Consumidores brasileiros estão mais abertos a pagar com criptomoedas, criando novo desafio para os varejistas
- Pesquisa conclui que varejistas
que aceitam pagamento em criptomoedas estão prestes a se tornarem
populares no Brasil
- Desejo significativo de usar
criptomoedas em lojas físicas e on-line está presente na América Latina
Abril 2022 - Há uma demanda crescente na América
Latina pelo uso de criptomoedas para pagamentos nas compras. De acordo com uma
pesquisa recente realizada pela CoinsPaid,
não é apenas um fenômeno online: no Brasil 36,3% dos entrevistados disseram que
teriam interesse em pagar as compras em lojas físicas com criptomoedas.
O restante dos entrevistados brasileiros
relataram que usariam cripto em lojas físicas apenas em circunstâncias
específicas: 9,1% usaria apenas em uma loja com marca forte/familiar; 10,6% só
usariam criptomoedas em lojas para itens de grande valor; enquanto 7,1% apenas
para compras de pequeno valor. No geral, 63,1% dos brasileiros disseram que
estão prontos para adotar pagamentos em criptomoedas para pelo menos algumas de
suas compras físicas no varejo.
Enquanto isso, apenas 30,4% dos
brasileiros disseram que nunca usariam criptomoedas para pagamentos online.
A pesquisa revela que os brasileiros
estão alinhados com outros países da região em relação ao desejo de usar
criptomoedas: 65,4% dos colombianos afirmaram que estariam prontos para usar
criptomoedas para pelo menos alguns pagamentos em lojas de varejo e 65% dos
argentinos disseram o mesmo. Enquanto isso, 35% dos argentinos disseram que
nunca usariam uma criptomoeda em lojas físicas e 44,5% nunca usariam online;
enquanto 34,6% dos colombianos relataram que nunca usariam criptomoedas em uma
loja física e 29,3% nunca usariam a moeda digital para pagar online.
“Existe uma suposição entre algumas
empresas de que, como as criptomoedas são moedas digitais, os clientes só vão
querer usá-las como meio de pagamento no mundo online. No entanto, isso
claramente não é o caso no resto do mundo e estamos descobrindo cada vez mais
que isso não representa a experiência de varejo na América Latina”, diz Rafael Brunacci,
Gerente de Desenvolvimento de Negócios da CoinsPaid na América Latina.
A pesquisa identifica os principais
obstáculos para o crescimento do uso de criptomoedas. No Brasil, 36,2% dos
entrevistados da pesquisa sinalizaram que a confiança na segurança de tal
pagamento poderia torná-los mais propensos a usar criptomoedas como pagamentos
– mais do que qualquer outro fator. Ao mesmo tempo, os brasileiros também
disseram que se, ao comprar com criptomoedas, tivessem descontos especiais em
produtos (26,8%) ou maior comodidade e conforto (26,3%) como possíveis
benefícios, se sentiriam mais incentivados a escolher uma moeda digital como
forma de pagamento.
Brunacci diz que o rápido crescimento de
negócios que ajudam empresas a processarem pagamentos em criptomoeda é uma
prova da crescente demanda dos indivíduos por terem opções além das
tradicionais moedas 'fiduciárias'.
“Algumas empresas pensam que as
criptomoedas são compradas apenas como reserva de valor – semelhante a um 'ouro
digital' – e como os clientes não usam ouro físico no checkout, os varejistas
também não precisam processar moedas baseadas em blockchain como meio de
pagamento”, diz Rafael Brunacci. “Na verdade, o oposto é verdadeiro, e as empresas
que não podem dar aos clientes a opção de pagar com criptomoedas perderão cada
vez mais vendas para os concorrentes que já aceitam esse método de pagamento.”
A pesquisa descobriu – talvez sem
surpresa – que o item que os entrevistados mais escolheriam usar criptomoedas
como meio de pagamento eram eletrodomésticos (27,1%), mas viagens (25,8%),
comida (22,5%) e jogos online (18,8%) também foram escolhas populares.
No entanto, os entrevistados também
sinalizaram que há uma oportunidade para os varejistas melhorarem sua marca por
meio da oferta de criptomoedas como meio de pagamento: mais da metade (50,5%)
de todos os entrevistados no Brasil disseram ter uma visão positiva das
empresas que oferecem serviços de pagamento de criptomoedas e 42,9% acredita que
a opção de usar criptomoedas criou uma visão muito favorável do varejista.
Apenas 37,1% disseram que a capacidade de uma empresa de processar criptomoedas
para pagamentos não afetaria sua percepção da empresa.
Enquanto isso, outra pesquisa da
CoinsPaid mostra que o uso de criptomoedas como pagamento vem crescendo. Em
2021, o uso do Bitcoin (BTC) como meio de pagamento atingiu US$14,5 bilhões por
dia durante períodos de baixa volatilidade e abrangeu todos os tipos de varejo,
tanto online quanto lojas físicas, e em diferentes segmentos da indústria.
“As compras em criptomoedas como Bitcoin
obviamente aumentam quando seu próprio valor é estável, mas a tendência é
clara. Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2022, as transações de criptomoedas
totalizaram US$1,8 trilhão – o que é uma enorme quantidade para a atividade de
varejo e ilustra a importância para as empresas aceitarem pagamentos de moedas
digitais”, diz Brunacci.
Prevê-se que o surgimento de
‘stablecoins’ – que são criptomoedas atreladas a moedas fiduciárias ou outros
ativos como ouro – acelere ainda mais o aumento do uso de criptomoedas como
meio de pagamento. Hoje, os pagamentos com stablecoins para varejistas na
blockchain TRON já movimentam em média US$8 bilhões por dia – quase 2,5 vezes
os pagamentos globais do PayPal (US$3,1 bilhões).
Notas ao editor
A pesquisa foi realizada em março de
2022 na Argentina, Brasil e Colômbia com um total de 1.506 indivíduos.
Desde o lançamento da CoinsPaid em 2014,
a empresa tornou- se uma das líderes mundiais em pagamentos de criptomoedas,
processando mais de 14,4 milhões de transações e 7,6 bilhões de euros em
pagamentos até 2022.
Com mais de 4,8 bilhões de euros em
criptomoedas manipuladas em 2021, a CoinsPaid é um dos maiores processadores de
pagamento de criptomoedas do mundo. Atende mais de 800 comerciantes e processa
7% de todas as transações dentro da rede Bitcoin. As conquistas da CoinsPaid
foram ainda marcadas pelo título de Provedor de Pagamento do Ano no AIBC Summit
em Dubai.
Entre janeiro e dezembro de 2021, o
volume processado da CoinsPaid cresceu mais de 320%, registrando também 9,2
milhões de transações, um crescimento de 171% em relação ao mesmo período de
2020. Em 2022 a empresa está em expansão pela América Latina.
Sobre a CoinsPaid
A CoinsPaid é um gateway de pagamento criptográfico líder para negócios online que fornece um ambiente seguro, rápido e estável para seus parceiros dos setores de iGaming, iBetting e FinTech. Os clientes da CoinsPaid obtêm suporte técnico confiável e soluções avançadas de processamento que têm um impacto imediato em um produto. O serviço suporta +30 criptomoedas, incluindo BTC, BCH, LTC e XMR. A Coinspaid acredita que pode fazer uma grande mudança na indústria de criptomoedas, tornando o processamento acessível para todas as empresas. Para mais informações, acesse: www.coinspaid.com
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