"Pra mim, toda hora é hora de inovar e, consequentemente, de empreender", afirma CEO do Grupo Universal Automotive Systems
André Belfort, CEO do Grupo Universal Automotive Systems/Divulgação
Diante da crise
sanitária e econômica que flagelou o Brasil, e diversas economias mundiais,
muitas pessoas decidiram empreender. Fatores como a necessidade de
aumentar ou ter uma nova fonte de renda, desemprego, vislumbre de novas
oportunidades, ou por entender que era o momento certo levaram a ação.
De acordo com dados do
Sebrae, em 2021, o empreendedorismo cresceu de forma avassaladora no país. No
último ano, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de novos negócios, aumento
de 9,8%, quando comparado com o ano de 2020, onde foram criadas 3,3 milhões de
micro e pequenas empresas.
Os dados não apenas
destacam a importância do empreendedorismo tendo como base o repensar do modelo
atual de trabalho, mas a mudança atitudinal, seja esta para a abertura e
consolidação de novos negócios, ou o desenvolvimento do pensamento holístico
que difunda e execute novas ideias e soluções em uma empresa e/ou organização.
Segundo André Belfort,
CEO do Grupo Universal
Automotive Systems e sócio da Thoso Consultoria Empresarial,
além de conselheiro em outras empresas, o empreendedorismo é muito mais que ser
proprietário de um negócio. Em sua concepção, é uma atitude que permeia e
impacta todas as decisões de um ser humano, seja no ambiente de trabalho, ou na
vida particular.
“Empreendedorismo não é
apenas ter um negócio, embora isso seja louvável, vai além disso, é procurar
maneiras de ser eficiente, de melhorar os processos, como por exemplo, a
jornada do cliente, ou mudar padrões na vida pessoal, adquirindo mais tempo, é
fazer algo diferente e melhor", afirma.
O executivo ainda
defende que não existe um momento certo de empreender. Com uma visão sistêmica,
acredita que para ser bem-sucedido, o profissional independentemente da posição
e do momento que esteja, como empresário ou colaborador, deve ser
resiliente.
“A única certeza que
temos na vida é que esta vai propor mudanças constantes e cobranças, assim não
existe a hora exata de empreender. Pra mim, toda hora é hora de inovar e,
consequentemente, de empreender. O que muitas vezes acontece quando tem alguma
situação difícil, muitas vezes de crise, as pessoas começam a empreender”,
explica.
Empreendedorismo na
prática
Nascido pela paixão por
automóveis, o Grupo Universal Automotive Systems está no mercado há 45 anos.
Focado, inicialmente, na distribuição de maçanetas e fechaduras, ao longo de
sua trajetória identificou novas oportunidades de negócio e passou não somente
distribuir, mas também a fabricar os próprios produtos, além de expandir a
atuação para outras linhas do segmento, lançando e adquirindo outras marcas.
Atualmente, a empresa
possui 27 mil produtos, que atendem mais de 48 montadoras e incontáveis
veículos das linhas leve e pesada, além da exportação para mais de 20 países.
A empresa foi
estabelecida com o trabalho árduo do empreendedor Ricardo Ferreira, também
conhecido como Maçaneta. Ricardo era ex-vizinho do pai do Ayrton Senna. Antes
de consolidar seu negócio, aos 13 anos de idade, ele foi trabalhar com Milton
da Silva, genitor do tricampeão mundial de Fórmula 1.
Com o passar dos anos,
em 1977, Ricardo montou uma distribuidora, em 1980 uma fábrica, e aos poucos
sua empresa virou líder no mercado de maçanetas e fechaduras de carros, hoje
conta com diversos produtos no portfólio. Por ter uma cabeça empreendedora e
visão holística, o empresário passou seu cargo de CEO, e hoje é conselheiro na
empresa que fundou.
Atualmente, o Grupo
Universal Automotive Systems, é uma das empresas mais importantes do segmento
de aftermarket automotivo. E em 2021, em plena pandemia, a empresa faturou R$
300 milhões.
A companhia possui
várias iniciativas inovadoras e empreendedoras, como por exemplo, o Centro
Tecnológico de Formação (CTF), localizado na sede da companhia, em Osasco (SP).
O CTF também conta com quatro veículos, equipados com showroom e equipamentos com
o objetivo de ministrar treinamentos e demonstrações in loco em diversos estados.
A iniciativa surgiu
pela grande capilaridade da rede parceira que revende os produtos das marcas da
Universal, além da necessidade de levar informação técnica de maneira rápida e
consistente aos profissionais que comercializam e instalam os componentes.
Alinhado a
contemporaneidade, o Grupo ainda tem um olhar para inovações tecnológicas, bem
como outros temas, em especial a discussão de políticas de diversidade e de ESG
(environmental, social and
governance - ambiental, social e governança, em português).
SOBRE O GRUPO UNIVERSAL
AUTOMOTIVE SYSTEMS
O Grupo Universal
Automotive Systems (antiga Universal Maçanetas), nascido pela paixão por
automóveis, está no mercado há 45 anos. Focado, inicialmente, na distribuição
de maçanetas e fechaduras, ao longo de sua trajetória identificou novas
oportunidades de negócio e passou não somente distribuir, mas também a fabricar
os próprios produtos, além de expandir a atuação para outras linhas do
segmento, lançando e adquirindo outras marcas.
Atualmente, são 27 mil
produtos, que atendem mais de 48 montadoras e incontáveis veículos das linhas
leve e pesada, além da exportação para mais de 20 países. Entre as linhas de produtos
estão UNI1000®️ - Divisão Química; Electric-Life®️ - Lâmpadas e Elétrica;
Univel®️ - Indústria Metalúrgica; Universal®️ - Ferragens; Uniflex®️ -
Borrachas de Vedação, Guarnição e Mangueiras; Unick®️ - Tampas Automotiva;
Micro®️ - Máquinas do Vidro, Amortex®️ - Suspensão, Direção, Transmissão e
Amortecedores (Suspensão e Mola a Gás), e Micro®️ Palhetas.
São 700 colaboradores distribuídos entre a matriz, unidade industrial (Osasco/SP) e os Centros de Distribuição (SP e GO), que totalizam mais de 50 mil m² de área construída.
Nenhum comentário