Relato de um Developer Advocate para quem quer entrar na área de Developer Relations no cenário da indústria de software
*Por Gabriel Galdino
Como Developer Advocate, tenho a missão
de defender e divulgar os interesses da comunidade de desenvolvedores, assim
como difundir conteúdo sobre DevOps e DevSecOps. Cerca de 98% dos entrevistados
em uma pesquisa do Dynatrace indicaram DevOps como indispensável para a
inovação e experiência dos consumidores, prevendo aumentar a frequência de
lançamentos de software em empresas em aproximadamente 58% nos próximos anos.
Em meio a tantos avanços no setor, indico alguns pontos que considero os mais
relevantes e úteis para o início da carreira para quem quer entrar na área.
Inicio esse artigo enfatizando a
necessidade do onboarding e de estudos envolvendo todos os processos de
funcionamento da organização, uma vez que a carreira de Developer Relations
exige alto conhecimento dos produtos e tecnologias envolvidas. Para tal, o
profissional necessita de apoio e acesso a todos os documentos públicos da
empresa, como guias, orientações, material de produtos e benchmarking. O
contato direto com a comunidade é altamente recomendável para compreender as
forças que moldam o mercado: quem são os desenvolvedores, quantos são, tipos de
contato, e demais pontos importantes.
Uma pesquisa nacional da Vulpi,
entrevistando mais de 24 mil desenvolvedores, mostra que a atuação de
“FullStack” é o perfil dominante dos profissionais da indústria de software.
Mais de 130 linguagens de programação diferentes foram mencionadas, sendo o
Javascript a linguagem mais citada. Além disso, o estudo “Mercado
Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021”, realizado pelo IDC,
revela que o setor de tecnologia cresceu 22,9% no Brasil, alcançando
investimento de cerca de R$ 200,3 bilhões. Nesse intuito, fazer um mapeamento
de comunidades e eventos da área de atuação da organização pode ser um caminho
interessante, auxiliando na construção de relacionamento da empresa com esses
ambientes. Mapear eventos também é fundamental para quem está iniciando na área
de Developer Relations, a fim de começar a organizar a agenda de apresentações
e palestras futuras.
Mas só conhecer processos não é o
suficiente para entender, de fato, o funcionamento da organização. Empresas são
ambientes complexos, porque são formadas por processos e pessoas. O que aprendi
em minha jornada é que nada seria alcançável se eu trabalhasse de forma
isolada. Dessa forma, é importante conhecer os líderes e colaboradores, a fim
de alinhar expectativas e difundir a relevância da função de Developer Advocate
para todos.
Finalizo citando a alta relevância da
comunicação externa. Hoje em dia, as empresas tentam alcançar seu público de
todas as formas. Conhecer as estratégias de Comunicação e Marketing é
indispensável para a criação e divulgação de documentos, vídeos e demais
materiais informativos e didáticos. Entender quais mídias são mais consumidas
pela comunidade é indispensável para alinhar com a equipe de Marketing de
Produto a melhor forma de atingir esse público.
Se apenas em 2021 o setor de tecnologia
cresceu 22,9% no Brasil, alcançando investimento de cerca de R$ 200,3 bilhões,
o futuro reserva um trabalho árduo e ininterrupto para o desenvolvimento de
novos profissionais. O início em qualquer carreira exige dedicação, e o
aprendizado adquirido é indispensável para garantir uma carreira de sucesso.
*Gabriel
Galdino é Developer Advocate na Conviso, empresa especializada em segurança da
informação e DevSecOps.
Sobre a Conviso
Pioneira em Segurança de Aplicações e com mais de 14 anos de experiência em projetos e produtos especializados no setor, a Conviso é uma empresa SaaS de DNA brasileiro, mas com clientes no mundo todo. Criadora da Conviso Platform - uma plataforma de devs para devs que apoia todo o ciclo de desenvolvimento seguro. Em sua carteira de clientes constam os principais bancos nacionais, bem como os grandes sites de comércio eletrônico e os maiores players do setor de pagamentos de todo o mundo.
Nenhum comentário