Últimas

Stripe, Alphabet, Shopify, Meta e McKinsey lançam Compromisso Antecipado de Mercado de investir $925 milhões em remoção de carbono até 2030

Frontier é um compromisso de nove anos para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de remoção permanente de carbono e garantir demanda futura.

São Francisco —  A Stripe, Alphabet, Shopify, Meta, e McKinsey Sustainability lançaram o Frontier, um Compromisso Antecipado de Mercado (AMC na sigla em inglês) para acelerar o desenvolvimento de tecnologias para a remoção permanente de carbono da atmosfera. As companhias fundadoras planejam investir $925 milhões de dólares nos próximos nove anos na compra de soluções de fornecedores inovadores para a remoção permanente de carbono. 

O Frontier quer enviar um forte sinal para pesquisadores, empreendedores e investidores de que existe um mercado para a remoção de carbono. O modelo de AMC se tornou bem-sucedido há uma década no desenvolvimento de vacinas antipneumocócicas para países de baixa renda, salvando aproximadamente 700 mil vidas. Esta é a primeira vez que este modelo está sendo aplicado na remoção de carbono em escala.

A redução radical de emissões será essencial para evitar os piores efeitos causados pelas mudanças climáticas. Estudos recentes do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês) mostram claramente que não existe um caminho para manter o aquecimento global dentro de 1.5°C sem a remoção permanente de gigatoneladas de CO2 presentes na atmosfera e nos oceanos.

Um progresso significativo já foi realizado no desenvolvimento de tecnologias para a remoção de carbono, mas ainda há muito o que fazer para atingir suficiente escala. Em 2021, menos de 10.000 toneladas de carbono haviam deixado a atmosfera permanentemente por meio destas tecnologias. Os modelos do IPCC requerem - em média - a remoção de 6 bilhões de toneladas de CO2 até 2050 para atingir a meta de 1.5°C. O AMC do Frontier foi criado para estimular a confiança desta indústria, para que ela se desenvolva com urgência.

 

Como funciona o Frontier 

O Frontier conduzirá o processo de devida diligência e facilitará a compra de remoção de carbono de duas maneiras:

  • Com fornecedores de tecnologia de remoção em fase piloto, os compradores farão acordos de pré-compra de pequenos volumes.
  • Com fornecedores que já estão escalando suas tecnologias de remoção de carbono, o Frontier facilitará acordos de compra entre eles e os compradores individuais. Estes acordos são a promessa de compra da remoção de toneladas de carbono se e quando o resultado for entregue, garantindo o financiamento e escala destes fornecedores. Quando toneladas de CO2 são removidas, as companhias de remoção são pagas, e as toneladas são devolvidas aos compradores.

O Frontier também vai identificar quais tecnologias têm o maior potencial de longo prazo e as ajudará a ganhar escala por meio destas compras, além de oferecer aconselhamento e suporte. Na prática, isto pode significar pagar preços iniciais mais caros, mas - ao mesmo tempo - acelerar o desenvolvimento de tecnologias que atendam a critérios que incluem:

  • Permanência: armazenar carbono permanentemente (>1000 anos)
  • Pegada física: aproveitar alternativas para sequestro de carbono menos limitadas por terras cultiváveis. 
  • Custo: estar em um bom caminho para ter um custo acessível quando ganharem escala (<$100/ton).
  • Capacidade: mostrar capacidade de ser parte de um portfólio de empresas de remoção de carbono (>0.5gt/ano).
  • Justiça ambiental: garantir resultados significativos de justiça ambiental por meio de um processo sólido centrado na participação dos públicos locais.

O Frontier, que é uma filial da Stripe, também será financiado por milhares de empresas que compram remoção de carbono por meio do Stripe Climate. Isto torna o Frontier a maior coalizão do mundo de compradores de carbono, tanto em financiamento quanto em número de membros.

Nan Ransohoff, Head of Climate, Stripe: “Com o Frontier, nós queremos enviar uma mensagem clara a empresas, pesquisadores e investidores de que existe um mercado para a remoção permanente de carbono: construa e nós compraremos".

Kate Brandt, Chief Sustainability Officer, Google: “Na Alphabet, por causa da nossa longa história trabalhando para promover novas soluções climáticas, sabemos em primeira mão que chamar a atenção cedo para uma demanda pode estimular inovação e reduzir preço para todos. É por isso que nos unimos a esta incrível coalizão de líderes climáticos, que juntos veem uma grande promessa nas novas tecnologias de eliminação de carbono e o poder de enviar um sinal claro de demanda ao mercado". 

Stacy Kauk, Head of Sustainability, Shopify: “A mensagem da Shopify foi alta e clara quando lançamos nosso Fundo de Sustentabilidade em 2019: Junte-se a nós. A mudança climática só pode ser resolvida se nos unirmos, e é isso que estamos fazendo com este Compromisso Antecipado de Mercado. O nosso sinal unificado, via Frontier, é exatamente o que o mercado de remoção de carbono necessita para dar seu próximo passo". 

