Confira nove recomendações de livros de empreendedorismo para alavancar sua carreira
No dia Mundial do Livro, empreendedores contam
quais as leituras que não podem faltar na sua lista para sua jornada no mundo
dos negócios
De acordo com o Ministério da Economia,
o país encerrou o ano com cerca de 20 milhões de negócios ativos, um recorde de
crescimento na pasta. A informação e o conhecimento, portanto, são essenciais
para o diferencial dos futuros empreendedores, que precisam lidar com a
volatilidade do mercado e com alguns processos burocráticos inerentes à
abertura de novos negócios. Em celebração ao Dia Mundial do Livro e para ajudar
quem está começando por este caminho, empreendedores já consolidados reuniram
nove recomendações de leituras sobre o tema para fortalecer a sua
carreira.
Para a CEO da Rayflex, empresa
referência em portas rápidas automáticas, Giordania Tavares, uma leitura
indispensável é o livro ‘Liderança
– A inteligência emocional na formação do líder de sucesso’, de
Daniel Goleman. “O livro reflete a evolução do pensamento do autor,
especialmente no que diz respeito às últimas pesquisas da neurociência sobre a
dinâmica dos relacionamentos e o real impacto da inteligência emocional no
resultado de uma empresa”, comenta a executiva.
O livro de T. Harv Eker, ‘Os Segredos da Mente Milionária’, está
na mesa de cabeceira do diretor de expansão da Anjos Colchões & Sofás, Leonardo dos Anjos.
"O livro me trouxe uma mudança significativa em relação aos meus
pensamentos e também dos negócios", comenta.
A dica de Douglas Pena, CRO da
Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos, é o livro ‘Receita Previsível', de
Aaron Ross. “Acredito que essa seja uma leitura obrigatória para qualquer time
de vendas, pois o autor explica como gerar uma receita previsível para a
empresa e consequentemente aliviar um pouco daquela angústia diária de
conquistar clientes”, conta.
Já para o CEO da Alfred Delivery, Myrko Micali, a obra de
Reid Hoffman, ‘Blizscaling’
é uma escola, “porque ensina como priorizar o que deve ser resolvido em cada
momento. Ele mostra que o desgaste com problemas se torna um grande vilão na
gestão das empresas”.
O livro ‘The Great Game of Business’, de Jack
Stack, é a leitura indicada por Daniel
Abbud, CEO e sócio-fundador da 7Stars Ventures, holding de
investimentos.“O autor é fundador e presidente da SRC Holdings Corporation, uma
empresa de propriedade dos próprios colaboradores. Nesta obra, o empresário
fala sobre esse formato diferenciado de gerenciar uma companhia”, explica o
CEO.
A dica de Marcello Kolanian, CEO da Bronzearte LLUM,
empresa com 60 anos de tradição no mercado de iluminação e uma das principais
do segmento, é ‘Comece
pelo mais difícil’, de Brian Tracy. “Muitas pessoas no trabalho
têm o costume de procrastinar as tarefas mais difíceis e o livro recomenda
exatamente o contrário, como definir as prioridades e começar a executar as
tarefas listadas pelas mais importantes”, revela.
Ainda pensando na execução de tarefas, Rodolfo Calvo, CPO da
Doggi, indica a obra ‘Avalie
o que Importa’ de John Doerr. “Este livro é essencial para quem
trabalha com vários times e com funções diferentes, porque auxilia na realização
de objetivos com performance satisfatória'', conta.
Gabriel Andrade, CEO da Quero 2 Pay, fintech de meios de
pagamentos por maquininhas de cartão, traz o livro ‘Ponto de Inflexão’, do
Flávio Augusto, para a lista. “Neste livro, o autor, que é o fundador de uma
escola de idiomas, reflete sobre decisões que podem mudar as nossas
trajetórias”, comenta o executivo.
Já para Rodrigo Pitombo, CEO da KPL Supply Solution, o livro ‘Fome de Poder’ é fundamental para empreendedores que desejam atuar no food service. “A clássica história do franqueador do McDonald’s, que com 52 anos se tornou sócio de uma hamburgueria. Pouco tempo depois formatou o negócio para franquia e revolucionou o segmento com automatização de processos, expansão das lojas, treinamento compartilhado e publicidade”, explica.
Nenhum comentário