Últimas

Dia Nacional do Livro Infantil: 4 títulos para desenvolver o senso criativo das crianças

Nesta seleção especial, a Disal reúne obras de escrita simples para influenciar a leitura ainda na fase infantil

Na infância, algumas atividades marcam positivamente as crianças e são passadas de geração em geração. E se antes os pais e avós liam para as crianças antes de dormir, hoje em dia, com as tecnologias digitais, esses momentos ganharam uma dinâmica diferente. As plataformas de streaming caíram no gosto da criançada, mas, mesmo assim, os livros continuam sendo essenciais.  Afinal, fazem parte do processo de educação e desenvolvimento.

Instituído por lei, 18 de abril é oficialmente o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida, pois neste mesmo dia, em 1882, nascia Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. “É inegável o legado que o escritor deixou para a infância no Brasil. Além dele, existem outros autores que engrandecem a literatura infantil no Brasil, como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, entre outros, que escrevem sem jamais menosprezar a inteligência dos pequenos ”, explica a professora e parceira da Disal, Clineia Candia.

O objetivo dessa celebração é incentivar a leitura ainda na fase infantil, além de enaltecer escritores que valorizam a cultura brasileira. Para Clineia, “a criança, ao ler, seja mediado por um adulto ou de forma autônoma, exerce todo seu direito a uma infância rica em fantasia, imaginação, criatividade e identificação com personagens e histórias, tão fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial”.

Para que as crianças celebrem esse dia da melhor maneira possível, a Disal, referência no mercado editorial, separou uma seleção cheia de criatividade, aventuras e aprendizado.

 

  • Mari e as coisas da vida – Tine Mortier

Mari nunca tem receio de dizer o que está pensando, o que deseja fazer nem o que está sentindo. Sua avó é como ela, e ambas compartilham muitos segredos. Quando a avó adoece e perde a capacidade de se mover e de se expressar, Mari é a única pessoa capaz de compreendê-la. O leitor acompanha a história pelos olhos de Mari, vivenciando suas inquietações e seus pensamentos por meio de uma linguagem poética, sem rodeios e bem-humorada.

Saiba mais: https://cutt.ly/8FgjQNf

 

  • Pê de pai – Isabel Minhos Martins

Para agradar o filho, o pai assume as mais diferentes formas. O pai avião levanta seu fi lho nas nuvens. O pai motor dá aquele empurrãozinho quando bate a preguiça. O pai esconderijo vira uma muralha diante de um perigo. O pai cofre sabe guardar todos os segredos. O pai doutor cura qualquer machucado. Pê de pai é uma homenagem, com cores e rimas, à cumplicidade entre pais e filhos.

Saiba mais: https://cutt.ly/sFWg8oc

 

  • O pacto do bosque - Gustavo Martin Garzo

Todas as noites, os dois irmãos pedem para que a mãe lhes conte a mesma história a dos coelhinhos que fogem de casa em direção ao bosque e, ao se perderem, encontram uma grande e triste loba, que chora por ter perdido a visão e não poder cuidar dos filhotinhos que estão por nascer. Tocante e poético, o enredo aborda o poder transformador do amor, da amizade e da gratidão. Um livro que instiga a reflexão sobre a natureza das relações entre os diferentes e desconstrói a noção de que elas precisam se basear no conflito.

Saiba mais: https://cutt.ly/aFghIeW

 

  • O grande chefe– Carlos Nogueira

O Grande Chefe é uma história de um líder que governa pelo medo, pelo terror e pela mentira. Mas, um dia, um rapaz descobre que esse líder é, afinal, um fraco e um covarde. Dessa forma, torna-se ele próprio o novo chefe de sua aldeia, que nada conhecia para lá da montanha atrás da qual se escondia. Acompanhe o nosso herói e delicie-se com o final surpreendente desta história.

Saiba mais em: https://cutt.ly/DFWhLy9

 

 

Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 420 editoras e mais de 500 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br

Nenhum comentário