram o custo final dos produtos para o
consumidor. Se considerarmos só a inflação e o aumento de custos fixos para o
empresário do comércio, estimamos que o incremento nas vendas deve ser de no
máximo 5% nos próximos meses, mas por um efeito psicológico das promoções do
IPI reduzido", comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor Institucional da
ALSHOP.
Na avaliação da ALSHOP, custos elevados
como energia e aluguel impulsionados pela inflação, interferem na redução de
preços dos itens mais vendidos nos shoppings como vestuário, calçados,
acessórios, presentes e eletrônicos. "A própria redução do dólar nos
últimos meses ainda é um fator incerto por conta do conflito no Leste Europeu
que também pressiona os insumos básicos usados nesses produtos como os chips.
Ainda há escassez desses produtos em vários subsegmentos", avalia
Ildefonso.
Incertezas prejudicam estimativas para
2022
Na avaliação da entidade, segundo seus
associados, as incertezas em torno do dólar e de conflitos como a da Rússia e
Ucrânia além do ano eleitoral, dificultam as projeções de venda para este ano.
"Com o fim dos decretos restritivos e também a tendência de desobrigar o
uso de máscaras em locais fechados e abertos, o consumidor ficará mais
confiante em voltar normalmente aos centros de compra e assim poderemos retomar
as atividades comerciais normalmente como já vínhamos reivindicando ao longo
dos últimos meses", revela Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.
No início de abril, a ALSHOP irá divulgar uma estimativa de crescimento das vendas para esse ano e números de avaliação do comércio nos primeiros três meses de 2022. "O início do ano foi muito difícil, mas temos confiança na retomada da economia com mais força e sem pandemia para melhorar o cenário do comércio e de tantos associados que foram prejudicados nos últimos dois anos", finaliza Sahyoun.
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