Dia Mundial do Livro: 12 líderes de empresas indicam suas obras favoritas
C-Levels das principais empresas de tecnologia do país compartilham quais livros não saem de suas cabeceiras
A leitura é um hobbie e
até mesmo um hábito muito presente na vida de muitas pessoas. Segundo dados
divulgados pela Nielsen Brasil e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros,
só em 2021,foram comercializados mais de 55 milhões de exemplares, fazendo com
que o segmento literário apresentasse um crescimento de 29,3% no volume de
vendas e um aumento de 29,2% no faturamento, comparado ao mesmo período do ano
anterior.
Com o crescimento de
exemplares vendidos no último ano, fica a pergunta, quais são os livros que não
saem da cabeceira dos líderes de sucesso das principais empresas de tecnologia
do país? Conheça abaixo as principais indicações de 12 líderes:
Helmuth Hofstatter, CEO da empresa Logcomex
Entendendo Michael Porter: O guia essencial da
competição e estratégia - Joan Magretta
“Indico este livro porque ele é fácil de ser compreendido e
o executivo consegue colocar em prática todos os insigths escritos,
independentemente do tamanho da empresa em que trabalha. A leitura ainda me
auxiliou a identificar uma boa e má estratégia e diferenciar uma estratégia
sólida de outra frágil”, avalia o executivo.
Claudio Mifano, CEO da Livance
Pense de
Novo - Adam Grant
“Indico esta leitura, pois o tema está no centro da nossa
evolução, tanto profissional quanto pessoal. Adam é uma das minhas grandes
referências e, nesse livro, ele coloca de forma muito simples e clara como o
repensar é a chave do aprendizado. O ciclo do repensar começa com a humildade
intelectual, uma das principais características dos líderes atuais. E, como diz
o autor, "se conhecimento é poder, saber o que não sabemos é
sabedoria".
Ricardo Almeida, CEO do Clube
de Autores
História do Cerco de Lisboa - José Saramago
"Além do óbvio de se ler um dos maiores mestres da
literatura mundial, indico este título, pois é um livro que traz uma reflexão
fundamental sobre o quanto a história que buscamos escrever pode ser tão
radicalmente transformada a partir de pequenos detalhes".
Julian Colombo, CEO da N5
Now
Rápido e Devagar - Daniel Kahneman
“Está
obra, escrita por Kanheman, psicólogo israelense e considerado o pai da
economia comportamental, mostra como as tomadas de decisões, tem componentes
racionais e irracionais ao mesmo tempo. O livro inclui centenas de experimentos
psicológicos e sociais divertidos, que mostram que, ainda pessoas brilhantes e
instruídas, falham em escolher a opção correta se os problemas são apresentados
de formas específicas”.
Callebe Mendes, CEO e cofundador da Zapay
A Regra é Não ter Regras - Reed Hastings e Erin Meyer
“Hoje,
um dos questionamentos mais vigentes dentro do universo das startups é: como
crescer de forma rápida, criativa, inovadora e com uma cultura forte? Isso
porque a disputa para se tornar o número um do mercado está cada vez mais
dinâmica e célere. O livro ‘A Regra É Não Ter Regras’ pode ser considerado um
diário de bordo para qualquer CEO no sentido de auxiliar a construir um time
forte e inovador que irá transpor quaisquer desafios atrelados ao crescimento
do negócio”.
Henrique Garcia, CEO da Smartbrain
O Físico - Noah Gordon
“É um livro que mostra um panorama da riqueza cultural e
social tanto do Islã, quanto do Cristianismo e do Judaísmo. O ivro nos trás
para os dias de hoje e nos faz questionar este momento xenofóbico mundial
que estamos vivendo”.
Bruno Chan, CEO e cofundador da Klavi
A Marca da Vitória - Phil Knight
“Recomendo este livro para todos os empreendedores que
querem transformar sua paixão em histórias de sucesso. O livro conta a história
de Phil Knight, fundador da Nike, durante sua longa e batalhadora jornada para
criar uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Achei especialmente
interessante o início da jornada, onde Phil se joga em uma empreitada motivado
por sua paixão em correr. A história toca em pontos importantes que todo
empreendedor vai vivenciar: incerteza, raça, equipe, vontade de desistir,
estratégia e aprendizado.”
Ronal Balena, CEO da imobles
Billion Dollar Loser - Reebes, Wiedeman
“Essa obra fala sobre o crescimento e a queda do WeWork.
Indico a leitura pois é incrível, e particularmente interessante, a forma como
a história traz uma síntese do universo de startups, VCs e investimento em
tecnologia - tanto o lado bom, quanto as potenciais armadilhas e perigos do
mercado”.
Marcos Simon, CEO da Credoro
A Startup Enxuta - Eric Ries
“Indico esse livro do escritor e empreendedor, Eric Ries,
pois esta é uma obra que pode ensinar, a qualquer pessoa, a desenvolver novas
ideias utilizando um método muito simples e baseado em três princípios, que
são: visão, direção e aceleração”.
Isaac Paes, CEO da OiMenu
Pense Como um Monge - Jay Shetty
“Essa obra traz lições valiosas e que podemos aplicar na
vida pessoal e profissional, como a técnica de enxergar as situações por uma
outra perspectiva. O livro dá alguns tapas na cara do leitor, principalmente
quanto a relacionamentos, sentimentos, sobre o sentido da vida (que não é ser
feliz) e sobre como controlar o ego, antes que ele nos controle. É uma leitura
genial”.
Daniel Pedro, CEO da Daniel
Pedro Consórcios
Decifre e Influencie Pessoas - Paulo Vieira e Deibson Silva
“O livro me trouxe grandes lições relacionadas à liderança e
provocou reflexões relacionadas ao ser humano e as suas multifacetas. Após
finalizar a leitura, consegui adquirir muito mais confiança e entendimento para
não só liderar o meu time, como saber administrar um grupo maior e com pessoas
desconhecidas”.
Reginaldo Stocco, CEO
da vhsys
A Mentalidade do Fundador – Chris Zook e James Allen
“Gerir os negócios é um grande desafio. Por este motivo, recomendo essa leitura para todos os empreendedores. Ela mostra a importância de uma gestão horizontal, reforçando a necessidade de compreender os números para saber exatamente o que está acontecendo com o seu negócio. Outro ponto abordado no livro é sobre o saber cuidar do seu time, as pessoas são a chave para o crescimento de sua companhia e precisam ser valorizadas e ouvidas para que elas cresçam junto com a operação. A dica é se reinventar, não ficar parado achando que as coisas têm movimento próprio, caso contrário, sua empresa não chegará onde você almeja.”
Nenhum comentário