Como ter um site de sucesso?
Ter um site de sucesso é o objetivo de qualquer empresa ou pessoa que deseja construir sua autoridade online, mostrando-se fundamental desde que a internet se tornou essencial para a vida das pessoas, que passaram a comprar por meio dos canais digitais.
Também existem profissionais que ganham dinheiro dessa forma, mas tudo depende da capacidade do site em atrair visitantes.
Além de romper as barreiras físicas, uma vez que pode impactar usuários em todo o mundo, um website reforça a autoridade da marca no mercado em que atua, além de atuar nos principais mecanismos de busca.
Não é raro ver empresas que preferem apenas criar um perfil nas redes sociais, algo que, sem dúvidas, é muito importante. No entanto, é o site institucional que funciona como o endereço oficial da companhia na web.
Sem falar que as redes sociais limitam o alcance das publicações não pagas, o que acaba atrapalhando as estratégias orgânicas, ao contrário do que acontece no Google.
Muitos consumidores, ao pesquisar em determinada empresa e não encontrarem seu site, acabam desistindo da compra. Por isso, é necessário investir nessa plataforma.
Neste artigo, você vai entender o conceito de site de sucesso, como atrair visitantes para o domínio e mostrar algumas ferramentas que podem potencializar os acessos.
Entenda o que é um site de sucesso
Site de sucesso é uma plataforma facilmente encontrada pelos mecanismos de busca, capaz de mostrar em detalhes os produtos e serviços, aumenta a credibilidade dentro do mercado, funciona como um canal de vendas e está no ar 24 horas por dia.
Entretanto, a maior vantagem dessa plataforma é a geração de leads, que são potenciais clientes e que em algum momento demonstraram interesse pelos produtos ou serviços e naquilo que a organização oferece.
Providenciar uma boa fachada de loja de roupas ajuda a atrair os consumidores, mas na web, é o site quem cumpre esse papel.
Quando a plataforma tem sucesso, se torna uma aliada na geração de clientes em potencial, pois essas pessoas vão consumir os conteúdos, farão parte da lista de contatos de e-mails e vão receber conteúdos constantemente.
Isso acaba por fortalecer o relacionamento com o lead e as estratégias de conversão. Mas é importante lembrar que o trabalho não termina quando a venda é realizada.
Na verdade, a organização precisa fortalecer o relacionamento para que os consumidores voltem a comprar e ainda indiquem outros clientes.
Como atrair visitantes para seu site?
Além de criar o site institucional, é necessário fortalecê-lo para que seja capaz de conectar a marca com as pessoas. Em outras palavras, é necessário gerar tráfego e manter um relacionamento com os potenciais clientes.
No ponto de venda, estratégias como display de chão de papelão ajudam a despertar o interesse dos consumidores. Mas em um site, para atrair visitantes, é necessário investir em ações, como:
1 - Criar conteúdos relevantes
Os conteúdos relevantes são fundamentais para melhorar o desempenho da plataforma. Para o Google, usuários que acessam rapidamente o link e saem logo em seguida, é um indício de que algo não vai bem na página.
Isso acontece porque o objetivo do buscador é fazer com que os usuários encontrem as melhores respostas, mas se eles saem logo do site, é porque sua dúvida não foi devidamente esclarecida.
Um bom conteúdo consegue criar um vínculo entre a organização e a persona, pois ele educa, gera autoridade, agrega valor e encoraja o potencial cliente, podendo assumir diferentes formatos, como:
Os textos;
Os vídeos;
As imagens;
Os áudios;
Os infográficos.
Esses materiais também precisam contar com as palavras-chaves certas e que correspondam às dúvidas do público.
2 - Investir em anúncios pagos
Os anúncios pagos vão muito além de divulgar produtos e serviços, depois também funcionam para complementar o marketing de conteúdo.
Um fabricante de limitador de janela de banheiro pode investir em publicidade nas redes sociais, criar banners e trabalhar com o Google Ads, pois todos eles atraem visitantes, constroem a marca e divulgam o site para as pessoas.
Tudo o que a organização precisa fazer é ajustar as estratégias pagas aos seus objetivos, ponderando se quer aumentar o tráfego ou aumentar as conversões.
Uma das alternativas mais viáveis hoje em dia é o Facebook Ads, pois com ele é possível escolher um valor diário que será investido, além da criação de anúncios totalmente segmentados.
