Viver da beleza: um promissor mercado para empreender
Divulgação - Literare Books International
por Ligia Saraiva (*)
Diante dos desafios que diversos
mercados têm enfrentado devido a pandemia de Covid-19, assim como os últimos
acontecimentos econômicos no Brasil e no mundo, o mercado da beleza, mesmo
sofrendo uma queda, se tornou uma área promissora e em constante expansão.
Não é novidade que o brasileiro sempre
esteve em busca de mudança e melhoria em sua aparência. Uma pesquisa feita em
2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que os
brasileiros gastam mais com beleza do que com comida. Com isso, podemos
observar que o profissional desse segmento precisa estar sempre atento, se
especializar, filtrar e entender o que pode ser mais relevante, visando
entregar o que seu cliente procura, sempre agregando valor ao seu negócio, afim
de proporcionar não só o procedimento que o cliente busca, mas também uma
experiência. Ou seja, ele valoriza valores competitivos ou serviços e produtos
de qualidade, mas a experiência que ele tem com o profissional ou empresa.
O relatório “Global Forecast to 2025" também evidencia
o mercado no âmbito mundial. Segundo o levantamento, o mercado global de
estética está projetado para atingir US$ 15,9 bilhões até 2025, de US$ 9,4
bilhões, em uma taxa de crescimento composta de 10,9% de 2020 a 2025.
Assim sendo, são os hábitos e a mudança
no padrão de beleza dos brasileiros em seguir tendências, que faz movimentar o
mercado da beleza de forma tão frenética.
E não é só o movimento de crescimento em
produtos e serviços que se destaca, mas também algo extremamente relevante para
quem trabalha na área, que é a valorização da profissão e o reconhecimento dos
profissionais desse ramo. Durante muito tempo, os profissionais de beleza
faziam parte da categoria "subemprego", algo para "quebrar um
galho".
Além disso, o crescimento das mídias
sociais fez com que a visibilidade desse mercado ficasse ainda mais em
evidência, visto que a concorrência nessa área é algo que deve ser levada em
consideração no planejamento. Nesse sentido, investir em um diferencial e
aproveitar essa facilidade de divulgação por meio dessa vitrine digital pode fazer
com que você ganhe destaque e conquiste novos seguidores e, consequentemente,
novos clientes.
O mercado da beleza não é algo novo, mas
é uma área em constante crescimento, inovação e que movimenta milhões. Mesmo em
tempos de crises é um nicho que se mantém fortemente. Tanto homens como
mulheres buscam constantemente, por meio da estética, por sensação de bem-estar
e autoestima alta, ou seja, buscam cuidados estéticos que conectam o meio, o
corpo e a mente. Ao mesmo tempo, os profissionais da área devem possuir o mesmo
sentimento em fazer com que cada cliente fique satisfeito e mais feliz por meio
da sua entrega, atendimento e dedicação.
Estar bem, sentir-se bem e fazer com que
as pessoas se sintam bem e com qualidade é a maior recompensa em investir nesse
mercado que está em crescente ascensão!
(*) Ligia Saraiva - Fundadora do Studio Ligia Saraiva, atua na área da beleza há mais de 25 anos, especialista em valorização da beleza natural. Instrutora de protocolos e mentorias exclusivos para profissionais da área da beleza, entre outras. Apaixonada pelo que faz, é imparável na busca pelo atendimento personalizado com excelência "Gente Cuidando de Gente”. Coautora do best-seller “As donas da p**** toda - vol.2”, pela Literare Books International.
Nenhum comentário