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3 dicas para iniciar uma loja virtual de sucesso



 Hoje em dia os clientes estão cada vez mais exigentes, se acostumando com facilidades de todos os tipos, sendo que as principais giram em torno da loja virtual

Afinal, assim, é possível comprar e receber tudo do conforto de casa.

Recentemente, até mesmo as compras de supermercado começaram a ser feitas pela internet, de modo que a pessoa pode consumir desde produtos não perecíveis até os congelados, sem precisar sair de sua residência para isso.

Lembrando que até poucos anos atrás o brasileiro médio tinha medo de realizar compras digitalmente, receando sobretudo as fraudes financeiras, ou seja, passar o cartão de crédito e correr o risco de receber o produto errado ou nem sequer receber.

Mas, vários fatores políticos e econômicos dos últimos anos acabaram mudando isso drasticamente. 

Hoje você abre os motores de busca e pesquisa algo como manutenção de notebooks, logo encontrando dezenas ou mesmo centenas de resultados.

Em alguns casos, é possível pesquisar pelo celular e usar o GPS para localizar apenas os resultados cujos estabelecimentos estão mais próximos. 

Assim, a plataforma encaminha o usuário até a loja mais perto que oferece aquela solução.

Já nem se trata de mera opinião, pois quem comprova o crescimento que tudo isso significa em termos de e-commerce são as próprias pesquisas, como uma recente realizada pela ABComm, que é a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

O que o boletim revela é que no último período houve um crescimento de mais de 35% em termos absolutos, independentemente do segmento avaliado. 

Em termos de faturamento, isso chega a quase 50% e um valor acima de cinquenta e cinco bilhões de reais por ano.

Certamente, ao ver esses dados, qualquer empresário se sente bastante atraído e interessado em digitalizar seu negócio. 

Afinal, quem não quer tirar seu pedaço desse bolo que movimenta tantos bilhões de reais por ano.

De fato, uma empresa de decoração para restaurantes pode até mesmo fazer uma conta simples e mensurar quanto seu próprio segmento rende no digital, depois medindo quanto ela consegue abocanhar desse nicho e o valor que está perdendo em oportunidades.

Talvez isso já nem seja mais questão de oportunidade, mas sim de sobrevivência, pois cada vez mais vai haver clientes que só compram pela internet, de modo que o estabelecimento presencial não será mais capaz de chamar sua atenção, tornando-se defasado.

O próprio avanço dos últimos anos aponta nessa direção. Sendo que um dos maiores divisores de água que vimos foi a crise do ano 2021, por conta da pandemia e dos processos de quarentena que se seguiram.

Lembrando que algumas curvas de crescimento da época foram inflacionadas, mas na sequência a normalização cuidou de manter boa parte do crescimento, simplesmente porque as pessoas se acostumaram a comprar pela internet, com ou sem crise.

Outra tendência é a macro cultural, que indica que as novas gerações realmente estão bem mais inclinadas ao digital do que ao presencial. 

Afinal, são pessoas que já nasceram com computador em casa, acesso à internet e às informações como um todo.

Mais recentemente, os próprios laptops, smartphones e tablets têm tornado tudo isso ainda mais acessível e mais aquecido. Agora imagine como isso não favorece uma loja de informática que faz venda, reparo ou mesmo aluguel de notebook.

Assim é que vai se criando um verdadeiro círculo virtuoso de ação e reação. Os aplicativos de celular estão aí para comprovar que a inovação em termos de produtos, serviços e entregas de compras realizadas pelo celular é algo que está apenas começando.

Muitas coisas acontecerão nos próximos anos e décadas, de modo que aquele que entender isso primeiro vai acabar saindo na frente. Também por isso é que decidimos escrever este artigo, voltado de modo especial para o tema.

Além de trazer as 3 melhores dicas práticas para você iniciar uma loja virtual do absoluto zero, e atingir o maior sucesso possível, também explicaremos alguns conceitos e características sem os quais seria difícil obter esse resultado.

Realmente, um dos problemas atuais da internet e desse tipo de conselho é que muitas vezes fica-se apenas em afirmações abstratas e genéricas, sem dar um norte pedagógico e aplicável para quem realmente vai colocar a estratégia em prática.

Em função disso, também traremos exemplos bem ilustrativos, de segmentos e nichos de mercado realmente existentes, pois assim fica bem claro como todo e qualquer tipo de empresário ou de gestor pode implementar com sucesso esses princípios.

Tanto que um dos pontos mais atrativos das lojas virtuais hoje em dia é justamente o fato de que elas já evoluíram tanto que podem ajudar qualquer modelo de negócio, seja quem vende comida fit delivery ou produtos e peças da área industrial.

