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5 principais ferramentas de engajamento no Instagram


 

Que o Instagram é uma das redes sociais mais relevantes dos últimos tempos, disso ninguém duvida. 

O número de usuários da plataforma cresce constantemente, tendo passado da marca de um bilhão de contas no mundo todo.

Essa rede social se tornou uma ferramenta de entretenimento e de conhecimento, uma vez que boa parte dos usuários é composta de empresas e de criadores de conteúdo, que estão constantemente publicando posts de interesse amplo.

Diante disso, os usuários podem se deparar com contas empresariais dos mais diversos nichos, encontrando desde uma funeraria 24 horas até uma escola de educação infantil com uma pesquisa simples na plataforma.

De fato, quanto mais o tempo passa, mais pessoas se inscrevem na rede e passam a desfrutar dos benefícios oferecidos pela plataforma, que traz vantagens interessantes para quem navega por ali por vários minutos ou mesmo por horas.

É verdade que o Instagram está em constante evolução e que cada atualização realizada na rede social traz ainda mais motivos para uma navegação extensa. 

Assim, é comum que os usuários acabem dedicando vários momentos do seu dia para navegar por lá.

Sendo assim, uma constatação interessante é a de que potenciais clientes de uma empresa estarão também presentes na rede social.

De modo que as companhias que desejam impactar o seu público mais facilmente precisam marcar presença no Instagram.

Até mesmo porque a plataforma investe constantemente em ferramentas que permitam que empresas de diferentes nichos tenham um maior aproveitamento da rede e consigam com isso realizar novos negócios com frequência. 

Sendo assim, estar no Instagram hoje é ação obrigatória para quem quer ser encontrado facilmente e aproveitar a plataforma para realizar diversas ações, que podem ser importantes e até financeiramente positivas. 

Se você já criou a sua conta no Instagram, mas quer melhorar a sua atuação e deseja entender o que pode ser feito para aumentar o engajamento do público com as suas atividades por ali, não deixe de ler este artigo para conhecer mais sobre o tema. 

O crescimento do Instagram no Brasil

Não é difícil perceber que o brasileiro é apaixonado por redes sociais e, mais especificamente, pelo Instagram. 

Por ali, um usuário pode encontrar amigos e anúncios sobre envelopamento automotivo cromado a poucos passos do seu endereço.

Em quantidade de usuários, o Brasil ocupa o segundo lugar no Instagram, sendo o primeiro ocupado pelos Estados Unidos. 

De fato, dificilmente hoje é possível encontrar uma pessoa que não tenha feito a sua inscrição na plataforma ou que nunca tenha ouvido falar na rede.

Há vários indícios sobre o amor dos brasileiros pelo Instagram. As ações executadas pelos usuários provam isso de forma prática. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, foi constatado que:

  • 92% dos usuários entra na rede uma vez ao dia;

  • Destes, 53% acessa mais de uma vez ao dia;

  • Além disso, 22% deixa o app aberto o dia todo;

  • 73% passou a usar mais o Instagram depois da pandemia.

Mas, apesar de muitas pessoas acharem que os usuários presentes ali só desejam passar parte do seu tempo com algum entretenimento, é preciso mencionar que 80% dos usuários acredita que a rede aproxima pessoas e empresas.

Isso ocorre principalmente porque 55% das pessoas assumem que utilizam o Instagram para conversar com diferentes companhias, aproveitando a ferramenta para tirar dúvidas sobre uma aula de 7 cordas ou para realizar um pedido de caneca personalizada.

De fato, o Instagram é uma terra fértil para novos negócios. Mas, dada a quantidade de usuários que navegam todos os dias na rede, não é preciso mencionar que ali também é um campo repleto de concorrência.

Portanto, qualquer pessoa que queira se destacar na rede social e conquistar a fidelidade do seu público deve encontrar maneiras de sair na frente e de garantir o engajamento dos seus seguidores.

Para isso, o Instagram já criou uma série de ferramentas que ajudam o usuário a conquistar o destaque desejado, pelas funcionalidades que ele pode obter e, com isso, conquistar o engajamento desejado.

As melhores ferramentas de engajamento no Instagram

Hoje em dia, qualquer pessoa que precisa pesquisar sobre um laudo de PPRA para saber do que se trata e para obter um vai utilizar a internet para isso. 

Mas, de modo mais específico, as empresas de diversos segmentos já entenderam que elas precisam estar nas redes sociais para que os seus potenciais clientes consigam encontrá-las com maior facilidade.

