Últimas

Relato de um Developer Advocate para quem quer entrar na área de Developer Relations no cenário da indústria de software

*Por Gabriel Galdino

Como Developer Advocate, tenho a missão de defender e divulgar os interesses da comunidade de desenvolvedores, assim como difundir conteúdo sobre DevOps e DevSecOps. Cerca de 98% dos entrevistados em uma pesquisa do Dynatrace indicaram DevOps como indispensável para a inovação e experiência dos consumidores, prevendo aumentar a frequência de lançamentos de software em empresas em aproximadamente 58% nos próximos anos. Em meio a tantos avanços no setor, indico alguns pontos que considero os mais relevantes e úteis para o início da carreira para quem quer entrar na área.

Inicio esse artigo enfatizando a necessidade do onboarding e de estudos envolvendo todos os processos de funcionamento da organização, uma vez que a carreira de Developer Relations exige alto conhecimento dos produtos e tecnologias envolvidas. Para tal, o profissional necessita de apoio e acesso a todos os documentos públicos da empresa, como guias, orientações, material de produtos e benchmarking. O contato direto com a comunidade é altamente recomendável para compreender as forças que moldam o mercado: quem são os desenvolvedores, quantos são, tipos de contato, e demais pontos importantes.

Uma pesquisa nacional da Vulpi, entrevistando mais de 24 mil desenvolvedores, mostra que a atuação de “FullStack” é o perfil dominante dos profissionais da indústria de software. Mais de 130 linguagens de programação diferentes foram mencionadas, sendo o Javascript a linguagem mais citada. Além disso, o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021”, realizado pelo IDC, revela que o setor de tecnologia cresceu 22,9% no Brasil, alcançando investimento de cerca de R$ 200,3 bilhões. Nesse intuito, fazer um mapeamento de comunidades e eventos da área de atuação da organização pode ser um caminho interessante, auxiliando na construção de relacionamento da empresa com esses ambientes. Mapear eventos também é fundamental para quem está iniciando na área de Developer Relations, a fim de começar a organizar a agenda de apresentações e palestras futuras.

Mas só conhecer processos não é o suficiente para entender, de fato, o funcionamento da organização. Empresas são ambientes complexos, porque são formadas por processos e pessoas. O que aprendi em minha jornada é que nada seria alcançável se eu trabalhasse de forma isolada. Dessa forma, é importante conhecer os líderes e colaboradores, a fim de alinhar expectativas e difundir a relevância da função de Developer Advocate para todos.

Finalizo citando a alta relevância da comunicação externa. Hoje em dia, as empresas tentam alcançar seu público de todas as formas. Conhecer as estratégias de Comunicação e Marketing é indispensável para a criação e divulgação de documentos, vídeos e demais materiais informativos e didáticos. Entender quais mídias são mais consumidas pela comunidade é indispensável para alinhar com a equipe de Marketing de Produto a melhor forma de atingir esse público. 

Se apenas em 2021 o setor de tecnologia cresceu 22,9% no Brasil, alcançando investimento de cerca de R$ 200,3 bilhões, o futuro reserva um trabalho árduo e ininterrupto para o desenvolvimento de novos profissionais. O início em qualquer carreira exige dedicação, e o aprendizado adquirido é indispensável para garantir uma carreira de sucesso.

*Gabriel Galdino é Developer Advocate na Conviso, empresa especializada em segurança da informação e DevSecOps.

Sobre a Conviso

Pioneira em Segurança de Aplicações e com mais de 14 anos de experiência em projetos e produtos especializados no setor, a Conviso é uma empresa SaaS de DNA brasileiro, mas com clientes no mundo todo. Criadora da Conviso Platform - uma plataforma de devs para devs que apoia todo o ciclo de desenvolvimento seguro. Em sua carteira de clientes constam os principais bancos nacionais, bem como os grandes sites de comércio eletrônico e os maiores players do setor de pagamentos de todo o mundo.

Nenhum comentário