Cinco dicas de sucesso para liderar equipes à distância
*Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution - centric@nbpress.com
Nos últimos dois anos, a tecnológica foi primordial
para que as coisas funcionassem (quase) dentro da normalidade, fosse para
estudar, ver os amigos ou trabalhar.
O home office se tornou o principal meio de
trabalho, e possivelmente, deixará seu legado. Muitas empresas devem manter
seus colaboradores em casa, ou em sistema híbrido, ainda mais depois que foi
assinada a medida provisória (MP) mudando as regras no teletrabalho, sendo
elas: a possibilidade de adoção do modelo híbrido, predominando o presencial
sobre o remoto ou vice-versa; a presença do funcionário no ambiente de trabalho
para tarefas específicas, ainda que de forma habitual, não descaracteriza o
trabalho remoto; pessoas com deficiência ou com filhos de até quatro anos devem
ter prioridade para as vagas em home office; e outras medidas.
E na prática, como ficam os processos das empresas?
O home office traz consigo os desafios na gestão da liderança, dentre
eles, os profissionais, cada um em um local diferente, com recursos e
adaptações diferentes. É importante para os gestores assegurar que todas as
atividades sejam realizadas conforme o previsto e que nada saia dos padrões de
qualidade requeridos pela instituição.
Sendo esse um regime de trabalho que está sendo
legalizado e deve continuar em prática, vou dar cinco dicas para liderar equipes
à distância:
- Explique as tarefas e os
processos: a
dinâmica remota deve ser a mais parecida possível com a presencial. É
interessante os gestores estarem disponíveis para tirar dúvidas sobre as
demandas e explicar os processos a serem realizados. É também um bom
momento para demonstrar a confiança na equipe e dar mais autonomia para os
colaboradores;
- Estipule metas sólidas: o planejamento deve ser mantido
e as tarefas precisam acontecer de modo plausível. Cada um deve se atentar
a cumprir suas funções e seus objetivos, a fim de estabelecer o
comprometimento e a colaboração da equipe toda. Em contrapartida, as metas
estipuladas pela empresa devem ser sólidas e mensuráveis;
- Atenha-se aos prazos: com o distanciamento, o cuidado
com os prazos deve ser redobrado. Monitorar resultados e manter uma gestão
ativa é fundamental para cultivar tudo sob controle;
- Utilização de ferramentas de
gestão: escolher
bons recursos para manter a gestão remota funcionando é fundamental. As
ferramentas são capazes de controlar o progresso da equipe, as metas e as
etapas elaboradas por atividade e outras funcionalidades. Com instrumentos
certos, a gestão consegue monitorar os processos e verificar as
dificuldades de cada funcionário;
- Transparência: em todos os momentos, a comunicação
é muito importante na gestão, sendo ela remota, híbrida ou presencial. Nos
casos à distância, isso se intensifica, e precisa ter ainda mais cuidado
para evitar ruídos. Passar status sobre a equipe e passos que estão
sendo dados proporcionam uma sensação de pertencimento, e melhora o clima
organizacional.
Um bom gestor precisa estar a par de todas as
realidades da sua equipe, para que os processos tenham um bom andamento e a
rotina de trabalho não seja prejudicada por erros. A liderança não pode ser deixada
de lado e deve acompanhar o passo a passo das equipes. Nesse momento, adotar as
ferramentas certas é primordial.
*Otto Pohlmann é CEO da Centric
Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos
requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte,
a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e
setores – e-mail: centric@nbpress.com
Sobre
a Centric Solution
Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.
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