O Instagram, diante dessa necessidade dos seus usuários, possui cada vez mais opções de ferramentas que permitem uma experiência completa a todos, desde quem utiliza a rede para entretenimento até para quem a utiliza para trabalhar. 

Nesse sentido, quem quer obter um maior engajamento na sua conta da plataforma precisa conhecer um pouco mais sobre essas ferramentas, para então ter uma utilização mais completa e otimizada. Confira as principais a seguir.

1. mLabs

Para quem precisa de uma ferramenta que permita a gestão do Instagram e de outras redes sociais pode utilizar o mLabs para isso. Ele permite a postagem e produção de posts de forma descomplicada.

Entre as funcionalidades dessa ferramenta está o agendamento de postagens, o que inclui até mesmo stories. Automatiza respostas pelo direct e cria fluxos de trabalho, criando também um registro dessas informações.

Para completar, uma empresa de estrutura metálica para galpão, ou de qualquer outro segmento que utilize essa ferramenta pode obter relatórios de desempenho e crescimento da conta, ajudando no planejamento de estratégias. 

2. Perforgram

Outra opção interessante para quem quer gerenciar o Instagram é utilizar o Perforgram, que oferece funções automatizadas de engajamento, permitindo um trabalho mais fácil nas redes sociais.

As ferramentas disponíveis incluem agendamento de postagens de fotos, vídeos, álbuns e stories de forma automática. Além disso, começa e deixa de seguir usuários, curte posts e comenta em publicações diversas.

Há a opção de envio de mensagens pelo direct para novos seguidores, além de ajudar na segmentação de usuários. 

Para quem deseja obter relatórios para verificar o desempenho de uma postagem sobre rastreador veicular em novo aleixo, essa é uma boa alternativa.

3. Etus

O Etus é mais um dos recursos para a gestão das contas do Instagram. Para facilitar o dia a dia, ele faz o agendamento de publicações, fornece relatórios completos e oferece um serviço de atendimento para responder mensagens do direct. 

Um dos diferenciais do Etus é o de compactar dados de concorrentes em um relatório, no qual o usuário consegue entender o desenvolvimento deles para aplicar estratégias mais efetivas na sua conta. 

Permite o salvamento de rascunhos de posts, insere marcas d’água com logo nas postagens, possui um sistema de repostagem e de assinatura e vários outros recursos interessantes para empresas. 

4. Repost

Uma das melhores ações para engajamento no Instagram é a repostagem de conteúdos. 

Assim, uma empresa de limpeza pesada que atendeu a um cliente de modo satisfatório pode ter sido mencionada em um post dessa pessoa no Instagram.

Para mostrar ao seu público o quanto os seus clientes confiam no seu trabalho, a empresa pode fazer a repostagem desta publicação, reforçando assim a sua boa imagem no mercado. A ferramenta Respost facilita esse processo. 

Isso porque ela faz a repostagem no perfil de forma simples, sem deixar de mencionar e dar os créditos para quem publicou a mensagem originalmente. Com isso, a autoridade da marca passa a ser cada vez maior na rede social. 

5. Vídeos (Boomerang e Reels)

Quando se fala em vídeos, esse é um recurso que não pode faltar. Para isso, funcionalidades como o boomerang e os reels são indispensáveis.

Um dos tipos de vídeos mais famosos do Instagram são aqueles que ficam em loop, ou seja, indo e voltando na exibição do mesmo conteúdo. Esses são os famosos boomerangs, que fazem sucesso na plataforma.

Além disso, os reels se tornaram fundamentais para a rede social, que oferece uma aba própria para isso na conta de cada usuário. 

O reel pode ser feito para mostrar o lançamento de uma bateria caminhão 150 ou até para criar um conteúdo engraçado e atrativo. 

Tudo isso ajuda a aumentar o engajamento de uma conta na plataforma, e pode ser diretamente responsável pelo sucesso dela entre os seguidores e no Instagram de modo geral.

Considerações finais

Sendo assim, o Instagram é uma das redes sociais mais importantes em solo brasileiro, por isso, qualquer ação realizada ali pode ser o motivo do crescimento de uma conta de forma produtiva e financeiramente atrativa. 

Por isso, se você já atua na plataforma mas quer automatizar e engajar ainda mais a sua conta, não deixe de utilizar as ferramentas mencionadas neste conteúdo e tenha benefícios que vão garantir um trabalho cada vez mais simples e de maior qualidade no Instagram. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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