Agrishow 2022: Projeto Imagem promove a indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional
Agrishow 2022: Projeto Imagem promove a
indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional
A Feira Internacional
de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow 2022, acontece em sua 27ª edição em
Ribeirão Preto, São Paulo, entre os dias 25 e 29 de abril. O evento, o maior em
tecnologia agrícola do Brasil e um dos três maiores do mundo, é reconhecido por
lançar as principais tendências e inovações para o agronegócio. Em sua última
edição, em 2019, reuniu quase 160 mil visitantes de todos os estados e mais de 90
países e recebeu mais de 800 marcas expositoras em 520 mil metros quadrados.
Além disso, somou R$2,9 bilhões em negócios iniciados na feira.
Por ser a maior feira
de máquinas agrícolas da América Latina, a Agrishow reúne as principais
empresas do segmento, entre elas as maiores exportadoras, sendo a oportunidade
ideal para conhecer a abrangência tecnológica das marcas brasileiras.
Vale destacar que em
2021, as exportações do Brasil de máquinas e equipamentos agrícolas
apresentaram um crescimento de 41% em relação ao ano anterior, tendo atingido
um volume de US$1,3 bilhão, maior patamar desde 2017. Com um crescimento de
108% no comparativo de 2021 em relação a 2020, o Paraguai foi o principal
destino das exportações, somando US$266,6 milhões, seguido da Argentina que no
período apresentou um volume de 161,2 milhões, e Estados Unidos que atingiu
US$158,8 milhões.
Em seu primeiro ano
presencial após a pandemia, a Agrishow 2022 reúne soluções inovadoras para
todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades. Durante a feira, o
público poderá participar da Agrishow Experience, onde ocorrem palestras dentro
da plataforma “Agrishow Labs”, que promove uma jornada de conteúdo estratégico
e ações presenciais.
Segundo a Diretora de
Mercado Externo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e
Equipamentos (ABIMAQ), Patrícia Gomes, este é um momento muito aguardado,
sobretudo em decorrência da retomada dos eventos presenciais. “A Agrishow 2022
ganha ainda mais relevância para o setor por conta dos desafios que tivemos nos
últimos dois anos. A visibilidade que o evento oferece aos participantes, tanto
para expositores como para o público, é essencial para a retomada dos negócios
e perspectivas de exportação de máquinas e equipamentos agrícolas”, explica.
PROJETO IMAGEM: FOMENTO
À EXPORTAÇÃO COM FOCO EM ÁFRICA DO SUL, QUÊNIA E HOLANDA
Durante a Agrishow 2022
acontecerá o Projeto Imagem, cujo objetivo é promover e divulgar a indústria
brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional, por meio da visita
de formadores de opinião e especialistas, que vêm ao Brasil para conhecer mais
sobre as oportunidades e o diferencial do setor de máquinas e equipamentos
agrícola nacional. A ação é desenvolvida pelo Programa Brazil Machinery Solutions
(BMS), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a ABIMAQ.
Neste ano, o Projeto
Imagem recebe jornalistas da África do Sul, do Quênia e da Holanda. “Dentre os
mercados foco do Projeto Imagem, a África do Sul teve destaque. As exportações
para o mercado apresentaram aumento de 140% no comparativo de 2021 em relação
ao ano anterior, somando US$37,1 milhões”, explica a Diretora de Mercado
Externo da ABIMAQ. Os produtos mais comercializados para este destino foram:
Pulverizadoras para agricultura ou horticultura (41,6%); Colheitadeiras
combinadas com debulhadoras (15,4%); e Tratores com potência de motor entre
37KW e 75KW (5,1%). Além disso, as exportações brasileiras do segmento de
máquinas e equipamentos agrícolas com destino ao mercado sul-africano
apresentam um fluxo constante, tendo atingido em 2021 o maior volume da série
histórica dos últimos 5 anos. “Se tratando da África do Sul, o objetivo do
Projeto Imagem é apoiar a consolidação da imagem do Brasil enquanto fornecedor
de máquinas e equipamentos agrícolas de alta tecnologia”, conclui.
No que diz respeito ao
Quênia, as exportações cresceram 15%, totalizando um volume de US$2,4 milhões
no ano de 2021. Mais de 50% do valor exportado para o destino está concentrado
na cesta de produtos em destaque: Tratores com potência entre 75KW e 130KW
(23,9%); Arados e Charruas (17%); e Semeadores-adubadores de plantio direto
(14,7%).
Já na relação comercial
com a Holanda, o crescimento de 90% mensurado em 2021 se traduziu no maior
volume exportado nos últimos cinco anos: cerca de US$970 mil, com destaque para
produtos classificados como Máquinas e Aparelhos para avicultura (30,6%);
Partes de máquinas de uso agrícola, hortícola ou florestal, para preparação ou
trabalho do solo (25,3%); e Máquinas e aparelhos para debulha (23,5%).
“Quênia e Holanda são
destinos-chave para propagarmos a imagem do Brasil como referência no
fornecimento de máquinas e equipamentos agrícolas. Diante dos respectivos
crescimentos observados em 2021, cremos que as exportações brasileiras para
ambos os mercados têm potencial para subir de patamar” conclui Patrícia.
Sobre o Programa Brazil Machinery
Solutions
- Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e
Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil
Machinery Solutions (BMS) visa à promoção das exportações
brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do
Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e
competitividade. O Programa BMS possui atualmente cerca de 400 membros, entre
indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração,
plástico, embalagens, entre outros. Em 2018, as empresas associadas ao Programa
BMS registraram exportações para 159 países. Para associar-se ao Programa e
para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ - A Associação
Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em
1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional,
mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e
econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo
para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos
humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br.
Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações www.apexbrasil.com.br.
Nenhum comentário