O efeito a longo prazo da Covid 19 na educação mostra que será necessário novo método de ensino para despertar o interesse doa alunos
Na Recreio Christian School, as provas
bimestrais representam apenas 30% da nota. 15% refere à participação do aluno
em sala de aula; 25%, ao dever de casa e 30% a projetos de responsabilidade
social. Método de ensino que gerou resultados em prêmios, medalhas de ouro e
honra ao mérito
Brasil, abril de 2022: Um total de 40% dos estudantes brasileiros
correm o risco de sair da escola por falta de motivação e acesso ao ensino
remoto, segundo dados divulgados pela Fundação Lemann, Itaú Social e BID, em
2021. Os dados mostram que estudantes de 6 a 18 anos não evoluíram na
aprendizagem, perdendo a motivação e admitindo que podem abandonar os estudos.
No início da pandemia esses dados giravam em torno de apenas 26%, um aumento
equivalente a 14% em apenas dois anos da Covid 19.
A pesquisa também
destaca o impacto da pandemia na alfabetização. Cerca de 88% dos estudantes
matriculados no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental estão em “processo de
alfabetização”. Dessa proporção, mais da metade (51%) das crianças ficou no
mesmo estágio de aprendizado, ou seja, não aprendeu nada de novo (29%), ou
desaprendeu o que já sabia (22%), segundo a percepção dos responsáveis.
Na contramão dessa
crise e seguindo a linha da escola do futuro, a escola carioca bilíngue Recreio
Christian School acumulou em 2021 inúmeros prêmios em olimpíadas estudantis e
garantiu a aprovação de muitos estudantes nas principais universidades do país,
por conta de um método de ensino único baseado na motivação em aprender.
Os dados apontam que as escolas vão
precisar repensar sua metodologia de ensino em 2022. Outro estudo, intitulado
“Perda de Aprendizagem na Pandemia”, realizado pelo Insper e o Instituto Unibanco
em 2021, apontou que a motivação dos estudantes é um fator fundamental para o
desempenho, já que a ausência do engajamento deles reflete diretamente no
aprendizado.
A aposta da Recreio Christian School em
uma educação do futuro para engajar os alunos tem gerado valor no processo de
aprendizado. Os resultados desta aposta de sucesso estão na conquista de 14
medalhas, sendo 1 de prata, 1 de bronze e 1 de honra nas OBMEP: o 3º lugar na
categoria desafio nacional acadêmico da DNA Olimpíada do Conhecimento, o 7º
lugar nacional na Olimpíada Árvore de Literatura, o 1º lugar na Olimpíada
Brasileira de Astronáutica e Astronomia, e a medalha de ouro na Olimpíada de
Ciências Nacional. Também foi eleita Top 4 do Enem e vencedora do Prêmio Full
Sail, promovido pela universidade americana.
Além dos excelentes resultados em
premiações estudantis, a Recreio Christian School apresenta uma incrível taxa
de aprovação nas melhores universidades brasileiras e excelentes notas no Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2021 alunos do colégio obtiveram colocações
especiais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e no
curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o mais concorrido da
instituição.
A participação espontânea dos alunos
ocorre por conta de um ambiente descontraído, onde as disciplinas vão além do
currículo tradicional e permitem uma variedade de atividades extracurriculares.
"O modelo de ensino atual das escolas tradicionais foi desenvolvido em uma
época em que somente os educadores tinham acesso à informação, mas esse cenário
mudou drasticamente, principalmente nos últimos 15 anos, com os avanços
tecnológicos. A escola do futuro é mais colaborativa, interativa,
participativa, influenciada por mídias sociais e pela tecnologia", diz o
CEO e fundador da Recreio Christian School, Gabriel Frozi.
A Recreio Christian School atende turmas
do infantil ao 3º ano do Ensino Médio, preparando os alunos para as melhores
universidades do Brasil e do exterior. Um diferencial da instituição é ser a
única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com
TDAH. "É uma escola diferenciada que vem formando atores, atletas, porque
é uma escola inteligente, onde os alunos produzem em todas as áreas de ensino
com o mesmo equilíbrio", diz Frozi.
Há 6 anos, quando Gabriel Frozi criou
uma escola preparada para receber a todos e fazer de cada aluno um sonhador
também, fez da metodologia um diferencial. O sistema de avaliação próprio da
escola prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os
deveres de casa e a atuação em projetos sociais.
As provas bimestrais representam apenas
30% do sistema de avaliação. Alunos que não alcançam bom desempenho na nota da
avaliação, mas cumprem com as demais obrigações, podem ser aprovados, desde que
consigam a média 7. A escola não facilita a aprovação, já que os estudantes
passam por um sistema de avaliação que se divide da seguinte forma: 15% da nota
se refere à participação; 25%, ao dever de casa; 30%, a pequenos projetos; e
30%, à prova bimestral.
Sobre a Recreio Christian
School:
Escola bilíngue cristã, conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação da RCS. Atende turmas do infantil ao 3º ano do Ensino Médio. Prepara os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH.
Nenhum comentário