Crianças com autismo mostram suas visões de mundo por meio de animações criadas por elas mesmas
De forma inclusiva, no programa 'De Criança
Para Criança', os pequenos desenvolvem desenhos que viram conteúdo audiovisual
e abordam temas do próprio cotidiano
Foto do Episódio Criando Juntos 145 | Meu Irmão
Autista 3
Divulgação
No mês de abril é realizada a campanha
de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dados
divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), em janeiro deste ano, revelam que o número de matrículas da
educação especial chegou a 1,3 milhão em 2021, um aumento de 26,7% em relação a
2017. A maior quantidade está no ensino fundamental, que concentra 68,7%.
Nesse cenário, o programa “De Criança
para Criança” (DCPC) possibilita que crianças com autismo, baixa visão ou
passando por algum tratamento de saúde, escrevam, desenhem e gravem suas
histórias. Sem exclusão ou exceção, gerando, assim, um conteúdo totalmente
inclusivo dentro das escolas.
O episódio “Emoções no Autismo”, feito
por um menino com o espectro autista, mostra como ele se sente em relação ao
mundo, já que muitas vezes não consegue expressar seus sentimentos. Para
assistir a animação basta acessar: https://youtu.be/9l3jNTZ_qgU
O garoto possui um irmão com um grau
maior de autismo e, além desse episódio, o menino também criou o “Meu Irmão
Autista” em sua homenagem. A animação está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rftw5Al5RWg
“Criamos uma ferramenta que possibilita
abrir algumas portas que eram difíceis de encontrar uma chave. E a partir do
momento em que a criança consegue se expressar por um mecanismo que é diferente
dos que ela está acostumada. O episódio “Emoções no Autismo” trouxe
questionamentos sobre porque crianças com autismo respondem a certos estímulos
e agem de algumas maneiras. O grande elo perdido é saber deles como isso
acontece. E através dessa animação é possível ver claramente como ele se sente.
Acredito que a metodologia consegue trazer muita informação sobre como o
autista se sente”, explica Gilberto Barroso, cofundador do programa.
Os professores auxiliam na gravação da
história que é feita pelo celular e tiram fotos das ilustrações dos alunos, que
devem ser carregadas na plataforma do DCPC, onde uma equipe de animadores irá
transformar todo esse material em um lindo desenho animado.
“O De Criança Para Criança tem o
compromisso de tornar acessível todo o conteúdo criado por crianças. Inclusão
faz parte do nosso DNA. Entendemos que a aplicação da metodologia em qualquer
ambiente, mostra para crianças que não tem as dificuldades que outras têm, que
todas as crianças possuem potencial criativo. Isso aumenta a autoestima delas e
ajuda a criar um ambiente mais inclusivo nas escolas” explica Vitor Azambuja,
sócio de Barroso.
Sobre o De Criança para Criança
O Programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.
Nenhum comentário