Rússia e Ucrânia: o mercado brasileiro afetado pela guerra
Valdomiro Soares comenta sobre como os produtos
e as empresas sofrem devido a guerra, e como pode afetar nosso país
Presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares
Divulgação Grupo Marpa
As sanções impostas à
Rússia devido à guerra declarada à Ucrânia, afeta o mercado e diversas marcas
acabaram por ser prejudicadas. Dentre as sanções, está Roman Abramovich, dono
do Chelsea, em que está impedido de realizar a venda do time ou realizar
investimentos na equipe. Além disso, marcas mundiais de diversos setores estão
se retirando do país russo. Empresas como Dell Technologies e Apple, as
montadoras Volkswagen, Ford e BMW, além de marcas alimentícias como McDonald's
e Coca-Cola. Boa parte das empresas decidiram suspender suas operações no país
em apoio à Ucrânia, por não concordarem com os ataques russos e por acreditarem
que sua reputação pode ser associada à guerra. No Brasil essas sanções afetam principalmente as
exportações feitas para o nosso país, afetando principalmente as importações
das marcas de adubos e fertilizantes.
Para o presidente do
Grupo Marpa - Marcas, Patentes, Inovações e Gestão Tributária, o conflito tem
como impacto o preço de produtos, refletindo muito em nosso comércio exterior,
pois as sanções adotadas suspendem as vendas e compras de produtos do mercado
russo. “As medidas tomadas
pelas empresas para a proteção de suas marcas podem impactar todo nosso
mercado, causando inflações em certos produtos, o que pode acarretar prejuízo
para o nosso país”.
O presidente ainda ressalta sobre a importância de algumas exportações realizadas e também para produtos de nossas importações. “O Brasil, mesmo que não utilize tanto a importação de produtos russos, ainda é importante para algumas importações, como é o caso de combustíveis, carvão, adubos e fertilizantes, isso tende afetar diretamente nosso mercado.” Afirma.
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