7 dicas para melhorar o desempenho do seu e-commerce
É preciso garantir uma experiência positiva
para o cliente desde o primeiro momento
O e-commerce brasileiro registrou
faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020. O
resultado é recorde para o comércio online. Os dados são da Neotrust, empresa
que monitora 85% do e-commerce brasileiro. Hoje em dia, estar presente no
digital é quase uma obrigação, e ao mesmo tempo que há todo um universo de
possibilidades, existem os erros. Como empreendedor e especialista em marketing
digital, não só acompanhei como cometi minha cota de erros e por isso que criei
essas dicas de e-commerce para novos empreendedores, para ajudar quem está
começando ou precisa melhorar sua operação no e-commerce.
- Experimente formatos
Para realmente ter sucesso, é preciso
experimentar muito: criar anúncios para produtos diferentes, testar diferentes
formatos e imagens. Este é um dos caminhos que acabará por atrair clientes e
impulsionar as vendas. É claro que para isso, seu e-commerce deve estar em
pleno funcionamento, com testes feitos, produtos e informações claras. Evite
fazer suposições sobre seus clientes, toda frase que começa com "eu acho
que...", é meio caminho andado para errar. Esteja aberto a estar errado
sobre o que realmente funciona – você não saberá a verdade até analisar os
dados.
- Otimize sua loja para
palavras-chave de nicho
A maioria dos proprietários de
e-commerce se concentra em táticas simples, como anúncios do Facebook ou Google
ou marketing de influenciadores. No entanto, uma das dicas de e-commerce
mais importantes é que você também deve considerar uma estratégia de otimização
de mecanismos de pesquisa, o famoso SEO. Se você planeja administrar sua loja
online por vários anos, a otimização do mecanismo de pesquisa pode ajudá-lo a
aumentar seu tráfego orgânico, pois é uma estratégia que fica cada vez melhor
no longo prazo. Assim como a mídia programática, que se baseia em dados e
entrega anúncios para o perfil certo, no momento oportuno.
- Construa seus canais desde o
primeiro dia
Assim que você comprar o nome de domínio
da sua loja, comece a construir um público. Você pode começar com postagens nas
mídias sociais para aumentar a base de fãs para que, ao lançar, tenha um
público pronto para comprar. Depois que sua loja for lançada, você pode começar
a coletar endereços de e-mail para criar uma estratégia de relacionamento via
CRM e tentar criar tráfego de referência - métrica digital usada para nomear os
visitantes que chegam a um site através do um link de um outro, como um blog de
e-commerce, site com dicas de produtos, ou blog de outra empresa, marca,
influenciador. Ao fazer isso desde o primeiro dia, você aumentará sua base de
clientes mais rapidamente além de tornar sua loja mais relevante para os
buscadores. Ao se concentrar na criação de sua mídia social, lista de e-mail e
tráfego de referência, você provavelmente precisará gastar menos em anúncios a
longo prazo. Você poderá promover seu conteúdo para seu público por meio de
seus próprios canais.
- Esteja em várias plataformas de
mídia social
Quando se trata de mídia social, muitos
e-commerces cometem o erro de estar apenas em uma plataforma. Por exemplo,
alguns podem postar apenas no Instagram e concentrar seus esforços de marketing
por meio de influenciadores. Outros estão exclusivamente no Facebook, pois
acham que os anúncios funcionam muito bem em sua loja. Usar uma combinação de
plataformas pode ser um pouco mais trabalhoso, mas oferece uma vantagem
competitiva.
- Crie anúncios desde o primeiro
dia
Os anúncios trazem tráfego que se
converte em clientes. Você precisará experimentar opções de anúncios diferentes
para encontrar o vencedor, por isso, é preciso investir. Inicialmente pode ser
difícil entender como funcionam os anúncios, então sinta-se à vontade para
iniciar um orçamento menor e aumentar aos poucos. Lembre-se de pode levar de 3
a 5 dias para sentir os efeitos de um anúncio otimizado. Se você continuar
reinvestindo seu lucro em publicidade, seu negócio crescerá de forma
consistente. Leva algumas semanas para descobrir quais produtos serão seus mais
vendidos e descobrir se o preço é sustentável para anúncios. No futuro, você
vai ter uma métrica de retorno sobre investimento em publicidade, ROAS, tão
consistente que vai conseguir prever qual o seu faturamento potencial de acordo
com a verba de marketing de cada mês.
- Aprenda a recuperar carrinhos
abandonados
Experimente diferentes alternativas de
remarketing para carrinhos abandonados. A mídia programática, por exemplo, pode
funcionar tão bem quanto um e-mail marketing. Você não poderá recuperar todos
os carrinhos, mas se você conseguir converter de 1 a 5% deles, terá valido a
pena. O primeiro e-mail enviado pode ser enviado dentro de poucas horas após o
abandono do carrinho para ajudar melhor na conversão e é possível, através da
mídia programática, impactar com anúncios com criativos diferentes, e até criar
um storytelling para trazer aquele cliente em potencial de volta.
- Comercialize sua loja além dos
anúncios
Há uma boa chance de que seus anúncios
sejam um dos maiores geradores de dinheiro da sua loja. Mas você não quer se
limitar a monetizar apenas via Facebook, Instagram ou Google. Aproveite o tempo
para direcionar o tráfego para o seu e-commerce por meio da otimização do
mecanismo de pesquisa, mídia programática, criando conteúdo, sendo ativo nas
mídias sociais,e-mail marketing e muito mais. O marketing digital vai muito
além de apenas criar anúncios. Construa sua base de dados e analise o que
funciona melhor.
Bruno Campos de Oliveira é CMO da ADSPLAY Mídia Programática. É formado em Marketing pela USP e há mais de dez anos trabalha com planejamento estratégico, campanhas de marketing digital, mídia de performance, e-commerce, aplicativos, além de atuar na criação de novos produtos e tecnologias para empresas do Brasil e do exterior.
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