A escolha do ponto ideal para uma franquia é essencial para alcançar o sucesso
Com quatro modelos de negócio, a rede FiChips utiliza ferramentas para definir o ponto ideal para uma unidade
Escolher o melhor ponto comercial para uma nova
unidade da franquia é de extrema importância para garantir o sucesso do
negócio. Isso acontece, pois antes de definir o local é necessário analisar o
formato do negócio e as regiões de maior crescimento e de possibilidades de
adquirir êxito, para que o franqueado consiga atingir o público certo e atrair
a maior quantidade possível de consumidores.
Isso significa que, o ponto comercial perfeito deverá
atender a uma série de requisitos para garantir um alto fluxo de clientes. Esse
ponto deve ser definido seja atendendo ao acordo estabelecido pela franqueadora
ou pelo bom senso entre ambos.
Escolha do ponto no mercado de franchising
O modelo de franquias conta com algumas
características que diferem um pouco dos negócios convencionais na hora de
escolher o ponto. Uma das diferenças é a possibilidade de formatos que o
franchising oferece. Ou seja, é muito comum encontrar uma mesma franquia
instalada em lojas de rua, quiosques de shopping e até em praias, dependendo do
segmento do negócio.
Geralmente é a franqueadora que define as
características do ponto em que será instalada a nova unidade, através do seu
manual de implantação. Com o direcionamento é mais fácil escolher o local
ideal, mesmo com uma série de normas em que o franqueado deverá cumprir.
Segundo o CEO e fundador da FiChips - rede de food
service com pratos típicos do Reino Unido – Hermes Bernardo, a rede não tem
nenhum local, cidade ou estado que priorize para uma futura instalação da
franquia. “Antes de iniciar o negócio em algum local, sempre consultamos a
nossa ferramenta de geomarketing para entender as possibilidades que aquele
local poderá nos oferecer.”
Geomarketing como ferramenta para definir o local
ideal
O geomarketing é o meio utilizado pelos negócios para
estudar as relações entre as estratégias, políticas de negócios e o território
ou espaço onde a empresa, os seus clientes, consumidores, fornecedores e pontos
de distribuição se localizam.
Por meio das análises com essa ferramenta é possível
confirmar quem realmente é o público-alvo do negócio, onde está a maior
presença dele, qual é a renda e faixa etária predominante de uma determinada
região e monitorar como é a atuação dos concorrentes.
O geomarketing é ainda mais utilizado pelas franquias
durante o seu projeto de expansão. Pois, com a ajuda dessa ferramenta é
possível obter mapas com vários dados sobre o mercado, permitindo um maior
entendimento sobre as regiões onde a empresa deseja expandir.
O CEO da FiChips cita que a rede conta com o auxílio
da ferramenta Economapas de Geomarketing, com ela eles conseguem visualizar os
lugares mais promissores para cada tipo de negócio da rede. “Apesar de não
termos nenhuma região específica como prioridade para abrir uma unidade,
percebemos que o modelo de negócio PUB está com alta performance nas cidades
localizadas no interior dos estados.”
Além disso, Hermes conta que a rede utiliza a
ferramenta para estratégias no pós-inauguração da unidade. “O Economapas também
é utilizado para que possamos conseguir alcançar um alto número de clientes
depois de inaugurado a unidade, além do fortalecimento de serviços como o
delivery.”
Modelos de negócio atrativos e vantajosos
Na hora de escolher o modelo de negócio para a sua
franquia é importante verificar o tamanho do espaço que será necessário, o
investimento inicial total e o faturamento que a unidade pode alcançar. Além
disso, é necessário ficar atento aos diferenciais de cada um, pois todo detalhe
é extremamente importante para a franquia alcançar o seu sucesso.
A FiChips, atualmente, trabalha com quatro
modelos de negócio, todos eles indicados para lugares com alto fluxo de
pessoas. Entre eles estão o de lojas container, shoppings, lojas de rua
(pub) e o quiosque, indicado para terminais rodoviários e aeroportos.
Hermes explica que o formato de quiosque tem como seu
diferencial ser necessário um espaço pequeno, consequentemente, o valor que
será investido inicialmente é o menor dos quatro modelos. “Esse é um modelo que
requer uma área a partir de 9m² e com um investimento inicial de R$ 174 mil. O
franqueado irá precisar de três funcionários e o faturamento bruto mensal será
de R$ 50 mil, com retorno do investimento estimado em 16 meses.”
O modelo de loja de rua ou mais conhecido como Pub
possui um investimento inicial de R$ 317 mil, com um faturamento mensal de R$
95 mil e retorno do investimento entre 18 e 24 meses. “O modelo Pub é um dos
que estão fazendo mais sucesso nas cidades do interior. Um dos motivos é que
esse formato trás toda perspectiva dos pubs londrinos, fazendo com que o
cliente se sinta, realmente, em um bar do Reino Unido”, comenta Hermes
Bernardo.
O modelo de negócio Container tem como uma de suas
vantagens a instalação em lugares estratégicos e necessita de uma área de
apenas 18m². “Além disso, nós solicitamos um investimento inicial a partir de
R$ 285 mil e com uma possibilidade de faturamento bruto mensal de R$ 60 mil. O
prazo de retorno é estimado em 18 a 24 meses e requer a contratação de quatro
funcionários”, explica o CEO da FiChips.
Por fim, um dos modelos mais promissores
da FiChips, que é para Shopping. A vantagem desse formato de negócio é a alta
rentabilidade que ele possui, por estar localizado em um ambiente de muito fluxo
de pessoas. “O franqueado tem a possibilidade de ter um faturamento bruto
mensal de R$ 90 mil e com retorno do investimento previsto entre 18 e 24 meses.
É necessário um espaço a partir de 30m², até seis funcionários e um
investimento inicial a partir de R$ 368 mil”, diz Hermes.
A vantagem desses quatro tipos de modelos é que os
franqueados contam com a oportunidade de ter um poder de ganho ainda maior,
pois todos eles são habilitados para trabalhar com o delivery. Além disso, está
incluso no investimento inicial a taxa de franquia, equipamentos, estoque
inicial e capital de giro.
Sobre a FiChips Food
A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia, que se tornou a maior do país com a culinária inglesa, trabalha com quatro modelos de negócios: container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 174 mil, e retorno do investimento previsto entre 16 a 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com
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