Últimas

Academia Mineira de Letras faz homenagem ao escritor ​João Alphonsus

DOMINGOS GUIMARAENS APRESENTA PALESTRA EM VÍDEO DISPONÍVEL A PARTIR DE 21/04 NO CANAL DE YOUTUBE DA AML

 

O escritor Domingos Guimaraens é convidado da Academia Mineira de Letras para apresentar a palestra “Nos 120 anos do acadêmico  João Alphonsus”. Com detalhes da vida e obra de um dos autores mineiros mais relevantes do último século, o vídeo estará disponível a partir das 11h do dia 21 de abril, no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A palestra traz ao público um panorama da vida e da obra do escritor e acadêmico João Alphonsus. Domingos Guimaraens faz comentários sobre os principais contos e romances do acadêmico e sua relação com outros escritores fundamentais para o modernismo brasileiro como Carlos Drummond de Andrade, Mario de Andrade e Manuel Bandeira. Fala também sobre as conversas pessoais e literárias do acadêmico com o pai e poeta simbolista, Alphonsus de Guimaraens.

Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram sua programação, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 300 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever.

 

Sobre o palestrante:

Domingos Guimaraens nasceu em 1979 no Rio de Janeiro. Poeta e artista visual, doutor em Literatura Cultura e contemporaneidade pela PUC-Rio com a tese Amanhã tudo isso será tinta: alianças de sangue e escrita entre os Guimarães e Guimaraens. É organizador de eventos de poesia, artes visuais e artes integradas. De 2003 a 2006 foi um dos organizadores do CEP20000, Centro de Experimentação Poética, que existe no Rio desde 1990. Em 2018 publicou “Agora também antes” pelo selo Mega Mini da Editora 7letras. Em 2011 publicou Um épico, pela Cartoneira cArAtApA.

Em 2008 juntamente com Os Sete Novos, lançou o livro Amoramérica. Em 2006 publicou A Gema do Sol também pela editora 7 Letras. Tem textos publicados em antologias de poesia como É agora como nunca (org. Adriana Calcanhoto), Garganta (editora Azougue), lançado juntamente com áudio livro em vinil. Além de estar incluído na antologia internacional En la outra orilla del silencio, poetas brasileños contemporáneos, publicada no México, pela Libera/Unam, em 2012.

Desde 2008 trabalha com o coletivo OPAVIVARÁ! viajando e expondo com o grupo por todo Brasil e no exterior. www.opavivara.com.br  www.ossetenovos.org

 

SERVIÇO:

Palestra on-line “Nos 120 anos do acadêmico João Alphonsus”, com Domingos Guimaraens

 

 Data: a partir de 21 de abril, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Nenhum comentário