Quais são os caminhos da inteligência artificial para os motores de busca?
Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution *
Dos horários no cinema às informações relevantes
nos afazeres do trabalho, passando por clima, pesquisas escolares e notícias,
as buscas na internet dominam grande parte da navegação dos usuários. É quase
impossível não dar “um google” sobre qualquer coisa que a gente precisa
rapidamente.
Porque é justamente este o principal encanto deste
serviço: entregar aquilo que a gente procura em uma fração de segundos. Claro,
isso é reflexo da utilização de inteligência artificial nos motores de busca. A
área, aliás, está na vanguarda dessa tecnologia. Agora, resta saber quais
fronteiras serão quebradas para expandir ainda mais esse acesso à
informação.
Os números mostram a força das buscas na web. O
Google, que domina mais de 90% desse segmento, processava 14 bilhões de buscas
por ano em 2000, nos primórdios da web. Hoje, essa marca é atingida em apenas
quatro dias. A média é de 3,5 bilhões de pesquisas diárias, com mais de 1,2
trilhão por ano, segundo dados do Internet Live Stats. Além disso,
segundo a plataforma Moz, especializada em SEO, 84% dos usuários realizavam
três ou mais pesquisas diárias na Internet em 2019 – um número que certamente
deve ter aumentado durante a pandemia de covid-19.
Com números tão grandiosos, fica clara a influência
da inteligência artificial para o sucesso dos motores de busca. É humanamente
impossível processar um volume de informações tão grande – e isso é feito em
segundos nesses portais. A necessidade de indexação faz parte desde o início da
internet comercial e só aumentou com sua popularização.
A tecnologia de IA, portanto, evoluiu com essas
plataformas. Foi por meio dela que as buscas finalmente se tornaram
inteligentes. Ou seja, os resultados passaram a condizer com o que, de fato,
era pesquisado pelas pessoas. Houve um grande ganho de performance que permitiu
que “dar um google” se tornasse uma expressão corriqueira em nossas vidas.
Dessa forma, a IA transformou as buscas na web em
um negócio altamente rentável para os motores, as empresas e os consumidores.
Quer ver empresas em sua região? Basta pesquisar com a geolocalização ativada.
Quer aumentar as vendas e aparecer para o consumidor? Só utilizar as técnicas
adequadas para aparecer no topo da lista em alguma busca relacionada a seu
negócio. Quer fazer anúncios pagos, como links patrocinados? A compra de
espaços com palavras-chaves é bem útil. Como se vê, criou-se todo um
ecossistema que possibilita diferentes oportunidades ao mesmo tempo que
facilita o acesso ao crescente volume de dados disponíveis no ambiente digital.
Mas, como toda tecnologia, a evolução faz parte de
sua natureza. A inteligência artificial procura incluir novas funcionalidades
para que as buscas sejam cada vez mais rápidas, eficientes e, claro,
inteligentes. Um dos desafios, que já é trabalhado pelo Google em suas
atualizações mais recentes, é a tentativa de aprender linguagem, ou seja,
compreender as buscas com frases longas e complexas, incluindo seus contextos.
Os assistentes de voz também vão estimular as buscas por áudio, uma realidade
já latente em alguns casos. Ou ainda na necessidade de levar essa busca
inteligente em outros setores, como o varejo, com um sistema dentro das grandes
redes.
A inteligência artificial e os sistemas de busca
têm uma relação intrínseca no mundo da tecnologia. As demandas destes últimos
fazem a primeira testar novas funcionalidades. Posteriormente, são aplicadas e
integradas em outras soluções. Compreender essas tendências, portanto, beira
ser um exercício de futurologia, isto é, de saber o que vem por aí sobre IA. Nem
vai ser preciso “dar um google” para descobrir.
*Otto
Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que
fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da
LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte
a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e
setores – e-mail: centric@nbpress.com
Sobre
a Centric Solution
Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.
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