A figura da mãe empreendedora é uma realidade no Brasil
Frida Underwear: mulheres conciliam
trabalho home office e maternidade
As mulheres começam a empreender movidas,
em grande parte, pelo desejo e necessidade de ter horas mais flexíveis e
controle sobre a sua própria rotina a fim de que possam conciliar o trabalho
com a vida pessoal e familiar. Ao encarar a maternidade, o
empreendedorismo aparece como uma saída à independência e para a geração de renda extra.
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de
2021, mostra que 50% das mulheres perdem o emprego em um período de dois anos
depois de se tornarem mães. O mercado de franquias é uma opção que vem
crescendo por transformar a vida das mulheres, sendo uma alternativa importante
para quem deseja trabalhar sem sair de casa e administrar a rotina materna.
Pesquisa feita pela Rede Mulher
Empreendedora (RME) mostra que 68% das mulheres empreendedoras do país
começaram a empreender justamente depois de terem filhos.
Empreender demanda organização de agenda,
compromisso, finanças, planejamento e execução de um plano de negócios, entre
muitas outras coisas. No entanto, isso também se aplica na rotina da
família e, principalmente, na criação dos filhos. “Uma criança precisa de
rotina, de organização, de planejamento, para ter horas certas de comer,
passear, brincar, desacelerar e dormir”, completa a mãe de dois filhos e também
empreendedora e gestora de marketing na rede de franquias Frida Underwear,
Aline Wolff.
Nesse sentido, o empreendedorismo tem se
mostrado uma ferramenta de transformação profissional, econômica, social e
pessoal na vida de muitas mulheres. Podemos dizer que ele aparece como a opção
para o desafio de desenvolver uma carreira profissional bem-sucedida sem voltar
as costas para o ambiente doméstico. A dica é se organizar, fazer uma lista com
as suas tarefas, selecionar suas prioridades e, assim, poder executar tudo com
sucesso. Além disso, é importante também ter um tempo livre para cuidar de si
mesma e dividir as demandas da casa, para evitar a sobrecarga.
Conciliar profissional e pessoal
Sílvia de Freitas Carvalho Silva é casada
e mãe do Mateus, 8 anos, da Maria Clara, de 3 anos, e madrasta do Rafael, de 9
anos. Está trabalhando com a franquia desde junho de 2021. “Minha carreira foi
toda como programadora de produção”. Ela contou que perdeu o emprego em julho
de 2020, como era período de pandemia acabou ficando um tempo em casa para cuidar
dos filhos.
Foi no início do ano passado que resolveu
investir em um negócio, desde que pudesse conciliar vida profissional e
pessoal. Pensou em franquia e começou a pesquisar. “Foi quando conheci a Frida
Underwear, vi o potencial de crescimento, me interessei muito e resolvi
arriscar para ter meu trabalho e tempo para ficar com as crianças.”
Sílvia falou que hoje se sente realizada.
“Eu sempre trabalhei e fui independente. Hoje, graças a Frida Underwear, voltei
ao mercado de trabalho, tenho meu dinheiro, ajudo no orçamento doméstico
e ainda faço uma reserva para investir ainda mais. Minhas expectativas são as
melhores possíveis, tenho certeza que farei a marca Frida Underwear alcançar
várias pessoas que irão se apaixonar tanto quanto eu”.
“A Frida tem tudo que uma mulher gosta,
produto de qualidade, peças lindas e com preço justo. O melhor, a marca reforça que a mulher tem que ser livre para fazer
suas escolhas, ficar confortável e maravilhosa dentro da sua lingerie, sem se
importar com os padrões estéticos. Espero futuramente poder expandir e quem sabe ter uma loja
física”, conclui.
Fonte: Sílvia de Freitas Carvalho Silva
Instagram: @frida_caçapava - (12)
99656.0290 - silvia@fridaunderwear.com
Em busca da independência com a ajuda da
família
Liz Klock, tem 42 anos, mora em Alvorada
(RS) , é formada em administração, com ênfase em Gestão de TI. Tem
uma filha de 22 anos, um menino de 14 e 2 enteadas de 21 anos. Atualmente
divide o tempo entre o trabalho numa empresa de móveis sob medida, a franquia e
os afazeres de casa. Liz explica que organiza as tarefas domésticas em
planilhas. “Tudo é dividido com meu marido e meu filho, cada um tem sua
responsabilidade para ninguém ficar sobrecarregado”.
A busca pela independência financeira foi
o que atraiu a Liz para a Frida Underwear. “Optei pela modalidade home
office, pois posso trabalhar no meu tempo livre. Separo as peças para as
clientes e levo até elas, que desta forma podem escolher com calma. E no
período noturno que organizo as entregas e a divulgação. Sempre com ajuda dos
meus filhos e do meu marido. Facilita muito o fato de a Frida fornecer material
de divulgação pronto. Com a ajuda da família faço as filmagens e postagens.
Todo mundo tem que ajudar”.
A empreendedora explicou que desde 2019
pesquisa um negócio que se encaixasse em suas condições financeiras, com
investimento baixo e retorno rápido. “Em uma das minhas pesquisas encontrei uma
matéria numa revista especializada, logo de cara vi que a Frida Underwear era o
meu negócio.
Me aprofundei nos detalhes e me apaixonei
pela Frida. Não sei citar quais foram as dificuldades em cada fase, só sei que
já estou colhendo os benefícios, o empoderamento chega antes da independência
financeira”.
Liz falou que o mercado de vestuário
íntimo está aquecido. “Não tem jeito, você precisa comprar e busca peças boas e
com bons preços. A minha expectativa de bons resultados é alta. Sou uma
pessoa inquieta, com raciocínio rápido. Sonho alto com os pés no chão, e
independe dos obstáculos que encontrar no caminho, acredito que sempre tem uma
opção, se não tiver, a gente cria uma alternativa, não dá pra ficar parada”.
Fonte: Lizélia Machado e Klock
Instagran @frida.moinhos - lizklock@gmail.com - (51) 98946.3703
Sobre a Frida
Underwear
Fundada em 2017 em Dois Irmãos (RS), a Frida Underwear é uma rede de vestuário especializada em lingeries focada no empoderamento feminino. A marca nasceu como e-commerce e em 2020 expandiu para o franchising com modelo de negócio online, home office e loja física. A Frida faz parte do Grupo Wichmann, com investimento a partir de R$ 6.597,00 e prazo de retorno estimado em 3 meses. www.fridaunderwear.com/franquia/
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