Saúde e bem-estar dos pets: quais vacinas são necessárias para cães e gatos?
Como todas as pessoas, os animais de estimação devem manter visitas regulares ao veterinário e ter sua carteira de vacinação
Créditos: iStock
As pessoas que possuem animais de estimação sabem o quanto eles tornam a vida mais alegre, da mesma forma preocupam quando apresentam algum sinal que algo não está bem com a saúde deles, tanto é que se tornar tutor de um bichinho requer muita responsabilidade, não apenas com a alimentação e higiene, mas acima de tudo, entender o que uma mudança no seu comportamento significa, como rejeitar seu biscoito preferido ou não interagir com os membros da família.
Assim como os seres humanos, os bichinhos devem fazer um acompanhamento veterinário periodicamente, inclusive a necessidade ou não de exames para checar o estado de saúde e, se necessário, prescrever um tratamento. Da mesma forma, eles devem ter sua carteira de vacinação sempre em dia, para a prevenção de doenças que possam comprometer a sua saúde, a de outros animais que estão em contato e até mesmo das pessoas do seu convívio.
A vacina antirrábica é obrigatória legalmente, em razão da raiva ser transmissível para as pessoas, e deve ser aplicada em dose única, após os 3 primeiros meses de vida de cães e gatos, sendo reforçada uma vez por ano. Normalmente as prefeituras realizam campanhas de vacinação contra a raiva, e são aplicadas gratuitamente pelos centros de zoonoses.
Os cachorros devem também tomar as seguintes: vacina V8, V10 e V12, que previnem doenças como cinomose canina, parvovirose, hepatite infecciosa, leptospirose, coronavirose, parainfluenza, traqueobronquite infecciosa canina, giárdia e leishmaniose, aplicadas conforme a orientação veterinária.
Para os gatos, 4 vacinas são importantíssimas: a primeira, V3, que protege contra a panleucopenia felina, calicivirose, rinotraqueíte; a segunda, V4, que previne as doenças que a V3 também protege e contra a clamidiose; a terceira, V5, previne as mesmas doenças que a V3 e a V4 e a leucemia felina; e a quarta, que é a da raiva, citada anteriormente. Todas devem ser aplicadas por profissionais da área da saúde veterinária.
O ideal é respeitar as datas de aplicação das vacinas, conforme prescrito na carteira de vacinação, e caso ocorra atraso, procure imediatamente um profissional, cuja formação seja de uma faculdade de Medicina Veterinária, que certamente orientará sobre a importância da imunização do seu animalzinho, e elaborará um protocolo vacinal para que o mesmo tenha uma vida saudável e assim possa conviver com outros animais e com a família.
Nenhum comentário