AABIC alerta sobre reforço na segurança dos condomínios neste momento de retomada das atividades presenciais
Associação destaca a importância de
procedimentos e comportamentos adequados de moradores, colaboradores e gestores
dos edifícios contra quadrilhas que adotam estratégias cada vez mais
sofisticadas
São Paulo, 12 de abril de 2022 – Distrações de moradores e retomada das
atividades presenciais e híbridas, cenário que diminui a necessidade do home
office, têm deixado os condomínios residenciais mais vulneráveis a ações de
criminosos. O alerta é da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e
Condomínios (AABIC), a maior do segmento no Estado de São Paulo, que também
aponta que maior rigor em procedimentos de condôminos e sistemas de segurança
podem ajudar os empreendimentos a afastar as tentativas de assaltos, furtos,
roubos, além de invasões e arrastões por quadrilhas.
Embora dados da Secretaria de Segurança
Pública de São Paulo mostrem que os roubos em imóveis residenciais
representaram 1,77% do total de ocorrências registradas em janeiro e fevereiro
deste ano — um pouco abaixo da taxa de 1,94% registrada em igual período de 2021
—, o percentual é considerado alto pela AABIC e evidencia a necessidade de
vigilância constante de todos os condôminos e prestadores de serviços. “Isso é
especialmente importante diante da retomada das atividades presenciais após o
período mais crítico da pandemia. Afinal, condomínios mais vazios podem ficar
mais vulneráveis, atraindo a cobiça dos criminosos”, observa José Roberto
Graiche Júnior, presidente da AABIC.
Segundo recomenda a entidade às
administradoras associadas (responsáveis por cerca de 16 mil condomínios em
todo o Estado), a linha de defesa dos condomínios deve ser montada em pelo
menos três frentes, envolvendo tanto os moradores quanto o corpo de
colaboradores e a gestão do condomínio. Para a AABIC, é fundamental o
envolvimento de todos, uma vez que, a cada dia, os criminosos adotam novas
estratégias, como se fazer passar por amigos de adolescentes para adentrar os
edifícios — inclusive vestindo-se no estilo desses jovens moradores, de forma a
confundir o colaborador da portaria. Adicionalmente, as quadrilhas obtêm
informações detalhadas sobre as unidades em anúncios para venda ou locação
disponíveis na internet, o que pode facilitar seus planos de invasão e roubo.
No que se refere aos colaboradores
(porteiros, zeladores, faxineiros, manobristas, entre outros), a AABIC orienta
as administradoras a reforçar a indicação de procedimentos como a identificação
rigorosa de entregadores e prestadores de serviços diversos (como, por exemplo,
os das companhias de luz, gás e telefonia, de seguradoras, de imobiliárias e
autônomos), com registro em livro de visitas e liberação apenas sob autorização
de um morador maior de idade. Vale destacar que, no caso de entregas, não é
recomendável a liberação do acesso às dependências do condomínio — ou o morador
retira na portaria ou a encomenda lá fica temporariamente armazenada. No caso
específico de corretores de imóveis, é essencial a apresentação do cartão de
regularidade profissional, expedido pelo Creci-SP.
O porteiro só deve abrir o portão depois
de ter identificado e registrado o prestador de serviço — o que vale também
para familiares e amigos dos moradores. A liberação do acesso ao interior do
edifício requer autorização do morador, vale ressaltar. Ainda nos procedimentos
da portaria, são relevantes pontos como atenção à movimentação nos arredores
antes de abrir o portão para entrada de moradores a pé (nos casos em que não
houver acesso por biometria) e pela garagem (quando não for acionada por
controle remoto pelo morador) e o manejo correto do sistema de clausura (em que
um portão só abre depois que outro foi fechado). Para zeladores e colaboradores
de limpeza, a regra deve ser manter todos os portões trancados durante
atividades de manutenção das áreas externas.
A AABIC intensificou a realização de
cursos na sua sede, em São Paulo, para a capacitação de profissionais
prestadores de serviços com o propósito de trazer orientações sobre
procedimentos que possam qualificar suas atuações nos condomínios. Duas novas
turmas já têm agendas confirmadas para treinamentos presenciais. O curso
Desenvolvimento e Qualificação para Profissionais de Portaria acontecerá entre
os dias 25 e 28 de abril, das 14h00 às 18h00, no auditório da AABIC. Em maio,
os profissionais da área poderão se inscrever para o curso Segurança em
Condomínios, programado para os dias 25 e 26, também das 14h00 às 18h00. Mais
informações podem ser obtidas pelo email treinamentos@aabic.org.br e
telefone (11) 3059-3372.
No que cabe ao morador, a AABIC destaca
como recomendações às administradoras para serem repassadas em comunicados aos
condomínios: não deixar chaves em guaritas ou sob a guarda de colaboradores;
ter cuidado com orientações deixadas para funcionários, mantendo-os informados
sobre eventuais visitas de prestadores de serviços (avisando que não devem
autorizar a entrada se não tiverem recebido a informação do morador); atentar
para procedimentos de segurança para autorização de entrada de amigos de filhos
menores (recomenda-se que crianças e adolescentes não estejam autorizados a
liberar visitas) e de funcionários do apartamento; nunca deixar as portas de
acesso aos apartamentos destrancadas.
O papel da gestão (corpo diretivo,
auxiliado pela administradora) envolve manutenção adequada de câmeras, portões,
cercas e outros componentes eletrônicos; investimento em melhorias e
atualizações desses sistemas sempre que possível; abordagem frequente do tema
em discussões de assembleias, para que sejam, por exemplo, estabelecidos
códigos de comunicação entre colaboradores e moradores em situações de perigo.
Sobre a AABIC
A Associação das Administradoras
de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) é uma entidade com 43 anos
de atuação na formação qualitativa do mercado de administração e locação de
imóveis. Conta com 90 empresas associadas, que administram atualmente 16 mil
condomínios e mais de 60 mil imóveis locados, onde vivem cerca de 5,1 milhões
de pessoas. As associadas da AABIC são responsáveis pelo emprego de 115 mil
pessoas no setor, contabilizando os funcionários de operação nas empresas até o
contingente de colaboradores contratados para executar as rotinas dos
condomínios. Fundada em 1978, a AABIC busca cumprir com excelência e rigor sua
principal missão: orientar a administração de bens imóveis e condomínios em
suas atividades. Com gestão voltada para o aperfeiçoamento contínuo da
qualidade dos serviços de orientação e treinamento, a associação trabalha pela
valorização do segmento no mercado imobiliário.
Sobre a AABIC
A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) é uma entidade com 43 anos de atuação na formação qualitativa do mercado de administração e locação de imóveis. Conta com 90 empresas associadas, que administram atualmente 16 mil condomínios e mais de 60 mil imóveis locados, onde vivem cerca de 5,1 milhões de pessoas. As associadas da AABIC são responsáveis pelo emprego de 115 mil pessoas no setor, contabilizando os funcionários de operação nas empresas até o contingente de colaboradores contratados para executar as rotinas dos condomínios. Fundada em 1978, a AABIC busca cumprir com excelência e rigor sua principal missão: orientar a administração de bens imóveis e condomínios em suas atividades. Com gestão voltada para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos serviços de orientação e treinamento, a associação trabalha pela valorização do segmento no mercado imobiliário.
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