PAULUS Editora lança as obras "Lobato na escola", material de apoio para educadores
Obras
refletem sobre obras infantis, juvenis e os contos de Monteiro Lobato, expoente
da literatura brasileira
Estreando a coleção “Letras e entrelinhas”, a PAULUS Editora lança as obras
“Lobato na escola – roteiro de leitura da obra infantil e juvenil”
e “Lobato
na escola – roteiro de leitura dos contos”, de autoria
de Kátia Chiaradia, Luís Camargo e Milena Ribeiro Martins. As ilustrações são
de Marcos Garuti. Voltada para professores, educadores, estudantes de Letras,
bibliotecários e todos envolvidos com a formação de leitores, a publicação visa
explorar a obra de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores
brasileiros.
No livro
1, “Lobato na Escola – roteiro de leitura da obra infantil e juvenil”, os
autores analisam títulos de Monteiro Lobato, divididos em três capítulos:
“Reinações de Narizinho: adentrando o mundo encantado de Monteiro Lobato”,
“Caçadas de Pedrinho: natureza, política e formação de leitores” e “Como e por
que ler ‘A chave do tamanho’ na escola”. Em cada capítulo, é apresentada uma
breve introdução, contextualização e orientações que visam ajudar na
compreensão dos textos. A publicação também oferece uma série de sugestões de
atividades em grupo ou individuais, que contemplam as quatro práticas de
linguagem: leitura, escrita, oralidade e análise linguística/ semiótica.
Dividido
em 9 capítulos, o livro II analisa e propõe a reflexão de contos escolhidos do
autor, a saber: “‘Meu conto de Maupassant’, um causo ouvido num trem”; “‘O
mata-pau’: crimes e tradições sertanejas”; “‘Arupês’: leitura guiada”;
“‘Vidinha ociosa’: pequenos quadros de cidades mortas”; “‘Negrinha’: protesto
contra ‘a dura lição da desigualdade’”; “‘Os negros’: desnudamento do ‘mito do
senhor benevolente’”; “Contos rurais e urbanos: continuidade e aprofundamento
da leitura”; “‘A nuvem de gafanhotos’: pobres-diabos”; “O conto e o contar na
história”. Para a autora Kátia Chiaradia, ao estudar um conto, o leitor é
instigado a analisar as estruturas sociais e como elas são criadas, indo além
dos elementos presentes no texto em si, como personagens, espaço, tempo, enredo
e foco narrativo.
As
presentes obras estão fundamentadas nos conceitos e procedimentos educacionais
em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com os
autores, a publicação tem o intuito de colaborar com o aprofundamento da
leitura de quem já conhece e busca conhecer melhor as obras do escritor.
Sobre os
autores:
Kátia Chiaradia é
licenciada em Letras, mestre e doutora em Teoria Literária pela Universidade
Estadual de Campinas (Unicamp), com pesquisa focada na literatura política de
Monteiro Lobato na década de 1930. É pós-doutora pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ).
Luís
Camargo é escritor,
tradutor e ilustrador de livros para crianças, editor aposentado de literatura
infantil e juvenil. Fez doutorado em Teoria e História Literária na Unicamp.
Milena
Ribeiro é professora de
Literatura da Universidade Federal do Paraná. É formada em Letras, fez mestrado
e doutorado em Teoria da História Literária na Unicamp, tendo pesquisado a
produção ficcional e a atividade editorial de Monteiro Lobato.
Marcos Garuti nasceu em São Paulo, capital. Desenha desde pequeno. Ao longo do tempo, encontrou na colagem, na madeira, nas texturas, nos papéis, nas cores e nos carimbos aliados na construção de imagens. Ilustra livros infantis, juvenis, revistas e jornais. Em 1999 ganhou o prêmio HQMix na categoria ilustrador.
Nenhum comentário