Clínicas e hospitais devem usar tecnologia para estreitar relacionamento com os pacientes
Redes Sociais e CRM são essenciais para aproximação
com pacientes e desenvolver uma gestão de excelência
Interagir com os
clientes pelas redes sociais se tornou algo corriqueiro para a maioria das
empresas, mas algumas clínicas e hospitais ainda sentem dificuldade para se
comunicar utilizando as plataformas digitais.
Éber
Feltrim, CEO da SIS Consultoria,
que atua há mais de 27 anos auxiliando empresas a melhorarem a sua gestão,
performance e processos internos, explica que uma clínica pode se destacar nas
redes ao entender e se adequar a alguns fatores. “É necessário compreender que
toda a interação que ocorre no ambiente virtual necessita ser uma extensão do
que realmente ocorre no físico, baseado em sua cultura de atendimento. O padrão
de comunicação deve ser sempre o mesmo”, pontua.
Outro ponto importante
e que os gestores precisam estar atentos é saber exatamente em que plataforma
digital a sua audiência está presente e ativa. Além disso, para obter o tão
sonhado engajamento é possível promover postagens descontraídas dependendo da
rede, porém, o especialista recomenda cautela. “Se a ideia é produzir um
conteúdo mais leve, é possível levar isso para o Reels, TikTok ou stories, mas cuidado com os
excessos, que podem se tornar um problema. Caso a clínica tenha um atendimento
mais clássico presencialmente, é importante manter a mesma linha nas redes
sociais”, explica.
A interação com os
seguidores e a velocidade como isso é feito também são essenciais. “É preciso
ser ativo, respondendo e curtindo os comentários, além de compartilhar
publicações em que a página é mencionada. Ter esse cuidado e agilidade pode
aproximar ainda mais a clínica de seus pacientes. Caso o profissional não tenha
tempo para essa tarefa, é essencial ter alguém que fique responsável para
realizar essa interação. Afinal, se a campainha tocar você abre a porta ou
ignora? Deixa o telefone tocar ou atende?”, questiona Feltrim.
Softwares de CRM também
são ferramentas que facilitam a gestão e a aproximação com os clientes, uma vez
que, se bem atualizados, fornecem informações valiosas. “Esse é um dos pilares
de uma gestão de excelência. Um software especializado pode armazenar todas as
informações de determinados pacientes, relatando procedimentos feitos nessa
clínica e qual foi o montante gasto. Isso ajuda a identificar padrões e apontar
para a elaboração de novas estratégias tanto de fidelização quanto resgate de
clientes, uma vez que todo o histórico pode ser acessado de forma rápida e
intuitiva”, finaliza.
Sobre o Dr. Éber
Feltrim
Especialista em gestão
de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após
alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco
conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da
saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua
formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento
e gestão de clínicas.
Sobre a SIS Consultoria
de Negócios
A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 27 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 150 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.
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