Inteligência artificial: Como aplicar o preço certo na hora certa?
Por Ricardo Ramos*
Conhecer plenamente os
custos envolvidos em qualquer negócio é essencial para a definição de uma
precificação mais assertiva dos produtos que serão colocados à venda. E mesmo
que os valores estabelecidos sejam bem aceitos pelos consumidores, e a loja
obtenha bom faturamento e lucro satisfatórios, é possível que o estabelecimento
ainda esteja bem abaixo de seu potencial. Isso porque, nos dias de hoje, os
preços se comportam de forma dinâmica, e é preciso melhorar constantemente.
Essa melhoria contínua
ficou mais rápida e simples com o advento de soluções baseadas em
inteligência artificial que
possibilitam melhorar a performance nas vendas. Para quem duvida, estudos de
caso comprovam isso por meio do acompanhamento diário do processo de comercialização,
demonstrando um incremento entre 25% e 30%, em curto espaço de tempo. E isso se
deu quando a inteligência artificial foi
implantada, momento a partir do qual foi possível comparar os resultados com os
períodos em que todo o trabalho de precificação era manual.
As vendas diárias se
tornam mais constantes
Em um dos levantamentos
realizados, foi constatado o crescimento de 27,8% no volume médio diário de
vendas do produto durante os primeiros 30 dias de uso da solução. Tal
comprovação aconteceu porque as vendas se tornaram mais constantes e
previsíveis. Por exemplo, o gráfico abaixo mostra que as vendas estavam fracas,
havendo um pico de vendas na semana da Black Friday. Em situação normal, as
vendas voltariam a cair logo depois da data promocional. Porém, com a
implantação da IA (parte do gráfico em amarelo), as vendas se mantiveram altas
e constantes, ao contrário do que ocorria nas primeiras três semanas de
novembro.
As vendas aumentam sem
prejudicar a margem
O melhor de tudo é que a
precificação dinâmica não prejudica a lucratividade da operação. Isso porque as
restrições de margem são parâmetros fundamentais para a operação da
inteligência artificial. Com mais
vendas, a loja obteve mais retorno financeiro. Antes, por ser definido
manualmente, o preço quase nunca era revisado, ficando na casa dos R$ 34,99. A
solução de inteligência artificial possibilitou
uma mudança de estratégia. Foram estabelecidos limites mínimos e máximos de
preços, entre R$ 30,99 e R$ 61,99. A partir dessa definição, a própria solução
passou a testar os diversos cenários e a indicar o preço certo na hora certa.
Ou seja, a precificação foi sendo ajustada de uma forma mais assertiva e
dinâmica conforme a demanda, extraindo o máximo possível de rentabilidade do
produto.
Para facilitar a
compreensão, os preços não devem ser compostos baseados apenas nos custos. Há
outras variáveis que devem ser consideradas. Por exemplo: é essencial saber
quanto o mercado está disposto a pagar por determinado item ou, por outro
ângulo, quantas pessoas estão dispostas a pagar X e quantas desejam o produto,
mas só aceitam pagar Y. Descobrir sem ajuda da tecnologia é muito difícil. Com
IA, no entanto, é possível estabelecer um preço e, de acordo com a demanda,
subir ou baixar o valor num piscar de olhos.
Neste outro gráfico abaixo, observamos o histórico de preços no período de 30 dias estipulado pela solução tecnológica. Observe que, apesar de ficar determinado que o valor máximo seria de R$ 61,99, em nenhum momento o produto foi comercializado a esse preço. Da mesma forma, nunca ficou parado no mínimo, de R$ 30,99. Isso porque a IA é capaz de avaliar os mais diversos dados, como sazonalidade e previsão de demanda, aceitação dos novos preços pelos consumidores, além da meta para cobertura de estoque estabelecida em 60 dias.
E mesmo que em algum
momento o produto seja vendido a um valor menor do que na época em que a
precificação era manual, o faturamento e o lucro tendem a ser maiores porque
boa parte do estoque foi desovada a preços mais atraentes para o vendedor. É
que todo o dinamismo da IA permite desenvolver e colocar em prática uma
estratégia para não haver sobra nem falta no estoque. Nunca falta o produto, o
que frustraria o consumidor, nem sobra, o que aumentaria os custos do dono da
loja.
O faturamento aumenta
mesmo com eventuais reduções no preço
Por último, no gráfico
abaixo, observamos que houve aumento de 29,1% no faturamento ao longo dos
primeiros 30 dias de uso da solução em comparação aos 30 dias anteriores.
Como se vê, a
inteligência artificial é um
divisor de águas quando se trata de estratégias de pricing. Por isso,
determinar o preço certo na hora certa é tudo o que uma empresa precisa para
vender de forma constante e extrair o máximo de rentabilidade dos produtos
ofertados aos clientes.
*Ricardo Ramos é
CEO e Fundador da Precifica, uma das maiores empresas brasileiras
especializadas em soluções de pricing
Sobre a Precifica:
Criada em 2013, a
Precifica é uma empresa brasileira líder em soluções de pricing. Por meio de
seus serviços traduz o comportamento do mercado em informações precisas,
auxiliando varejistas, OTAs e Indústrias a tomar as melhores decisões de acordo
com a concorrência, consumidor e demanda, definindo assertivamente sua estratégia
de pricing. A companhia também atende gestoras de fundos, possuindo soluções
completas para o monitoramento de dados primários do setor de e-commerce, e
consolidação em forma de índices e séries temporais modelados especificamente
para este setor.
A empresa monitora mais
de 1 bilhão de data points mês, em mais de 1200 sites e possui mais de 1500
usuários em 6 países da América Latina. Para mais informações,
Acesse: www.precifica.com.br
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