Peter Freed, Head of Energy Strategy, Meta: “Estamos comprometidos em alcançar emissão zero através de toda nossa cadeia de valor até 2030 por meio de parcerias e soluções inovadoras para a redução de emissões e para remoção de carbono. O Frontier é um passo importante para ajudar a acelerar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias de remoção de carbono por um mundo mais sustentável". 

Dickon Pinner, Senior Partner and Co-leader of McKinsey Sustainability: “Chegar a um nível zero de emissão é a chave para construir resiliência ambiental e um futuro sustentável com crescimento inclusivo. A remoção de carbono tem um papel fundamental. Nossa pesquisa mostra que a eliminação de carbono necessária até 2025 para alcançar o objetivo de 1,5 ºC do IPCC estará defasada em 80%, se considerarmos o ritmo dos projetos atuais. O Frontier será um catalisador para o desenvolvimento de projetos de alta qualidade de absorção de carbono.

Peter Reinhardt, CEO and Co-Founder, Charm Industrial: “Clientes são essenciais para escalar um negócio; e até recentemente, havia poucos para a remoção de carbono. Este acordo é um sinal poderoso de que existe um mercado para o que estamos construindo na Charm. Isso facilitará o crescimento, a arrecadação de fundos e - principalmente - a redução dos custos". 

Susan Athey, Economics Professor, Stanford GSB: “O AMC para as vacinas antipneumocócicas salvou quase um milhão de vidas trazendo a segurança de que haveria demanda futura por ela, acelerando seu desenvolvimento. O Frontier terá um papel similar: dar a partida nos investimentos em remoção de carbono e passar confiança a empresários e investidores de que eles terão retorno.

 

FUNDADORES

Stripe: A Stripe anunciou seu plano de começar a comprar remoção de carbono em agosto de 2019, com um compromisso inicial de $1 milhão de dólares. Hoje, milhares de clientes da Stripe direcionam parte de suas receitas para comprar remoção de carbono por meio do Stripe Climate. Juntos, a Stripe e seus usuários já aplicaram $15 milhões de dólares em startups de remoção de carbono na América do Norte, Europa e no Oriente Médio.

Alphabet: O Google tem uma longa história de liderança em iniciativas climáticas. Em 2007, foi a primeira grande empresa a atingir a neutralidade de carbono em suas operações, e em 2017 foi a primeira grande empresa a compensar 100% do seu uso de eletricidade com energias renováveis. Agora, a Alphabet (empresa mãe do Google) se propõe a alcançar nível zero de emissão em toda sua operação e cadeia de valor até 2030. Para isso, ela reduzirá a maioria de suas emissões (em relação a 2019) e também prevê investimentos em soluções naturais e tecnológicas de remoção de carbono para neutralizar as emissões restantes.  

Shopify: A Shopify lançou seu Fundo de Sustentabilidade em 2019 para acelerar o desenvolvimento de soluções de remoção de carbono. Desde então, a Shopify já destinou $32 milhões de dólares em 22 companhias empreendedoras e tecnológicas, e é uma das maiores corporações compradoras de remoção de carbono (39.380 toneladas até hoje). Além disso, a Shopify é uma empresa neutra em emissões, assim como nossa plataforma. Nossos data centers, escritórios, e o lar dos nossos colaboradores trabalhando de casa são mantidos 100% com energia renovável. Também obtemos compensação verificada de carbono para equilibrar nossas emissões com viagens, que são cinco vezes maiores que nossa pegada operacional. Todas as empresas usando a Shopify podem neutralizar as emissões de sua logística com o nosso aplicativo de remoção de carbono. Cada vez que um cliente faz um pedido utilizando o Shop Pay, a Shopify financia a eliminação de carbono para contrabalancear, sem nenhum custo adicional, o impacto no planeta. 

Meta: A Meta reconhece a urgência do tema câmbio climático e trabalha há 10 anos para minimizar seu impacto no meio ambiente. Desde 2020, a operação global da Meta é mantida por energia 100% renovável, atingindo um equilíbrio na produção de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, as emissões operacionais vêm sendo reduzidas em 94% desde 2017. Além dos novos objetivos de alcançar emissão zero em toda cadeia de valor e ter um impacto hídrico positivo até 2030, a Meta se compromete a trabalhar com provedores para ajudar a desenvolver novas soluções que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e que eliminem o gás carbônico da atmosfera. Isto inclui o apoio ao reflorestamento e às soluções de engenharia que removem carbono diretamente do ar.

McKinsey Sustainability: A McKinsey Sustainability é a plataforma de serviço ao cliente da McKinsey que tem como objetivo ajudar todos os setores industriais a chegarem a um nível líquido de emissão nulo em 2050 e a reduzir as emissões de carbono pela metade em 2030. Seu objetivo é ser o principal parceiro e conselheiro sobre sustentabilidade, resiliência climática, transição energética e governança ambiental e social (ESG) a todos os clientes da empresa, desde a diretoria ao chão de fábrica. A McKinsey Sustainability impulsiona o posicionamento de especialistas, as ferramentas e soluções, e o ecossistema vibrante de associações industriais para liderar uma onda de inovações e crescimento econômico que protege nosso planeta e acelera a sustentabilidade.

Nenhum comentário