A expectativa da digitalização do pequeno varejista para 2022
Por Luan Gabellini, sócio-diretor da
Betalabs*
A tecnologia no varejo já era uma
“tempestade” anunciada, mas chegou como um furacão durante a pandemia. O ritmo
acelerado de transformação imposto pela covid-19 fez muitas marcas correrem
para introduzir o mundo digital no seu negócio. Nas grandes marcas, isso
aconteceu de forma massiva, já que fizeram muitos investimentos nesse setor
para atrair os clientes. Mas e o pequeno varejista? Para manter a empresa viva,
ele também vai ter que voltar o olhar para essa demanda.
O consumidor troca de hábitos com muita
velocidade, por isso ter um plano de negócio dinâmico é fundamental. A escolha
do sistema em que a loja vai operar é de extrema importância, porque ele deve
oferecer agilidade e ser fácil de mexer. A integração dos estoques da loja
física e on-line faz ser possível controlar com mais precisão a entrada e saída
dos produtos.
Outro ponto crucial nos dias atuais é a
forma de pagamento que vai ser oferecida pela empresa. Com a vida cada vez mais
corrida, o consumidor quer encontrar facilidade e nada de burocracia. Então,
proporcionar opções de pagamentos mais rápidas, como o Pix, vai fazer total
diferença.
Quando se fala em digitalização, a maneira
de atender também precisa estar em foco. Porque geralmente quem está vivendo
uma experiência de compra quer que ela seja concluída sem nenhuma dor de
cabeça. E um bom atendimento pelos meios on-line, com certeza, vai fazer com
que o consumidor tenha uma boa jornada. Por isso, a equipe que vai
prestar esse apoio ao cliente tem que ser bem preparada.
A sobrevivência de uma marca está ligada
diretamente à fidelização do cliente. Mas como conseguir mantê-lo? O principal
é saber o perfil dele, ter noção de alguns comportamentos e demandas e oferecer
benefícios que vão conquistá-lo. Hoje é quase impossível falar em varejo, de
grande ou pequeno porte, e não pensar no uso da tecnologia.
A digitalização, que por um tempo era um
desejo distante para muitos, principalmente para as marcas menores, agora se
tornou prioridade. Porque as compras on-line ficaram populares, as lojas têm
sistemas cada vez mais integrados e os investimentos tecnológicos no setor
chegaram para ficar, pois trouxeram resultados.
*
Luan Gabellini é sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em tecnologia
para e-commerce e clubes de assinatura – e-mail: betalabs@nbpress.com
Sobre a Betalabs
Criada em 2011 por Luan Gabellini e Felipe Cataldi, a Betalabs é uma empresa de tecnologia especializada na oferta de soluções para e-commerce e clubes de assinatura. Inicialmente focada no desenvolvimento de projetos sob medida em cloud computing, atualmente a empresa oferece uma única plataforma a seus clientes, mas com diversas funcionalidades e possibilidades de integração com outras tecnologias, como marketing e logística. Entre os recursos disponíveis estão plataforma de e-commerce para lojas virtuais, plataforma específica para clubes de assinatura, ERP Cloud e integração com marketplaces. Mais informações, acesse: www.betalabs.com.br
Nenhum comentário