Faturamento do mercado pet chega a R$ 51, 7 bilhões em todo o país e abre espaço para novos negócios
Levantamento do Instituto Pet Brasil aponta que
48% do mercado é movimentado por pequenas e médias empresas; Confira três
motivos para investir no seto
Os cuidados com os animais de estimação
aumentaram no país. É isso o que revela o levantamento do Instituto Pet Brasil
(IPB), lançado no primeiro trimestre de 2022, que registrou alta de 27% do
faturamento em 2021 de produtos, serviços e comércios no setor, atingindo R$
51,7 bilhões. A movimentação deste segmento também mostra um cenário otimista
para o investimento de pequenas e médias empresas na área, já que dados do IPB
ainda apontam que 48% do mercado, principalmente a parte de vendas, é impulsionado
pelos pequenos empreendedores.
Com o cenário favorável, novas empresas
se destacaram no ramo, como a Doggi, a primeira rede de franquias especializada
em banho e tosa por aplicativo do Brasil. Nascida em 2021, durante a
pandemia da Covid-19, a empresa buscou atender a necessidade de levar comodismo
e facilidade para o dia a dia dos tutores de cachorros. Segundo Rodolfo Calvo,
fundador e CPO da Doggi, o segmento precisa de diferenciais que atendam as
necessidades de quem precisa dos serviços para os animais. “A maioria dos
players desta área não disponibilizavam um aplicativo que facilitasse o
agendamento de serviços, raramente havia a opção de marcar múltiplos cuidados
no mesmo dia. E essa praticidade aliada ao bom serviço que ajudam as empresas a
se destacarem”, conta.
Com a experiência no empreendedorismo,
Calvo acompanha a expansão do mercado neste campo e por isso apostou na criação
da Doggi. Baseando-se na bagagem no ramo dos negócios que já tinha
acumulado, ele compartilha três motivos para investir na área de pets no
Brasil, confira:
Crescimento do cuidado com os animais
De acordo com União Internacional
Protetora dos Animais (UIPA), a procura por adoção de pets aumentou 400%
durante os primeiros meses da pandemia. “Essa nova demanda também gera a busca
por diversos tipos de cuidados básicos com os animais, como banho, tosa - no
caso dos cachorros -, hotéis para animais, cuidados médicos, recreativos e
muitos outros serviços que podem ajudar na saúde e no bem-estar do bichinho.
Assim, com essa necessidade, é importante pensar na ampliação de mais pontos de
atendimento para eles”, destaca.
Faturamento do setor nos últimos anos
O mercado pet no Brasil faturou, em
2020, R$ 40,8 bilhões, ocupando o 3º lugar de país que mais movimenta o setor
no mundo. E como já afirmado pelo IPB, boa parte dessa movimentação acontece a
partir dos pequenos e médios negócios, que atendem às necessidades dos animais
espalhados pelo país. Com isso, investir em produtos e serviços para a
comunidade pet se tornou um bom negócio para o empreendedor.
Oportunidades para pequenos
empreendedores
A alta demanda de cuidados e serviços não são supridas pelas grandes varejistas, desta forma, o pequeno empreendedor ganha destaque para atender o que o animal e o seu tutor precisam. De acordo com um levantamento do Sebrae em 2021, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no mercado pet cresceu 46% no segundo semestre do ano passado. Só o setor de PMEs cresceu 39% no mesmo período, alcançando 80 mil empresas pelo país. “Para quem está começando, investir em franquias pode ser um diferencial para os empreendedores, porque começará a trabalhar em um modelo de negócio que já estrutura delimitadamente a forma de atuação de trabalho”, pontua.
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