Por que promover a transformação digital através de fluxos de valor?
*Por Sergio Ignacio | Founder & CEO e-brom e
Associado Mantenedor da ABSC
Realizar a transformação digital é um passo obrigatório para os centros de
serviços compartilhados (CSC) crescer e se consolidar em um mercado tão
competitivo como o de hoje em dia. Afinal, a tecnologia é capaz de trazer diversas
vantagens para o cotidiano de uma empresa e, assim, melhorar o seu desempenho.
Mas, você se engana se acredita que a transformação digital é apenas estar
presente na internet e disponibilizar seus produtos ou serviços online. A
mudança tem que ocorrer estruturalmente, até mesmo nos fluxos de processos de
negócios.
Esse tipo de transformação, inclusive, é fundamental para aprimorar o
funcionamento do seu CSC Então, se você não conhece essa transição, vamos
explicar o que é a transformação digital por meio de fluxos de valor para que
possa avaliar por que vale a pena implementá-la. Confira!
O que é a transformação digital por meio de fluxos de valor
Como dissemos, a transformação digital é uma mudança que deve ser feita em todo
o CSC. Isso é muito importante porque, assim, a tecnologia passa a ser uma peça
central das estratégias e realmente consegue ajudar o negócio a ter um
crescimento organizado e com inovações.
Nos fluxos de valor, essa transformação serve para indicar quais tarefas devem
ser digitalizadas e, com isso, aprimorá-las. Um fluxo de valor pode, por
exemplo, indicar quais tarefas da equipe devem ser automatizadas. Deve ser
simples e fácil de ser criado, porque dessa forma será montado rapidamente e
sem ter problemas.
Com a utilização de fluxos de valor, a cultura organizacional do CSC vai se
atualizando e pode ser mais fácil fazer com que a tecnologia se instale em
diferentes áreas e passe a ser o centro das estratégias.
Por que fazer essa transformação em seu CSC
Agora que você sabe o que é a transformação digital por meio da digitalização
de fluxos de valor, confira quais são os 5 maiores benefícios de fazer essa
mudança em seu Centro de Serviços Compartilhados:
1.Mais agilidade no dia a dia
Promover a transformação digital por meio da digitalização de fluxos de
trabalho, aliada ao mapeamento do fluxo de valor traz mais agilidade para o dia
a dia, porque focam apenas nas tarefas que devem ser feitas e permitem que
várias atividades repetitivas sejam automatizadas. O acompanhamento de resultados
também passa a ser mais ágil, já que os dados são fornecidos praticamente de
forma automática.
Então, a produtividade dos profissionais de suas equipes aumenta, porque eles
focam apenas no que realmente agrega valor ao cliente e, dessa forma, conseguem
realizar mais atividades no dia-a-dia. Além disso, como as ações repetitivas
são automatizadas, os colaboradores podem se dedicar mais à criação de
estratégias inovadoras e eficazes em vez de cumprirem tarefas burocráticas e
cansativas.
Isso é excelente, porque é capaz de melhorar consideravelmente os processos do
CSC e, consequentemente, o desempenho deste.
2.Maior colaboração entre as equipes
Fluxos de trabalhos digitais podem ser acessados facilmente a partir de
qualquer local, bastando uma conexão com a internet. Logo, é mais prático
visualizar e entender os processos. Dessa forma, há uma integração maior entre
colaboradores, CSC e o negócio.
Com isso, a comunicação entre os profissionais melhora e eles trabalham de
maneira mais harmônica. Essa mudança é ótima, não só porque consegue aprimorar
os resultados da empresa, mas também porque cria um ambiente de trabalho mais
agradável.
A fácil acessibilidade aos fluxos ainda aumenta a transparência do negócio.
Assim, os profissionais têm uma compreensão maior de todo o serviço e podem
sentir que realmente fazem parte da empresa.
3.Melhor visibilidade dos processos
Para automatizar uma tarefa ou uma sequência de atividades, é essencial ter
certeza de que ela é realmente necessária, não é mesmo? Dessa maneira, é possível
garantir que não serão investidos tempo e dinheiro em processos que não
deveriam existir. Logo, a criação de um fluxo de trabalho digital, aliada ao
mapeamento do fluxo de valor, faz com que as equipes revejam apenas os seus
processos agregadores de valor ao cliente.
Identificadas quais tarefas devem ser feitas, elas precisam fazer um mapeamento
cuidadoso dos processos, identificar as falhas e gargalos, eliminá-los e só
depois padronizar os fluxos e digitalizá-los. Ou seja, a criação dos fluxos digitais
incentiva a melhora dos processos, o que aprimora a performance do CSC e seus
resultados.
4.Tomadas de decisões mais eficientes
Com a implementação da transformação digital, o CSC pode acessar rapidamente
dados sobre as estratégias que está colocando em prática. Então, as equipes
conseguem visualizar o que está funcionando e o que não está.
Com essas informações, os executivos são capazes de tomar decisões bem mais
eficientes e originais, já que elas são baseadas em dados reais.
5.Mantém a competitividade
Fazer essa transformação digital mantém a competitividade do CSC, porque
fornece todos os benefícios que listamos anteriormente. Assim, haverá melhora
do desempenho do seu negócio e os resultados obtidos serão superiores aos
antigos.
Como implementar a transformação em Centros de Serviços Compartilhados
Após conferir esses benefícios, com certeza já compreendeu a diferença que a
transformação digital realizada por meio de fluxos de valor faz para seu CSC.
Mas, você sabe como implementá-la para aproveitar essas vantagens?
Uma forma muito interessante e eficaz de realizar essa mudança é utilizando
ferramentas de gestão de processos que tenham como foco o mapeamento do fluxo
de valor. Escolha uma plataforma que ofereça aos usuários a oportunidade de criar,
ajustar e gerenciar fluxos de valor de maneira automatizada, simples e
colaborativa. Dessa forma, além de agilidade no mapeamento, você garantirá a
manutenção de um fluxo de entregas contínuo.
O mapeamento e a gestão do fluxo de valor permitirão que suas equipes consigam
identificar atrasos e falhas nos processos e, em seguida, melhorá-los.
Nenhum comentário