Setor de bebidas é o novo filão do mercado chinês, aponta especialista
Alta constante no mercado de consumo de bebidas
é a oportunidade para empreendedores brasileiros que desejam exportar para o
mercado asiático
Apesar da crise econômica desencadeada
pela pandemia do COVID-19, o mercado chines de bebidas tem crescido de forma
exponencial desde 2019, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Daxue
Consulting (https://daxueconsulting.com/
). Atualmente, essa fatia do setor econômico chines representa um décimo da
indústria global e conta com uma base de consumidores de 1,4 bilhão de pessoas.
Com base em dados como esses que Claus Malamud - mentor de mercados asiáticos
na Link, escola que será lançada em agosto pela XP Investimentos, e influencer
digital com mais de 100 mil seguidores no Instagram - afirma que este é o
grande momento para os empreendedores brasileiros que desejam entrar no mercado
asiático.
“O mercado de bebidas está em uma
crescente e tem acompanhado o aumento do poder de compra da população chinesa,
que tem dado preferência a produtos mais saudáveis, originários de outros
países, e que sejam bem conceituados entre a população”, explica Malamud. Para
ajudar o empreendedor que pretender aproveitar este cenário econômico favorável
e entrar de vez no mercado chinês, Claus responde algumas perguntas que podem
surgir sobre como começar a investir no segmento de bebidas. Confira abaixo:
- Como o empreendedor brasileiro pode se
beneficiar do crescimento do mercado chinês de bebidas?
É preciso saber encontrar as grandes
oportunidades no mercado chines. Oferecer produtos diferenciados e de
qualidade para uma população sete vezes maior que a brasileira já é um ótimo
começo.
- Como o empresário deve fazer para
conseguir entrar nesse mercado?
O empreendedor deve começar fazendo um
estudo de mercado, identificando produtos e tendencias que estão caindo no
gosto da população. Com essa informação em mãos, é possível começar uma
caminhada sólida rumo ao mercado chinês.
- Segundo dados divulgados pela Daxue Consulting,
os chineses estão cada vez mais preocupados com a qualidade das bebidas e em
manter um estilo de vida saudável. Quais tipos de bebidas você considera mais
promissor investir ?
Água, sucos, chás, cafés. Quanto mais
orgânico melhor.
- O Brasil é um dos maiores exportadores
mundiais de café e o consumo desse tipo de bebida vem crescendo no Gigante
Asiático. Como os produtores de café brasileiros podem lucrar com isso?
O café brasileiro é muito famoso na
China, principalmente os cafés especiais, com grãos premiados. Para o produtor
de café que deseja negociar com a China, a grande dica é começar a participar
de feiras internacionais, que dão mais visibilidade e colocam em evidência o
seu produto. Realizar um estudo sobre o mercado chinês, focar não apenas no
consumidor final, mas também no negócio B2B, ou seja, a venda de grãos para
grandes marcas como Nestlé e Starbucks é uma das grandes possibilidades de
negócio
Sobre Claus Malamud - Mentor de mercados asiáticos na Link, escola que será lançada em agosto pela XP Investimentos, é influencer digital com mais de 100 mil seguidores no Instagram, onde compartilha diariamente dicas de importação da China e sócio do Mr China Imports (www.mrchinaimports.com.br), empresa especializada em facilitar o acesso ao comércio exterior, que já importou mais de mil contêineres e milhares de produtos chineses e do Clube Importador, coletivo de importação.
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