Especialista dá 5 dicas de marketing digital para impulsionar vendas
Pandemia mudou hábitos de consumo e aumentou a
procura por marketing digital
O isolamento
social obrigou os brasileiros a reverem suas formas de consumir produtos e
serviços: pelo menos 13 milhões fizeram compras online pela primeira vez na
vida a partir de 2020. Pesquisa do Comitê Gestor da internet (CGI.Br) revelou
que nos últimos dois anos, 51% dos entrevistados fizeram compras por meio da
internet. A especialista
em marketing digital Mariana Alves explica que a pandemia
turbinou o crescimento do e-commerce. “Muitos
empresários que vendiam bem nas suas lojas físicas não se preocupavam com a
internet. As medidas de isolamento social fizeram com que eles entendessem que
o mundo conectado não tem volta e que se adaptar era questão de vida ou morte
para as empresas”, explica.
Se nossa vida
está cada vez mais dentro do computador, o dinheiro também. Levantamento feito
pelo CMO Survey apontou que as empresas já gastam 58% de seus investimentos em
marketing no universo digital, volume 15,8% superior a 2020. “Os negócios estavam parados e todo
mundo tinha urgência. As empresas queriam criar lojas virtuais, aprender a usar
as redes sociais e a criar estratégias de posicionamento de marca em um mundo
que pouco conheciam, que é a internet”.
Mas entrar na
internet não é sinônimo de vender. Mariana explica que no ambiente online é
ainda mais importante conhecer bem seu público-alvo e saber onde se quer
chegar. “Nas redes
sociais, os consumidores buscam envolvimento quase humano com as marcas. Por
isso o sucesso de empresas que se comunicam como se fossem pessoas, interagem
com brincadeiras e até com a concorrência de uma maneira simpática e
humanizada. Isso atrai simpatia para a marca e gera fidelização”.
marketing no universo digital (Imagem: Freepik)
Comprar seguidores é prejuízo certo
Não
adianta ter pressa pra construir sua base de clientes na internet. Ter muitos
seguidores ajuda, desde que sejam verdadeiros e interajam com sua empresa. A
tentação para acelerar o processo comprando seguidores é grande, mas compensa
recusar as ofertas. “As
redes sociais têm mecanismos para identificar seguidores falsos e que nunca
interagem com determinadas páginas. Eles podem diminuir o alcance das suas
publicações ou até aplicar punições. Vale a pena investir em tráfego pago para
crescer naturalmente e sem riscos”, conclui.
Cinco dicas de marketing digital
1 - Defina
quem é o seu público e seu objetivo
2 -
Humanize o seu posicionamento: pessoas compram de pessoas
3 -
Construa um mailing e gere relacionamento com essa audiência.
4 - Fuja
de sites prontos
5 -
Invista em múltiplos canais digitais
Mariana
Alves é especialista em marketing
digital e CEO da Libelle
Comunicação
Sobre
a Libelle Comunicação
Há
mais de 6 anos no mercado, a Libelle Comunicação auxilia empresas a crescerem
em sua jornada digital. Com especialistas em inbound marketing, marketing de
conteúdo e desenvolvimento de sites, a Libelle acredita que o universo online é
capaz de gerar inúmeras oportunidades quando há um trabalho bem feito dentro
dele. A empresa trabalha construindo estratégias de forma humanizada para que
os clientes possam aumentar suas vendas e voar alto no universo digital.
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