7 erros comuns de empreendedores iniciantes para evitar na hora de abrir um negócio
CEO revela as principais falhas que podem
justificar o número de empresas fechadas com menos de um ano de atividade no
Brasil
Uma a cada
cinco empresas brasileiras declarou falência em menos de um ano em operação. É
o que revela a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de
Empreendedorismo, realizada pelo IBGE. Ainda de acordo com o levantamento,
mais de 70% dos negócios fecharam as portas com menos de dez anos de atividade.
Estes dados desanimadores não precisam
ser a realidade de todos que sonham com o empreendedorismo. Para isso,
empresários iniciantes devem evitar erros comuns, mas fatais, que podem
representar a falência do negócio.
O empreendedor serial José Paulo Pereira Silva,
CEO do grupo Ideal Trends, um dos maiores conglomerados tecnológicos da América
Latina, ensina como ficar de fora destas estatísticas. Autor do livro Lições para você construir negócios
exponenciais, ele lista as falhas que prejudicam o
amadurecimento das empresas. Confira!
- Não ter um plano de negócio
Muitos empreendedores acreditam em um
novo projeto, reservam capital para investir, mas não planejam todas as etapas.
O planejamento é a chave de qualquer empreendimento. Será por meio dele que
você conseguirá identificar todos os aspectos do negócio e poderá fazer ajustes
conforme as mudanças de cenário.
- Não buscar capacitação
Não existe um curso superior que forme
pessoas em empreendedorismo, mas o empresário precisa se capacitar e estudar
diversos temas. Você deve aprender finanças, contabilidade, gestão, pessoas,
comportamentos, liderança e muito mais. Assim, terá conhecimento sobre todas as
áreas do seu negócio.
- Ser desorganizado nas finanças
Todo negócio começa com um orçamento. A
boa gestão financeira preza pela elaboração de um fluxo de caixa e pelo
registro de cada valor. Quando este processo não acontece, a saúde financeira
da empresa é comprometida. Um bom empreendedor não descuida deste aspecto
essencial para a longevidade do empreendimento.
- Não estabelecer metas
Sem elas, o empreendimento corre o risco
de perder o ritmo e você ficará sem saber o que fazer para driblar as
dificuldades. Defina quais são as metas operacionais para alcançar o objetivo
final, que certamente será a receita. Para isso, avalie os dados disponíveis
sobre os números e perfis dos clientes e as transações da sua empresa.
- Desconsiderar os concorrentes
Analisar a concorrência, de forma
objetiva e sem arrogância, é muito importante. Avalie os posicionamentos,
estratégias, respostas dos consumidores, políticas de preços, etc. Não ignore o
fato de que, se o concorrente está no mercado, é porque entende a área.
- Misturar as contas pessoais com
as do negócio
Este é um erro comum especialmente no
início do negócio. A visão de dono pode dar a falsa impressão que o dinheiro da
empresa deve ser usado naquilo que você bem entender, mas isso não é prudente.
A utilização destes valores para o pagamento de contas pessoais é um erro que
deve ser evitado a todo custo.
- Não divulgar o negócio
corretamente
Nunca pense que você tem um excelente
negócio e que ele se vende sozinho. Embora alguns produtos ou serviços sejam de
extrema utilidade, a divulgação é uma forma de apresentar e fortalecer a marca.
Pense em estratégias de marketing e tenha uma equipe comercial engajada no
propósito da empresa.
Além desses erros, José Paulo ponta uma
qualidade fundamental que os empreendedores devem ter: comprometimento.
“Empreender significa ter muita dedicação, muita garra, muita vontade. É a
renúncia por uma paixão. São horas e horas que você poderia estar com a sua
família, passeando, se divertindo, mas você vai estar debruçado sobre um plano
de negócios, uma estratégia e fazendo reuniões para as coisas avançarem”,
analisa.
Sobre José Paulo Pereira Silva
José Paulo é mestre e doutor em Administração de Empresas e pós-doutor em Relações Internacionais, ambos pela Florida Christian University (FCU/USA). É presidente e fundador do Grupo Ideal Trends, conglomerado de 25 empresas com clientes em 30 países e inúmeros projetos de crescimento exponencial. O empresário formou centenas de empreendedores com suas lições de negócios e de vida. É paulista radicado em Orlando (EUA), onde também expande os seus negócios.
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