3 - Escrever bons títulos
Os títulos e intertítulos dos materiais são elementos essenciais, afinal, caso não sejam atraentes, até mesmo a publicação mais completa pode ser descartada pelo leitor.
Algumas das plataformas mais famosas do mundo chegam a escrever mais de 20 títulos diferentes, até identificar aquele que realmente seja atraente para os leitores.
Assim, uma empresa que presta serviço de pintura de fachada pode seguir o mesmo exemplo, para assim conduzir o leitor da melhor maneira.
4 - Divulgar nas redes sociais
Não basta apenas produzir conteúdos de qualidade e esperar que as pessoas usem encontrem por acaso, o ideal é que a marca seja proativa.
Uma das maneiras de fazer isso é usar as redes sociais para promover os materiais criados, como no caso do Twitter, indicado para empresas que possuem um público que gosta de mensagens rápidas e links tentadores.
Por outro lado, as empresas B2B podem usar o LinkedIn para falar diretamente com o público corporativo. Agora, se o negócio possui uma persona mais focada em conteúdos de imagem, pode compartilhar seus materiais no Instagram ou Pinterest.
5 - Publicar em diferentes plataformas
Muitos pensam que pelo fato de ser necessário atrair tráfego para o site, devem descartar outras plataformas, mas isso não é verdade.
Embora essa linha de raciocínio faça sentido, é por meio dos conteúdos que as organizações atraem visitantes para o domínio.
Um fabricante de disco de freio iveco daily 3510 deve usar outras plataformas para compartilhar o que escreve, como no caso de um blog, e atrair pessoas que possam se interessar pelo site da organização.
Ferramentas para aumentar o número de acessos
Existem algumas ferramentas que ajudam a atrair mais visitantes para o domínio do negócio, e dentre as que mais se destacam estão:
Chamada para ação
A chamada para ação, também conhecida como Call To Action (CTA), é um botão que estimula uma ação por parte do usuário, como baixar o documento ou participar de uma transmissão ao vivo.
Essa estratégia é fundamental para atrair visitantes, e pode ser inserida no blog, mensagens de e-mail e redes sociais.
E-mail marketing
O e-mail marketing continua em alta e sendo usado por diferentes tipos de empresas, visto que é um canal que ajuda a compartilhar conteúdos e a marca pode inserir links que vão direcionar os usuários para o seu site.
Para um fabricante de laudo maquina nr12 é uma forma de fechar negócios, principalmente para os clientes que ainda não estão prontos para comprar.
Nesse sentido, elabore um conteúdo relevante que desperte a confiança do lead e influencie em sua decisão de compra.
Usar o blog
O site institucional é perfeito para vender, mas ele deve estar atrelado ao blog, a ferramenta oficial para compartilhar conteúdos de atração.
Para atrair as pessoas certas, é necessário saber elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, com materiais educacionais que falem com a persona e esclareça todas as suas dúvidas.
Se um fabricante de malha pop para contrapiso for fazer isso, precisa otimizar os conteúdos para que eles realmente apareçam entre as primeiras páginas de pesquisa.
Criar um formulário de contato
O formulário de contato ajuda a obter informações sobre os visitantes da plataforma e a transformá-los em potenciais clientes. Só que para funcionar, precisa ser otimizado ao máximo.
O acesso a esse recurso também precisa ser facilitado, além de gerar uma troca. Por exemplo, é necessário preencher o formulário para ter acesso a um conteúdo exclusivo, uma estratégia usada por muitas empresas.
Gerar relatórios
Para realmente aumentar o tráfego do site institucional, é fundamental mensurar as ações e descobrir o quanto elas foram efetivas.
Um fabricante de rede quadra deve revisar suas estratégias de marketing de atração para entender o que precisa melhorar e o que está trazendo bons resultados.
Após fazer esse estudo, o ideal é alinhar os aspectos necessários com a equipe de vendas e garantir a integração do time.
Considerações finais
O domínio do negócio é o canal oficial dele na internet, mas não basta apenas existir, precisa atrair pessoas e ter um bom tráfego para alcançar resultados satisfatórios.
Existem várias estratégias de marketing que ajudam a fazer isso, como pudemos ver ao longo do artigo.
É dessa maneira que a organização consegue construir sua presença de marca e fazer do site um canal lucrativo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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