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Por sua atuação no combate à covid-19, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP recebe a maior honraria concedida pelo governo do Estado na área da educação

Medalha ‘MMDC Caetano de Campos’ foi concedida ao professor Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, diretor do Departamento de Pediatria e Puericultura do Curso de Medicina da FCMSCSP

Na foto, o secretário da educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva; o homenageado, professor Dr. Marco Aurélio Sáfadi; e a secretária-executiva da Educação, Renilda Lima (Divulgação/Arquivo pessoal)


O professor Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, diretor do Departamento de Pediatria e Puericultura do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), foi homenageado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da concessão da medalha ‘MMDC Caetano de Campos’, principal honraria oferecida pelo governo paulista na área da Educação. O prêmio foi entregue no dia 28 de março no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, pelo secretário estadual da Educação Rossieli Soares da Silva.

O reconhecimento a Sáfadi foi motivado por sua participação na Comissão Médica da Educação de SP, formada por especialistas das áreas de pediatria, infectologia e epidemiologia. Instalado no início de 2021, por iniciativa do então governador João Doria, o grupo prestava consultoria nas decisões sobre as condições de funcionamento das instituições de ensino e da volta às aulas presenciais em todo o estado visando o cumprimento das normas sanitárias. Desde então, a comissão de experts prestava semanalmente aconselhamento ao secretário de Educação, oferecendo suporte técnico e científico.

Para o médico, esse foi um dos momentos mais marcantes no trabalho. “Creio que a indicação pelo retorno de forma segura às aulas foi a grande contribuição da Comissão Médica, porque havia a percepção de muitos que seria algo catastrófico, que haveria um risco muito grande”, lembra. “Procuramos, à época, enfatizar o enorme prejuízo que o fechamento prolongado das escolas trazia às crianças. Prejuízos cognitivos, de saúde mental, de aprendizagem, aumento do risco de evasão escolar, vulnerabilidade à violência, entre outros.”

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