Diante disto, se o seu interesse como leitor é realmente mergulhar de cabeça em dicas e conselhos relativamente simples, mas que podem mudar a história da sua empresa por meio das vendas digitais, então basta seguir adiante.

O que é a loja virtual?

Um modo de deixar claro do que se trata as lojas virtuais é começar desfazendo uma confusão que já se consagrou no Brasil, que é a de confundir alguns termos semelhantes.

Por exemplo, e-commerce, loja virtual e marketplace. O primeiro deles pode ser traduzido como comércio eletrônico, contudo não no sentido mais abrangente do termo, que seria o de “tudo que se compra, vende e comercializa pela internet”.

Na verdade, no Brasil o termo e-commerce acabou designando apenas as lojas virtuais, em oposição aos marketplaces. 

Estes, por sua vez, são como um shopping center digital ou uma galeria multimarcas, em vez de serem exclusivos de uma loja apenas.

Dito assim, também fica claro como uma empresa de adesivos personalizados pode se beneficiar ao preferir uma plataforma própria. 

No sentido de que:

  • Ela define suas próprias regras;

  • Define suas formas de envio;

  • Controla as formas de pagamento;

  • Tem relatórios mais detalhados;

  • É dona do espaço e do domínio.

Enfim, há toda uma autonomia bem maior em manter uma loja virtual no ar, de modo que se ela chegar a obter sucesso a marca estará em considerável benefício.

Ao mesmo tempo, porém, é preciso muito esforço para conseguir esse sucesso. 

Afinal, as grandes plataformas ou marketplaces investem milhões em marketing, já são conhecidas e cobram comissão com base nos resultados que geram para os anunciantes.

Isso só vem reforçar as dicas que daremos abaixo, pois quem quer conquistar as vantagens do e-commerce vai precisar fazer alguns esforços específicos.

  1. Impulsione sua loja

Além de compreender o macro contexto detalhado acima, é preciso arregaçar as mangas e saber impulsionar o seu site, isto é, sua loja virtual ou e-commerce.

De fato, um erro muito comum é abrir e ficar esperando os clientes surgirem, mais ou menos como na época das lojas físicas. 

Com o agravante de que lá alguém ainda podia passar na frente, e aqui ninguém nunca vai descobrir o domínio da sua loja.

Você é que precisa gerar o tráfego necessário, então se o seu segmento atua com suporte de TI para pequenas empresas, vai ser preciso pagar por essa e outras palavras-chave similares, para que apareçam com destaque nos motores de busca.

Assim, quando alguém pesquisar qualquer coisa no seu nicho, você aparecerá com destaque, o que vai fazer toda diferença em termos práticos também.

Além disso, não bastam os motores de busca, mas também as redes sociais seguem a mesma regra. 

Portanto, impulsione as postagens por lá também, fazendo anúncios e patrocínios voltados para o seu perfil de público-alvo.

  1. Crie uma plataforma

Se pararmos para pensar, existe uma diferença sutil entre site, loja virtual e plataforma. O que vai crescendo é a complexidade da proposta, de modo que a plataforma é o mais completo em termos de universo digital.

Por isso, se você quer destacar seu e-commerce, é preciso transformá-lo em uma plataforma digital, trazendo inovações compatíveis com isso.

Se falamos sobre uma empresa de consultoria contábil, por exemplo, comece permitindo que os clientes mais fiéis criem login e senha e tenham funcionalidades diferenciadas.

Outro passo importante é criar páginas responsivas, que são aquelas que abrem igualmente bem no computador, no celular, no tablet e até na televisão.

Tudo isso também garante um site com bom carregamento, de modo que o cliente não precise ficar esperando quando clicar em algo. A qualidade das fotos, textos, menus e afins também precisam seguir a linha da excelência.

  1. Facilite ao cliente

Por fim, um último critério que pode fazer toda diferença na hora, isto é, quando o cliente for clicar em comprar, é facilitar a vida dele em termos de frete, formas de pagamento, atendimento e entrega.

Imagine um escritório que faz abertura de empresas e compra um software na sua loja virtual. Ele vai esperar a entrega no dia marcado, sem dúvida, então não decepcione.

O melhor modo de garantir isso é fazer as parcerias certas com instituições financeiras e também com aquelas que fazem as entregas dos produtos.

Considerações finais

Sendo assim, falar sobre lojas virtuais é falar a respeito do futuro que já chegou, pois hoje não é possível se destacar no mercado sem contar com isso.

Acima aprofundamos as 3 melhores dicas para você já iniciar sua loja virtual com o pé direito, seguindo os conselhos que realmente podem trazer o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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