Saudabilidade movimenta setor de bebidas alcoólicas e impulsiona investimentos
As vendas de produtos saudáveis, que incluem
opções sem glúten ou açucar, atingiram R$ 100 bilhões em 2020 e modificaram até
a "cervejinha" dos brasileiros
A tendência da saudabilidade chegou ao
copo de cerveja. O termo, apontado pelo projeto Brasil Food Trends 2020 como um
dos pilares do setor alimentar nos próximos anos, compreende produtos
light/diet, energéticos, fortificados e entre outras opções movimentou um mercado
de R$ 100 bilhões no País de acordo com Euromonitor Internacional em 2020. A
busca por uma vida saudável inspirou até versões fitness de drinks e da
cervejinha de final de semana de tantos brasileiros, com menos calorias, sem
carboidratos e açúcares.
A mudança dos protagonistas do “Happy
Hour” está gerando novas oportunidades de negócios mesmo para marcas que já
atuavam no setor de saúde, beleza e bem estar, como a Emagrecentro. Há 35 anos
oferecendo serviços de emagrecimento saudável, a empresa investiu na compra de
uma cervejaria no interior de São Paulo para fabricar a própria linha de
cervejas e drinks alcoólicos low-carb, iniciativa que deve somar R$ 3 milhões
de reais por ano ao faturamento da rede.
“O investimento de R$ 1 milhão na
aquisição da cervejaria e fábrica de bebidas Phillip Davi’s, localizada em
Guapiaçu, interior de São Paulo, faz parte do nosso constante investimento em
tecnologias, tendências de mercado e principalmente na busca contínua em trazer
para os consumidores o que há de mais inovador. Não estamos oferecendo apenas
uma linha de bebidas alcoólicas Low Carb, mas produtos saborosos e que só
perdem em calorias para os tradicionais”, explica o CEO da Emagrecentro, Edson
Ramuth.
Por dentro de uma fábrica de cerveja fit
Os primeiros produtos já chegaram ao
mercado: a cerveja puro malte Best Shape possui teor alcoólico de 4,8% e não
leva carboidrato e açúcar na composição, mas, mesmo assim, segundo o CEO da
marca, mantém o sabor e a cremosidade que agrada ao paladar brasileiro. Já para
quem prefere drinks, o Hard Seltzer, tipo de bebida que virou sensação nos
Estados Unidos, é uma água com gás alcoólica com zero carboidrato e
açúcar nos sabores limão e frutas vermelhas.
Para conciliar as bebidas alcoólicas com
a dieta e botar fim na expressão ‘barriguinha de cerveja’, a fábrica teve que
adequar o processo de fabricação baseado na fermentação de açúcares. Assim, a
formulação da cerveja zero é praticamente idêntica à versão convencional e o
que difere são ações enzimáticas no mosto da cerveja, em que todos os
carboidratos não-fermentáveis - ou seja, os açúcares - são convertidos em
fermentáveis.
No processo, as leveduras conseguem usar
o açúcar até ele acabar, não restando nenhum resíduo, apenas o álcool. É por
isso que é possível chegar ao resultado final de drinks alcoólicos low-carb.
Por hora, as opções são comercializadas apenas nas 250 unidades da Emagrecentro
no Brasil, mas o plano é expandir as linhas e os pontos de venda.
Uma história de sucesso
Reconhecida como uma das maiores redes
de emagrecimento e estética corporal do Brasil, a Emagrecentro está há 35 anos
no mercado e conta com uma metodologia de emagrecimento própria. O método 4
fases foi desenvolvido pelo CEO e médico Edson Ramuth, que está à frente da
clínica desde o início, em São Bernardo do Campo, São Paulo, em 1986, quando
com mais três sócios abriu um centro médico especializado nas áreas de
cirurgia, clínica geral e ginecologia.
O investimento só começou a dar frutos
no segundo ano e, a essa altura, dois membros do time já haviam desistido da
empreitada. Ramuth, que fazia especialização em cirurgia plástica, abriu espaço
para tratamentos de estética e emagrecimento na clínica. A novidade fez o
número de pacientes crescer meteoricamente. Enxergando uma chance de expandir,
decidiu abrir outras unidades nos bairros de Santana, Tatuapé, Vila Mariana e
Lapa.
Em 1994, adquiriu a parte do último sócio, mudou o nome da clínica para Emagrecentro e expandiu o negócio. Em 1994, a rede passou a se expandir pelo modelo de franquias. A iniciativa alavancou o crescimento da rede, que em 2018 inaugurou a primeira unidade fora do país, com a bandeira de Best Shape. Atualmente, são cinco unidades nos Estados e 250 por todo Brasil.
Nenhum comentário