Varejo se transformando em fintechs, antecipação de recebíveis e alongamento de prazos são as maiores tendências em 2022
Para Celso Sato, CEO da Accesstage, os próximos
meses serão complexos, porém cheios de oportunidades para o varejo e empresas
de tecnologia que oferecem serviços financeiros
Celso Sato, CEO Accesstage
Divulgação
Março de
2022 – Juros altos, inflação, economia em crise, pandemia sem
previsão de final e um ano de eleição presidencial são alguns dos eventos que
devem marcar o Brasil em 2022. O cenário que em um primeiro momento pode
parecer caótico, pode ser visto também como uma oportunidade para se fazer bons
negócios e expandir se fizermos a leitura correta do cenário.
Quando penso na diferença entre o ano
passado e esse não tenho como não elencar a alta na taxa de juros como a
principal diferença. O dinheiro está, definitivamente, mais caro e muito mais
caro. Começamos janeiro de 2021 com 2% de taxa de juros e já neste ano, estamos
falando em 10,75% com um indicativo de que devemos fechar o ano na casa dos
12%. O custo do capital está seis vezes mais caro em 2022! Esse custo mais alto
impacta diretamente no planejamento das empresas. Se antes, para colocarmos um
projeto em prática, tomando dinheiro no mercado para o investimento, teríamos
que ele retornasse 10% a 15% para bancar o custo do capital, agora esse retorno
precisa ser de 25% pelo menos.
Nesse cenário, quais são as tendências e
como aproveitá-las? Uma tendência de 5 anos atrás e que se tornou fato e hoje é
uma realidade em expansão é o que podemos chamar de “fintechzação” ou bancarização dos grandes varejos que passaram a
oferecer alguns serviços financeiros com o intuito de fidelizar e monetizar
seus clientes.
A novidade para 2022 é que esta fintechzação está chegando na indústria, no B2B. A tecnologia torna isso
possível e acessível com facilitadores como Open Bank e o Pix que possibilitam
chegar a cadeia todos os serviços como a conciliação, antecipação de recebíveis
com garantia que possibilita o alongamento de prazo para pagamento e o crédito
à juros mais baixos devido à redução de riscos. Aliás, essa é a grande
necessidade do mercado: prazo. Com o dinheiro "mais caro", todo mundo
precisará de mais prazo e a antecipação de recebíveis se faz muito necessária e
com isso uma oportunidade imensa para empresas que oferecem soluções neste
sentido.
Uma grande indústria de tabaco consegue
e tem caixa para apoiar seus pequenos clientes que são, por exemplo, as bancas
de jornal e pequenos comércios. A indústria sabe que eles não têm capital, mas
sabe que eles têm recebíveis e a tecnologia está ali para apoiar e dar soluções
inteligentes de gestão financeira para toda a cadeia de supply chain finance.
O ecossistema inteiro tem que ser levado
em consideração e ser bem cuidado para que funcione para todos. É preciso ter
isso em mente para crescer, para desenvolver projetos que façam, claro, a minha
empresa crescer, mas não só ela. Eu, como empresário, preciso pensar em todos
os agentes do sistema. Aqui, vale também lembrar que o ESG, também uma
tendência em alta, vai além da questão ambiental. Também é cuidar da saúde
financeira da cadeia como um todo. A saúde financeira das empresas gerida de
maneira sustentável impacta diretamente no trato social e ambiental.
Outra tendência forte é o omnichannel, porém, neste ano, acredito que as empresas
devam se voltar para as experiências físicas, o varejo físico deve voltar com
força na medida em que a convivência social também volte. Empresas digitais
devem vir para o físico também. Porém, o controle do omnichannel não pode não
contar com a tecnologia, pois se for analógico vai se perder dinheiro. O
checkout é sempre da plataforma.
Sobre a Accesstage (https://site.accesstage.com.br/):
Com o propósito de revolucionar a gestão
nas empresas e trazer prosperidade financeira para os negócios,
a Accesstage, Techfin, que integra tecnologia e serviços para
simplificar e promover maior performance na gestão financeira, tem como
posicionamento empoderar os gestores financeiros por meio de tecnologias para
ver, prever e agir, assim tornando-os confiantes para tomar decisões acertadas.
Com uma base de mais de 120 mil empresas conectadas, mais de 80 adquirentes de cartões e mais de 300BI trafegados anualmente em suas plataformas, a Accesstage é integradora de soluções e serviços para a gestão de pagamentos/recebimentos, transferência eletrônica de informações financeiras e cessão de crédito por meio do mercado de capital. Fazem parte do Grupo Accesstage as empresas Negocie Online, Trustion, Movats, IN10 e Kaspper.
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