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PAULUS Editora lança as obras "Lobato na escola", material de apoio para educadores

Obras refletem sobre obras infantis, juvenis e os contos de Monteiro Lobato, expoente da literatura brasileira

Estreando a coleção “Letras e entrelinhas”, a PAULUS Editora lança as obras “Lobato na escola – roteiro de leitura da obra infantil e juvenil” e “Lobato na escola – roteiro de leitura dos contos”, de autoria de Kátia Chiaradia, Luís Camargo e Milena Ribeiro Martins. As ilustrações são de Marcos Garuti. Voltada para professores, educadores, estudantes de Letras, bibliotecários e todos envolvidos com a formação de leitores, a publicação visa explorar a obra de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores brasileiros.

No livro 1, “Lobato na Escola – roteiro de leitura da obra infantil e juvenil”, os autores analisam títulos de Monteiro Lobato, divididos em três capítulos: “Reinações de Narizinho: adentrando o mundo encantado de Monteiro Lobato”, “Caçadas de Pedrinho: natureza, política e formação de leitores” e “Como e por que ler ‘A chave do tamanho’ na escola”. Em cada capítulo, é apresentada uma breve introdução, contextualização e orientações que visam ajudar na compreensão dos textos. A publicação também oferece uma série de sugestões de atividades em grupo ou individuais, que contemplam as quatro práticas de linguagem: leitura, escrita, oralidade e análise linguística/ semiótica.

Dividido em 9 capítulos, o livro II analisa e propõe a reflexão de contos escolhidos do autor, a saber: “‘Meu conto de Maupassant’, um causo ouvido num trem”; “‘O mata-pau’: crimes e tradições sertanejas”; “‘Arupês’: leitura guiada”; “‘Vidinha ociosa’: pequenos quadros de cidades mortas”; “‘Negrinha’: protesto contra ‘a dura lição da desigualdade’”; “‘Os negros’: desnudamento do ‘mito do senhor benevolente’”; “Contos rurais e urbanos: continuidade e aprofundamento da leitura”; “‘A nuvem de gafanhotos’: pobres-diabos”; “O conto e o contar na história”. Para a autora Kátia Chiaradia, ao estudar um conto, o leitor é instigado a analisar as estruturas sociais e como elas são criadas, indo além dos elementos presentes no texto em si, como personagens, espaço, tempo, enredo e foco narrativo.

As presentes obras estão fundamentadas nos conceitos e procedimentos educacionais em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com os autores, a publicação tem o intuito de colaborar com o aprofundamento da leitura de quem já conhece e busca conhecer melhor as obras do escritor. 

Sobre os autores:

Kátia Chiaradia é licenciada em Letras, mestre e doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pesquisa focada na literatura política de Monteiro Lobato na década de 1930. É pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Luís Camargo é escritor, tradutor e ilustrador de livros para crianças, editor aposentado de literatura infantil e juvenil. Fez doutorado em Teoria e História Literária na Unicamp.

Milena Ribeiro é professora de Literatura da Universidade Federal do Paraná. É formada em Letras, fez mestrado e doutorado em Teoria da História Literária na Unicamp, tendo pesquisado a produção ficcional e a atividade editorial de Monteiro Lobato.

Marcos Garuti nasceu em São Paulo, capital. Desenha desde pequeno. Ao longo do tempo, encontrou na colagem, na madeira, nas texturas, nos papéis, nas cores e nos carimbos aliados na construção de imagens. Ilustra livros infantis, juvenis, revistas e jornais. Em 1999 ganhou o prêmio HQMix na categoria ilustrador.

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