Últimas

Pantanal: três dicas para soltar um pouco da Juma Marruá que há em você

A novela de grande audiência nos anos 1990 voltou em 2022 prometendo trazer à tona as pautas que norteiam a vida nesta região do país, com looks que contam com elementos mais rústicos

No ar desde o final de março, o remake da novela Pantanal está dando o que falar nas redes sociais. O grande sucesso da Rede Manchete nos anos 1990 voltou repaginado e, com ele, volta à tona uma antiga proposta de visual, com estampas que imitam a pele de animais selvagens e com a presença de cores como o verde, o laranja e o marrom.

A trama contém uma série de aspectos sobrenaturais, e o mais conhecido deles é a história de que a personagem Juma Marruá se transforma em uma onça-pintada. Passar por uma metamorfose como essa não é possível, mas as cores desse animal tipicamente brasileiro são muito populares em peças de roupa e deverão voltar com tudo neste outono/inverno.

As tendências, portanto, serão muito bem vistas por quem curte um estilo mais rústico de se vestir, misturando texturas da fauna e flora silvestre com pautas como os movimentos sociais e ambientais, além de elementos muito presentes no dia a dia nas fazendas da turma do agro.

Separamos neste texto três dicas para soltar um pouco da Juma Marruá que existe em você nesta estação e arrasar com looks inspirados no sucesso Pantanal. Confira:

Animal print



A cada ano que passa, as estampas animal print, que reproduzem padrões de peles de animais, ganham novas texturas e tonalidades. Na nova versão de Pantanal, Maria Marruá (Juliana Paes) e Juma Marruá (Alanis Guillen) viram onças pintadas para defender o local onde vivem da exploração de pessoas mal intencionadas.

A proposta da novela de misturar em sua estética as pautas que norteiam as discussões nesta região do país deverá influenciar a forma de se vestir dos brasileiros, aflorando nos fãs um sentimento de orgulho de nossas raízes.

É preciso ressaltar, porém, que tudo em abundância enjoa. Desta forma, o animal print deve estar presente em uma ou outra peça; como uma saia, um casaco, uma bolsa ou um sapato, que podem muito bem combinar com diversas semijoias e um mix de anéis. Por exemplo, a estampa de onça fica legal com joias de tonalidade dourada, enquanto a de zebra é mais indicada para peças de ouro branco ou banhadas a ródio branco.

Em composições mais ousadas, o branco e preto voltam com tudo para balancear e trazer sobriedade aos looks e as joias mais minimalistas são uma aposta mais certeira, com o objetivo de não entrar em conflito com a estampa que já se destaca.

E não é somente a onça que vai virar tendência: tecidos sintéticos que imitam couro, como o de cobra ou o de crocodilo, também deverão passear pelas estações mais frias, na forma de cintos, calçados, bolsas e jaquetas.

Moda country



O estilo western, também conhecido como moda country, é inspirado nos elementos que compõem a paisagem dos rodeios, das festas sertanejas e da vida no campo no interior do Brasil.

Uma série de grandes marcas já adotou em seus desfiles peças como camisas country, chapéus e botas, e a tendência vista nas redes sociais é o uso cada vez mais frequente de acessórios do tipo. O chapéu de cowboy, por exemplo, tem sido usado até para compor looks com uma pegada mais street style.

Um look básico, com jeans, camisa e bota country, é considerado uma escolha para sair do óbvio nos dias de hoje, conferindo uma dose de personalidade à composição. As presilhas de cabelo, bem como aqueles acessórios conhecidos como “piranhas”, prometem voltar com muito brilho e podem combinar com joias de tonalidade semelhante.

Os colares chocker, com seus diferentes formatos e materiais, abrem um leque de possibilidades para ousar nas escolhas, enquanto as tão polêmicas franjas podem aparecer de maneira bem mais discreta, como nos brincos, combinando com o animal print de oncinha.

Cores e estampas


Foto: Getty Images/Kevin Winter

Como você viu, peças de roupas como camisas, coturnos, jaquetas, jóias, botas, cintos e bolsas com uma pegada mais rústica deverão ganhar espaço nos guarda-roupas dos brasileiros nos próximos meses e, com elas, quem deverá voltar é o preto.

Peças na cor preta deverão aparecer de maneira mais agressiva, assim como outras nas cores verde – como naquele tom que usou Beyoncé na cerimônia do Oscar 2021 – e também marrom e laranja, trazendo uma nova roupagem para a estação.

Quanto às estampas, será possível notar vestidos, calças e blusas com estampas liberty; aquelas com flores bem pequenas, geralmente em fundos pretos ou azuis. Roupas com trabalhos artesanais também estão em alta, bem como o sempre presente xadrez, que desta vez deve aparecer mais intenso, em cores como o amarelo, o vermelho e o laranja.

A vida na região do pantanal brasileiro, as questões sociais, a fauna e a flora local, a música tradicional, e ainda os conflitos desta parte do país, deverão se misturar em um grande caldeirão audiovisual que promete pautar as discussões dos brasileiros e lançar tendência em 2022. Portanto, prepare-se e aproveite o que esses elementos podem contribuir para o seu look.

Nenhum comentário