Cultura empresarial e a importância da valorização de equipe
50% dos profissionais desempregados consideram a aderência do seu perfil à cultura da empresa um ponto importante ao avaliar uma proposta de emprego. É o que diz a pesquisa "Match Perfeito – o que buscam profissionais e recrutadores”, elaborada pela consultoria de recursos humanos Robert Half, em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral.
Ponderando que, resumidamente, a cultura
empresarial é a junção, na prática, da missão, valores e propósito de uma
organização, é essencial que que esses aspectos estejam claros e sejam
refletidos no dia a dia de atividades dos funcionários.
No entanto, cabe destacar que essa
valorização da cultura da empresa começa muito antes do conceito em si, nascendo
na forma como uma equipe é liderada, direcionada e tratada. O profissional
percebe se sua empresa está de acordo com os propósitos que preza a cada tarefa
que exerce durante o período de trabalho, observando o ambiente, ética nos
processos, capacidade de apoio e inovação, entre outros pontos.
Ao longo da jornada de RH, aprendemos
que se os profissionais dentro da empresa não estão satisfeitos ou felizes,
toda uma cadeia é prejudicada. É fundamental valorizar colaboradores, suas
contribuições para o negócio em si e, ainda, a execução das atribuições
cotidianas.
Trazendo essa convicção para a prática,
na Acer procuramos sempre colocar nossos funcionários em um lugar confortável,
em um ambiente saudável e de máximo respeito, seguindo a cultura ‘Customer Centric’.
Inclusive, neste ano, conseguimos novamente o selo Great Place to Work (GPTW) e
garantimos a nona posição entre as 10 melhores empresas para trabalhar na
categoria até 100 colaboradores. Uma grande conquista, considerando todos os
desafios que enfrentamos nos últimos anos, por conta da pandemia, para manter a
qualidade no ambiente de trabalho. Hoje, com o reconhecimento, conseguimos ver
os gratos resultados gerados por esse esforço.
Nesse sentido, a cultura ‘Customer
Centric’, que tem o cliente no cento de tudo, nos auxiliou de forma
significativa para alcançar o selo. Ao contrário do que muitos pensam, essa
linha de trabalho também envolve o colaborador, que se mostra ainda mais
satisfeito por poder atender de forma assertiva às necessidades do cliente. A
prática também faz com que os funcionários desenvolvam um poder de empatia
único, contribuindo, ainda, para um melhor ambiente organizacional.
Por isso, vale frisar que para ser uma
grande empresa, não bastam serviços e produtos excelentes, mas uma equipe
engajada e feliz, que trabalha todos os dias com prazer. Na Acer, sabemos que
todo sucesso começa na equipe, no carinho e atenção com ela, de maneira que
cada colaborador se sinta único e necessário. E essa é uma premissa da nossa
cultura organizacional que continuaremos mantendo, afinal o conceito faz parte
da nossa história e de quem somos.
Por fim, deixo algumas dicas para a
implementação da cultura ‘Customer Centric’ com foco no cliente interno.
Primeiro, é importante dizer que o desenvolvimento desse conceito dentro de uma
empresa é contínuo, ou seja, a liderança deve sempre buscar por aprimorar esse
processo junto aos colaboradores.
Como já dito, fazer com que a equipe
tenha empatia ao ouvir o cliente é um ponto crucial para o sucesso dessa cultura.
Assim, uma dica que posso externar é a busca imparável pelo desenvolvimento de
empatia dos funcionários, que será refletida diretamente no dia a dia da
corporação e nas relações internas.
A última dica pode parecer óbvia, mas é
básico levar o nome do conceito de forma literal quando a prática ocorrer: o
cliente deve ser o centro de tudo. Clientes felizes, empresa feliz.
*Roberto Cabrera
é Chief Financial Officer and People Leader na Acer Brasil.
SOBRE A ACER
Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma
empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos
inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e
conectadas. Com cerca de 7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia
ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe
dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções
que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente
há 11 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no
varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores,
projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos
com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores
para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.
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