Jornada da hiperautomação: desafios e processos com a transformação digital
*Narzio Rodrigues
A utilização de softwares de automação,
a partir da combinação de automação robótica de processos (RPA – de Robotic
Process Automation, em inglês), Machine Learning, Inteligência Artificial (IA)
e assistentes virtuais, ainda não é realidade na rotina de pequenos negócios.
Apesar disso, de acordo com a Pesquisa de Automação ABB Robotics 2021, 60%
dessas pequenas empresas querem começar a usar processos de automação em até 10
anos e entre as médias, o investimento em tecnologia já faz parte da realidade
de 71%.
Com a Indústria 4.0, essa automação nos
processos dentro das empresas está em alta e só vai avançar ainda mais. Segundo
o Gartner, referência em pesquisa e aconselhamento de inovação para empresas,
em seu reporte sobre tendências tecnológicas para 2022, o mundo já está
superando o conceito de automação e já investindo em hiperautomação, o que
significa um crescimento acelerado do uso de tecnologias que beneficiem os
processos em todas as áreas dentro das empresas.
O uso dessa tecnologia se dá
principalmente pela necessidade da hiperautomação possuir recursos para colocar
em prática tarefas mais complexas em um tempo muito menor, de forma ágil e
automática. Isso considerando que os robôs são programados para trabalhar todos
os dias e sem pausa, o que gera o aumento de produtividade. A alta tendência é
refletida nas projeções também divulgadas pelo Gartner, que analisam que os
investimentos em hiperautomação atingirão 600 bilhões de dólares até 2024.
Para enfim chegar nesse nível de
automação, a empresa irá precisar usar de várias ferramentas, incluindo
softwares analíticos super avançados de descoberta, monitoramento e automação.
Ou seja, precisa-se pensar que a hiperautomação trará mudanças, com avanços,
inovações e melhorias, mas também de percepção na estrutura e mentalidade da
empresa.
O primeiro passo dessa jornada de
transformação dos processos na empresa começa na estruturação e organização,
desde dados comerciais até de operação, passando por vários outros necessários
para empresa. Importante ressaltar que a automação de um processo de negócios,
necessita-se de entender a função e etapas para ser efetivo, senão será apenas
um gasto e não investimento, já que a hiperautomação visa contribuir para que
os colaboradores não continuem executando tarefas repetitivas e de baixo valor,
além de claro reduzir custos operacionais gerais e aumentar a eficiência de
todo processo.
Um case da Certsys, onde inicia-se a
automação em uma área específica mas impacta na produtividade da empresa como
um todo, foi junto a Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma
das maiores empresas de carne bovina do mundo. Com robôs implementados agilizou
os seus pedidos de vendas, após automatizar os fluxos de trabalho. O processo
começa com a robótica de digitar o pedido em um tempo médio de 3 a 4 minutos,
recebendo uma base de 50 solicitações por dia, vindas do Brasil todo. Antes da
implementação, o colaborador recebia o pedido e escrevia manualmente, o que
levava em média, 10 a 15 minutos.
Nesse caso, a eficiência foi medida pelo
ganho de horas produtivas dos colaboradores e da empresa. Em nove meses após a
implementação, somente a área de Planejamento e Controle de Produção (PCP) ganhou
mais de 1.400 horas que foram realocadas em atividades mais estratégicas. Isso
significa que automatizando um processo, que parecia pequeno, implicou em mais
horas disponíveis para outras áreas dentro da empresa.
* Narzio Rodrigues, Head de Hyperautomation
na Certsys, companhia de TI especializada em transformação digital e inovação
Sobre a Certsys
A transformação digital deve ser
contínua e baseada em pessoas para gerar resultados efetivos aos negócios. Essa
é a premissa da Certsys, que há 14
anos atua como consultora e parceira de estratégia de negócios digitais de
grandes empresas dos setores financeiro, governamental, securitário, varejista,
industrial, entre outros. Para apoiar na evolução dos negócios das companhias,
oferece um portfólio com soluções de parceiros internacionais, além de criações
customizadas desenvolvidas por seu laboratório de inovação nas áreas de Cloud,
DevOps & Plataform, Data & Analytics, Hyperautomation & CX, Data
Protection & Compliance, Digital Squads & Products. A Certsys
atualmente emprega mais de 600 profissionais.
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