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Empresa de crédito e cobrança aponta crescimento na recuperação de crédito em 2022

Especialista em cobrança amigável em consórcio, a KSL Associados, acredita que o mercado de recuperação de crédito deve se manter próximo aos níveis de 2021

No setor de crédito e cobrança é necessário que as empresas saibam que nenhuma operação é igual a outra. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, onde os consumidores tiveram que que rever suas dívidas e se reorganizar financeiramente.

Quando falamos no segmento de consórcio, o cuidado precisa ser dobrado, isso porque existem muitas peculiaridades que devem ser levadas em consideração no momento da negociação. “Cada cliente possui características que devem ser levadas em consideração no momento da negociação”, comenta Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a proporção de brasileiros endividados encerrou o ano de 2021 em patamar recorde. Só em dezembro, cerca de 76,3% da população possuíam dívidas, maior porcentagem da série histórica iniciada em janeiro de 2010, de acordo com os dados da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor).

Mesmo com o número histórico de endividados, Edemilson pontua um crescimento na recuperação de crédito nas carteiras atendidas pela KSL. “As carteiras variam muito de acordo com o perfil dos clientes e do consórcio. Em várias carteiras, por exemplo, se analisarmos o primeiro bimestre deste ano, conseguimos manter os resultados muito próximo de 2021, em sua maioria com aumentos que chegam até 10 pontos percentuais, em especial as carteiras de imóveis, que a recuperação em até 30 dias da data de entrada no escritório chega à 45% e até 70% em recuperação de veículos duas rodas, também nos 30 dias”.

O Sistema de Consórcios completa 60 anos em 2022 e segundos dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a modalidade segue em constante crescimento neste ano. Só em janeiro, o segmento atingiu a marca de R$ 18,42 bilhões em negócios realizados, cerca de 25,8% mais que os R$ 14,64 bilhões registrados em 2021.

A entidade ainda afirma que houve alta também no total de consorciados contemplados nesse período, um salto de 103,51 mil em 2021 para 132,87 mil em 2022. Dados como esse, só mostram como historicamente, o segmento sempre esteve pronto para contribuir nos estímulos à economia, seja em períodos recessivos, de crescimento ou na adaptação dos mais diversos tipos de planos econômicos.

Motoda analisa 2022 como um ano de cautela. “Esse ano tende a ser turbulento, estamos com a perspectiva do fim da pandemia, porém, a guerra na Ucrânia pode trazer consequências futuras na economia. Por outro lado, o governo liberou recentemente parte do FGTS como injeção de dinheiro para a população que precisa saldar dívidas”, ressalta.

Ele ainda enfatiza a importância do treinamento das equipes e o preparo para lidar com situações delicadas. “Devemos investir em treinamentos das nossas equipes e prepará-las para superarmos qualquer desafio que venha a surgir durante o período, somente com um grande esforço nosso poderemos vislumbrar um ano melhor para todos”, finaliza.

 

Sobre a KSL

O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contact Center e relacionamento. Desde o seu surgimento em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.

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