Como migrar sua plataforma de e-commerce? Quais pontos considerar?
Por Luan Gabellini, sócio-diretor da Betalabs,
empresa especializada em tecnologia para e-commerce e
clubes de assinatura
Quando se faz a escolha por vender
on-line, a plataforma de e-commerce é o que pode tanto
ajudar no crescimento da empresa, quanto prejudicar os negócios. Por isso
é muito importante estudar as tecnologias disponíveis e ver qual vai mais ao
encontro do que você procura. Mas e quando você escolheu uma plataforma, mas
ela não atendeu aos seus interesses ou à expectativa dos seus clientes? O que
fazer nesse caso? É possível migrar, contudo é necessário levar
alguns pontos em consideração.
A escolha de uma
nova plataforma de e-commerce vai proporcionar uma
experiência melhor para o consumidor. Além disso, ela pode ser fundamental para
a evolução da empresa, uma vez que por meio dela o negócio pode atingir as
metas almejadas. O primeiro passo então é entender o planejamento da
representante da plataforma a longo prazo. A pergunta que precisa ser
feita é: como aquilo que eles oferecem vai suprir as necessidades do
seu negócio? O foco é encontrar um produto que passe confiança, seja estável
e de simples atualização.
A segunda consideração é optar por
uma plataforma que acompanhe a evolução da empresa, ou seja, evite
soluções que necessitem de atualizações mais complexas e revisões
para gerenciar o crescimento. A última e não menos importante é priorizar o
cliente. Considere a qualidade, velocidade
e acessibilidade do suporte que vai ser oferecido. É necessário ter um
suporte que ofereça disponibilidade todos os dias da semana, vinte e quatro
horas por dia.
A troca do comércio eletrônico pode
trazer algumas vantagens, e uma delas é entender a necessidade
da loja virtual. Alguns outros benefícios também valem a pena
serem destacados.
Taxas de conversão mais
expressivas e maior volume de vendas
A chegada do cliente na loja
virtual tem que ser impactante, no sentido de ele se empolgar com os
produtos oferecidos e com a marca. Um site que seja atrativo, moderno, facilita
a vida do consumidor, porque ele perde menos tempo para achar o produto, lota o
carrinho e finaliza a compra.
Produtos complementares
Ter opções para complementar aquilo
que o cliente vem procurando, como produtos personalizados, é uma
estratégia bem eficiente. Além disso, oferecer também pacotes,
assinaturas, descontos quando um pedido foi maior e ofertas especiais são
caminhos bem inteligentes.
Tenha um eficiente
sistema de backoffice
Entre as etapas da compra até o
recebimento, um sistema tecnológico integrado garante todos os processos do
cliente no comércio eletrônico. Esse sistema é
conhecido como backoffice. Se ele não for eficiente, pode
prejudicar demais o negócio. Portanto, a plataforma precisa
ter funções que facilitem a operação para que o processo de vendas
e de manutenção do site não deem trabalho.
Sobre a Betalabs
Criada em 2011 por Luan Gabellini e Felipe Cataldi, a Betalabs é uma empresa de tecnologia especializada na oferta de soluções para e-commerce e clubes de assinatura. Inicialmente focada no desenvolvimento de projetos sob medida em cloud computing, atualmente a empresa oferece uma única plataforma a seus clientes, mas com diversas funcionalidades e possibilidades de integração com outras tecnologias, como marketing e logística. Entre os recursos disponíveis estão plataforma de e-commerce para lojas virtuais, plataforma específica para clubes de assinatura, ERP Cloud e integração com marketplaces. Mais informações, acesse: www.betalabs.com.br
Nenhum comentário